PUC – GO – 2017

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) é uma universidade localizada no estado brasileiro de Goiás, com sede no município de Goiânia e um campus na cidade de Ipameri. É uma universidade católica e comunitária, pluridisciplinar, para formação de quadros profissionais de nível superior.

A PUC Goiás dispõe de cursos diversificados e oferece 50 cursos de graduação, 153 cursos de pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados), 250 pesquisas em andamento e 458 laboratórios.

O Guia do Estudante apontou a PUC Goiás como a melhor universidade particular do Centro-Oeste e a 10ª melhor universidade particular do Brasil.

01-(PUC-GO-017)

Nos fragmentos do Texto 3 “Tentava acompanhar os passos de meu pai. […] dizer-lhe que parasse.” Temos referência a movimento e a repouso.

O movimento de um corpo pode ser de translação e/ou rotação.

Para que um corpo permaneça em repouso, é necessário que esteja em equilíbrio de translação e rotação.

Considere uma gangorra construída com uma tábua rígida, homogênea, de massa igual a 10 kg, com espessura e largura desprezíveis em relação a seu comprimento, que é de 8 m.

A tábua pode girar em torno de um eixo de rotação colocado perpendicularmente ao seu comprimento, a 4 m de cada uma das extremidades.

Duas pessoas, uma de massa m1 = 85 kg e outra de massa m2 = 40 kg, estão sentadas em cada uma das extremidades da tábua.

Para que a tábua fique em equilíbrio horizontal, uma terceira pessoa é colocada entre o eixo de rotação e a pessoa mais leve, a uma distância de 1,5 m desse eixo.

A massa da terceira pessoa é de (assinale a resposta correta):

02-(PUC-GO-017)

O fragmento do Texto 3, “era aquele redemoinho”, pode nos levar a pensar na alteração, para

circular, do movimento retilíneo de uma partícula carregada que entra perpendicularmente em um campo magnético uniforme.

A presença de outros campos pode evitar esse movimento circular.

Considere uma partícula de massa m = 3.10-3 kg e carga positiva q = 5.10-4 C se deslocando horizontalmente para a direita a uma velocidade v = 100 m/s, sob a ação apenas de três campos uniformes: um campo elétrico de 200 N/C verticalmente para cima, um campo gravitacional verticalmente para baixo e um campo magnético.

Para que a partícula permaneça se movendo num movimento retilíneo e uniforme, o campo magnético deve ser? Dado: aceleração da gravidade g = 10 m/s2. Assinale a alternativa correta:

A ( ) 7.10-2 T, na direção do campo gravitacional.

B ( ) 7.10-2 T, em uma direção perpendicular ao campo gravitacional.

C ( ) 1,4 T, na direção do campo gravitacional.

D ( ) 1,4 T, em uma direção perpendicular ao campo gravitacional.

03-(PUC-GO-017)

No Texto 6, Arandir afirma não ter ouvido uma das perguntas do delegado Cunha.

O aparelho auditivo humano pode se sensibilizar com muita facilidade.

Somos capazes de captar sons com uma intensidade de 10-12 W/m2 (limiar de audição) e escutamos em uma faixa de frequência que vai de 20 Hz a 20000 Hz.

Considere a velocidade do som no ar de 340 m/s e analise as afirmativas a seguir:

I – Se o delegado Cunha emitir um som de 60 dB (conversa comum), a intensidade sonora produzida por ele será de 10-6 W/m2 .

II – Arandir poderia ouvir melhor o delegado Cunha se seus ouvidos estivessem submersos em água, uma vez que a frequência do som emitido seria modificada.

III – A velocidade do som emitido por Cunha é a mesma, independentemente do meio físico em que ele se encontre.

IV – O comprimento de onda do som emitido no ar por uma pessoa, equivalente à menor frequência audível, é de 17 m.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos: A ( ) I e II. B ( ) I e IV. C ( ) II e III. D ( ) III e IV.

04-(PUC-GO-017)

No trecho da peça O beijo no asfalto, temos descrito o desconforto do personagem Arandir diante do interrogatório do delegado, no fragmento: “sentindo a pressão do novo ambiente”.

Na Física, o conceito de pressão pode estar relacionado à magnitude de uma força aplicada ortogonalmente por sobre uma área.

De acordo com esse significado e suas aplicações, analise as afirmativas a seguir:

I – Um copo de plástico colocado em um recipiente com alta pressão tende a se expandir (ignore o efeito da temperatura).

II – Considerando-se um mergulhador um objeto pontual, a diferença de pressão que ele experimenta

ao mergulhar em um rio de água doce de densidade de 1000 Kg/m3, a uma profundidade de 20 m, será de 19,6 × 104 Pa (dado: |g|= 9,8 m/s2).

III – A força resultante sobre uma janela de avião de 500 cm2 de área será de 1000 N, se a pressão no interior da cabine for de 1 atm e a pressão no exterior for de 0,8 atm (considere 1 atm = 105 Pa).

IV – Em uma garrafa com um furo e cheia de água, a velocidade da vazão da água no furo será a mesma, independentemente do lugar onde ele se situe.

Considere a garrafa com a tampa aberta.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

 

Confira os gabaritos e resoluções comentadas