IFMG 2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais é uma institução que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria está sediada em Belo Horizonte-MG

Unidades:

Reitoria Belo Horizonte

Campus 1 – Campus Bambuí –  Campus Betim (implantação) – Campus Congonhas – Campus Formiga – Campus Governador Valadares – Campus Ouro Branco – Campus Ouro Preto – EaD Pólo Alfenas – EaD Pólo Betim – EaD Pólo Cachoeira doCampo – EaD Pólo Cataguases – Campus Ribeirão das Neves (previsto) – Campus Sabará (previsto) – Campus São João Evangelista  —  Unidades Conveniadas – Arcos – Bom Despacho – João Monlevade – Pompéu – Piumbi – Oliveira.

1 – (IFMG-MG-2017)

A imagem a seguir ilustra um padrão de linhas que representam um tipo de campo de ação à distância.

O padrão de linhas é compatível com aquele formado por:

A) duas cargas elétricas de sinais opostos ou dois pólos magnéticos diferentes.

B) duas cargas elétricas de sinais iguais ou dois pólos magnéticos diferentes.

C) duas cargas elétricas de sinais opostos ou dois pólos magnéticos iguais.

D) duas cargas elétricas de sinais iguais ou dois pólos magnéticos iguais.

 

 

 

 

 

 

2 – (IFMG-MG-2017)

Os especialistas em nutrição sugerem que um adulto deve ingerir 2500 kcal diariamente para desempenhar suas atividades de rotina. Supondo que essa quantidade de energia é utilizada pelo corpo humano ao longo de 24 horas, a potência média do corpo equivale a aproximadamente uma

OBS: Considere 1 caloria = 4 J

A) lâmpada fluorescente de 30 W

B) batedeira de 70 W

C) lâmpada incandescente de 120 W

D) cafeteira elétrica de 400 W

3 – (IFMG-MG-2017)

Daniela e Carlos são patinadores profissionais. O corpo de Carlos apresenta massa maior que o de Daniela. Durante uma apresentação, Carlos empurra Daniela, aplicando nela uma força horizontal para a esquerda. Como consequência do empurrão de Carlos, ambos são impulsionados nos sentidos indicado pelas setas.

Seja Fc e Fd a força que Carlos faz em Daniela e que Daniela faz em Carlos, respectivamente. Despreze qualquer forma de atrito. Considere também que ac e ad a aceleração que atua em Carlos e em Daniela, respectivamente, no momento do empurrão.

É CORRETO afirmar que:

A) Fc > Fd e ac = ad

B) Fc > Fd e ac < ad

C) Fc = Fd e ac < ad

D) Fc = Fd e ac = ad

 

 

4 – (IFMG-MG-2017)

Leia o fragmento de texto sobre Galileu e a queda dos corpos:

De acordo com a história, Galileu escolheu objetos com aproximadamente a mesma forma para minimizar os efeitos da resistência do ar. Você pode imaginar Galileu abandonando bolas de chumbo e madeira, simultaneamente de 54 m de altura para professores e estudantes céticos rumo ao chão.”

Suponha que Galileu tenha abandonado duas bolas, uma de chumbo e outra de madeira, de mesmas dimensões, do alto da torre de Pisa. Despreze os efeitos da resistência do ar. Seja ac e am as acelerações adquiridas pelas bolas de chumbo e madeira, respectivamente, durante a queda e considere tc e tm o tempo de queda das bolas de chumbo e madeira, respectivamente.

Disponível em: http://fisikanarede.blogspot.com.br/2010_07_01_archive.html Acesso em: 05 de outubro de 2016

É CORRETO afirmar que:

A) ac = am e tc = tm

B) ac = am e tc < tm

C) ac > am e tc < tm

D) ac > am e tc = tm

5 – (IFMG-MG-2017)

As leis de Kepler trouxeram uma nova compreensão para a mecânica celeste. Elas possibilitaram analisar as trajetórias, períodos e distâncias de corpos celestes. De acordo com as Leis de Kepler, é CORRETO afirmar que o:

A) módulo da velocidade de um planeta em órbita elíptica é constante.

B) Sol se situa em um dos focos da trajetória elíptica descrita por um planeta.

C) período de translação e a massa de um planeta se relacionam através de uma proporção direta.

D) período de rotação de um planeta, em torno de seu eixo, e seu o período de translação em torno do Sol são diretamente proporcionais.

6 – (IFMG-MG-2017)

Em um experimento de óptica, o professor Rafael faz com que um raio de luz monocromático incida da maneira representa ao lado. O raio de luz forma um ângulo de 90° com a superfície da água.

O raio luminoso inicialmente viajava no ar e passa a viajar na água. Acerca deste experimento, é CORRETO afirmar que:

A) a luz não sofreu refração.

B) o ângulo de incidência vale 90°.

C) a frequência da luz sofreu alteração.

D) o comprimento de onda da luz sofreu alteração.

 

Confira as resoluções comentadas e gabaritos