Resolução comentada das questões de Física do vestibular da FAMERP-2017

Resolução comentada das questões de Física do vestibular da

FAMERP-2017

Conhecimentos Gerais

01- Como a vazão de água é constante, para um mesmo intervalo de tempo um mesmo volume de água está caindo no interior do copo.

Assim, quanto maior for a seção transversal do copo, o mesmo volume de água despejado em seu interior, no mesmo intervalo de tempo, provocará um aumento menor de altura e quanto menor for a seção transversal do copo, o mesmo volume de água despejado em seu interior, no mesmo intervalo de tempo, provocará um aumento maior de altura.

Observe atentamente o gráfico e a figura abaixo e veja que a alternativa que melhor satisfaz é a B.

R- B

02- Sabendo que os recipientes de volumes Vmaior e Vmenor tem formatos matematicamente semelhantes seus volumes são proporcionais às qualquer uma de suas dimensões elevadas ao cubo.

Assim, são válidas as seguintes relações:

R- E

03- Como a bola sai da mesa com velocidade inicial (horizontal Vo) e cai sujeita à aceleração da gravidade g, trata-se de um lançamento horizontal.

Olhando de cima você está vendo o movimento horizontal da bola e olhando de frente, o movimento vertical da mesma.

Veja como a situação apresentada pode ser esquematizada (lançamento horizontal) com as seguintes características:

Colocando-se origem do sistema de referência no ponto de lançamento, orienta-se, por exemplo, o eixo X para a direita e o eixo Y para baixo.

Decompõe-se o movimento em duas parcelas:

 Segundo o eixo X    trata-se de um movimento horizontal uniforme com velocidade constante de intensidade Vo , que é a velocidade de lançamento    S = So + V.t  X = 0 + Vo.t     X = Vo.t

 Segundo o eixo Y    trata-se de um movimento uniformemente variado com velocidade inicial

Vo = 0, ou seja, é uma queda livre com o corpo abandonado da origem, sujeito apenas à aceleração da gravidade, de intensidade g, direção vertical e sentido para baixo. 

Equações:

S = So + Vo.t + at2/2    Y = 0 + 0.t + gt2/2  Y = g.t2/2

Vy = Voy + a.t    Vy= 0 + g.t   Vy = g.t

V2 = Vo2 + 2.a.ΔS    Vy2  = Voy2 + 2.g.Δh    Vy2  = 02 + 2.g.Δh    Vy2 = 2.g.Δh

No caso do exercício:

Cálculo do tempo t que a bola demora para atingir o solo onde y = 1,25 m Y = g.t2/2 1,25 =

t = t = 0,5 s.

Esse tempo de queda na vertical é o mesmo que a bola demora para percorrer X = 2,4 m na horizontal com velocidade Vo X = Vo.t 2,4 = Vo.0,5 Vo = 4,8 m/s.

R- D

04- Peso do conjunto A PA = 4mg peso do conjunto B PB = 2mg.

Chamando a distância entre cada marca consecutiva de d e de Y a distância de P até onde se deve colocar o peso PB você obterá o esquema da figura abaixo:

Adotando o ponto P como polo 0 (eixo de rotação) e o sentido horário de rotação como positivo e anti horário como negativo, vamos calcular o momento de cada força em relação ao polo.

MPA = – F.dPAP = – PA.2d MPA = – 4mg2d MPA = – 8mgd (sinal negativo, pois tende a girar no sentido anti horário)

MT = T.0 MT = 0

MPB = + F.dPPB = + PB.Y MPB = + 2mgY (sinal positivo, pois tende a girar no sentido horário)

A condição de equilíbrio de rotação é que a soma dos momentos de cada força em relação ao polo deve ser nula MPA + MT + MPB = 0 – 8mgd + 0 + 2mgY = 0 Y = Y = 4

R- C

05- Veja a teoria abaixo que está relacionada com o exercício onde o avião (ou o piloto) comportam-se como a moto e a normal que a moto troca com o piso do globo pela força que o avião troca com o ar.

Globo da morte

Suponha um motociclista de massa total m (massa dele + massa da moto) descrevendo voltas segundo um plano vertical, com velocidade escalar constante  no interior de uma esfera metálica oca de raio R “globo da morte”.

06- Interessa a bola branca de massa m com quantidade de movimento inicial e quantidade de movimento final indicadas na figura:

R- A

07-

Como interessa o ar no interior do tubo vamos calcular seus volumes inicial (V­i) e final (Vf) sendo (S) a área da vase do cilindro, que é a mesma nas duas situações:

Observe que à medida que ele afundou a pressão aumentou de 2,0 atm para 2,5 atm sofrendo um acréscimo de = 0,5 atm.

Como o enunciado considera que uma coluna de água, em equilíbrio, com 10 m de altura exerce uma pressão de 1,0 atm, ou seja, para cada 10m de aumento de profundidade a pressão aumenta de 1,0 atm então, como a pressão aumentou de 0,5 atm ele afundou 5,0 m.

R- D

08-

Índice de refração

Observe na expressão acima que, sendo a velocidade c da luz constante, a velocidade v de propagação da luz no meio (no caso, o vidro) é inversamente proporcional ao índice absoluto de refração da luz nesse meio.

dispersão luminosa ocorre artificialmente quando a luz se dispersa como no interior de um prisma (ou no interior da esfera de vidro do exercício) ou quando passa do ar para a água, sendo mais desviada a luz monocromática violeta (menor velocidade) e menos desviada a luz monocromática vermelha (maior velocidade).

Como, pelo enunciado, o índice refração absoluto do vidro é maior para a cor azul do que para a

vermelha, a luz azul, no interior do vidro sofre maior desvio ao atravessar a esfera (veja figura acima).

R- B

09-

Observe atentamente nas figuras abaixo que a primeira vez que o perfil da corda será como na figura 2 será quando houver interferência destrutiva do vale do pulso 1 (ponto A) com a crista do pulso 2 (ponto B) se anulando fornecendo o perfil de onda pedido e mostrado pela linha preta..

Assim, cada ponto A ou B, X ou Y deslocaram-se de = 60 cm em sentidos contrários, cada um com velocidade fornecida de V = 60 cm/s tal que V = 60 = ∆t = = 1 s

R- A

10- Lembre-se que cargas elétricas positivas criam no ponto P campos elétricos de afastamento e negativas, de aproximação.

Se a intensidade do campo elétrico criado por Q1 em P tem módulo E as outras cargas, de mesmo módulo, também originarão em P campos de intensidades E, pois E = , com k,│Q│e d2 constantes.

Veja nas figuras a representação da direção e sentido dos campos criados em P por cada carga (positiva, de afastamento e negativa, de aproximação), e a sequência do cálculo da intensidade do campo elétrico resultante ER.

Aplicando Pitágoras na terceira figura (triângulo retângulo) ER2 = (2E)2 + (2E)2 = 2.(2E)2

ER =2.E.

R- D

11- Observe que as duas lâmpadas acesas de mesma potência P = 60 W e sob tensão de U = 12 V estão associadas em paralelo e, ambas também em paralelo com a bateria de U = 12 V o que é óbvio, pois a tensão U é a mesma.

Assim, usando os valores nominais fornecidos a corrente elétrica i em cada lâmpada será a mesma e fornecida por P = i.U 60 = i.12 i = 5 A.

Veja na figura abaixo que a corrente que passa pelo fusível deve valer if = 2.i = 2.5 if = 10 A.

Das alternativas, aquela cujo fusível apresenta menor amperagem (intensidade de corrente elétrica)

capaz de proteger esse circuito é o de 12 A.

R- B

12- As figuras abaixo representam a posição da espira num giro anti-horário de 0o a 90o da espira:

Aplicando a regra da mão direita na situação inicial (figura I) “polegar no sentido da corrente e a

fechada’ da mão por dentro da espira no sentido de B” você verifica que o sentido inicial de i é ABCD.

À medida que a espira gira no sentido anti-horário a intensidade do fluxo magnético no interior da espira e consequentemente da corrente elétrica i vai diminuindo (mas mantendo o sentido ABCD) até completar o giro de 90o (figura II) quando se anulam.

R- C

Conhecimentos específicos

 

01-

a) Em todo gráfico Vxt o deslocamento do corpo é numéricamente igual á área, nesse caso, entre os instantes 0 e 10 s que é a área de um trapézio:

Mas, o enunciado não pede o deslocamento entre 0s e 10s, mas sim a posição no instante t = 10 s

e, pelo gráfico Sxt você observa que ele partiu da origem So = 0, então quando t = 10s o espaço S será = S – So 26 = S – 0 S = 26 m.

b) Observe no gráfico da velocidade que, entre 5s e 10 s o gráfico é uma mesma reta inclinada o que significa que nesse intervalo de tempo a aceleração tem o mesmo módulo que pode ser calculado por a = = a = em módulo a = 0,8 m/s2.

Pelo Princípio Fundamental da Dinâmica ou Segunda lei de Newton   FR = m.a = 8.0,8

FR = 6,4 N.

02-

a) O menor intervalo de tempo, em minutos, para que o satélite se movimente da posição A para a posição B, ocorre quando o satélite se move no sentido anti-horário varrendo o ângulo de 108o.

Pelo enunciado, o período do satélite (tempo que ele demora para efetuar uma volta completa em torno da Terra e percorrer um arco de 360o) é de 140 min, então para percorrer 108o basta utilizar uma regra de três:

b) O raio da órbita do satélite (Ro) é medido em relação ao centro da Terra, ou seja Ro = RT + 2560 Ro = 6400 + 2650 Ro = 8960 km.

Assim, o satélite dista do centro da Terra em função ao raio da Terra R de Ro = = 1,4R.

Veja no gráfico a correspondência entre essa distância (Ro =1,4R) e g:

R – g = 5m/s2

03- a)

A força responsável pela pressão sobre a área S = 0,1 m2 é o peso da caixa de módulo P = m.g = 150×10 P = 1500N.

Pressão exercida pela caixa sobre a borda da piscina PR = = = PR = 15000 = 15000 N/m2 PR = 15 kPa.

b):

Agora, com a caixa em repouso na superfície do fundo da piscina a nova área apoiada será S = 0,5 m2.

O volume da caixa vale Vcaixa = 1,0×0,5×0,2 = 0,1 m3.

Como a caixa está totalmente imersa na água ela sofrerá um empuxo E, vertical e para cima, de intensidade E = dágua.Vcaixa.g = 103.10-1.10 E = 103 N.

Além do empuxo age sobre a caixa seu peso P, vertical e para baixo de intensidade P = 1500 N.

Assim, a intensidade da força que a caixa aplica sobre o fundo da piscina na área de contato vale

FR = P – E = 1500 – 1000 FR = 500 N.

PR = = = 1000 N/m2 PR = 1 kPa.

04-

a)

São dados:

Q1 quantidade de calor recebido da fonte quente num ciclo Q1 = 4,0.103 J

Q2 quantidade de calor rejeitado para a fonte fria num ciclo Q2 = 2,8.103 J

b) Cálculo do trabalho realizado em cada ciclo = Q1 – Q2 = 4,0.103 – 2,8.103 = 1,2.103 J

Como são 3000 ciclos o trabalho total será total = 1,2.103x3000 total = 3,6.106 J.

 

05-

a)

Na figura 1 a calota esférica está se comportando como um espelho esférico côncavo:

Módulo do espelho côncavo = módulo do espelho convexo = f = 30 cm.

b) Na figura 2 a calota esférica se comporta como um espelho esférico convexo de distância focal

f = – 30 cm (espelhos convexos possuem f < 0)

06-

a) Cálculo da intensidade de corrente elétrica i utilizando os valores nominais fornecidos: P = 25 W e U = 40 V P = i.U 25 = i.40 i = = 0,625 A.

A carga elétrica ∆Q no intervalo de tempo ∆t = 20 minx60 = 1200 s pode ser determinada por i = 0,625 = .

b)

O resistor equivalente R’ (dos n resistores associados em paralelo) está ligado em série ao resistor de 16 Ω e, esse conjunto (16 Ω + R’) deve estar sob ddp de 60 V, pois a lâmpada tem ddp de 40 V e ddp total é de 100 V (veja figura ao lado).

Aplicando a lei de Ohm ao conjunto que está sob ddp de 60 V R = (R’ + 16) =

R’ + 16 = 96 R’ = 80 Ω.

Então, você deve associar em paralelo n resistores de 320Ω de maneira a obter um único resistor de 80 Ω n = n = 4.

 

Voltar para os exercícios