FAMERP 2017

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma faculdade pública paulista, fundada em 1968.

É uma das 6 faculdades estaduais de Medicina de São Paulo e seu curso médico é ministrado no sistema tradicional.

Uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país, se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que perde apenas para o Hospital das Clínicas de São Paulo.

O Hospital de Base, tem instalações de aproximadamente 720 leitos. Mensalmente, o hospital realiza aproximadamente 4,5 mil internações e 2.600 cirurgias, além dos 35.000 atendimentos ambulatoriais e 12 mil atendimentos de emergência. 

Em 2008, ganhou o prêmio nacional Guia do Estudante / Banco Real de Melhor Faculdade do Interior.

Ainda em 2008, recebeu nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) promovido pelo MEC, classificando-se como a segunda melhor instituição pública do país, atrás apenas do ITA2 . No IGC 2009, divulgado no início de 2011, novamente a faculdade recebeu nota máxima do MEC .

A Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) da UNICAMP, era quem realizava a seleção para os cursos Medicina e Enfermagem da FAMERP até o ano de 2013, num sistema integrado ao vestibular da UNICAMP. Hoje esse processo é realizado pela VUNESP tendo agora a instituição o seu próprio processo seletivo.

Conhecimentos Gerais

01-(FAMERP-SP-017)

02-(FAMERP-SP-017)

Um desodorante é vendido em duas embalagens de tamanhos diferentes, porém de formatos matematicamente semelhantes.

A figura indica algumas das medidas dessas embalagens.

Se a capacidade da embalagem maior é de 100 mL, a capacidade da embalagem menor é de

(A) 64,0 mL.

(B) 48,6 mL.

(C) 56,4 mL.

(D) 80,0 mL.

(E) 51,2 mL.

03-(FAMERP-SP-017)

Uma bola rola sobre uma bancada horizontal e a abandona, com velocidade Vo, caindo até o chão.

As figuras representam a visão de cima e a visão de frente desse movimento, mostrando a bola em instantes diferentes durante sua queda, até o momento em que ela toca o solo.

Desprezando a resistência do ar e considerando as informações das figuras, o módulo de Vo é igual a

(A) 2,4 m/s. (B) 0,6 m/s. (C) 1,2 m/s.

(D) 4,8 m/s. (E) 3,6 m/s.

04-(FAMERP-SP-017)

O pai de uma criança pretende pendurar, no teto do quarto de seu filho, um móbile constituído por:

seis carrinhos de massas iguais, distribuídos em dois conjuntos, A e B; duas hastes rígidas de massas desprezíveis, com marcas igualmente espaçadas; e fios ideais.

O conjunto A já está preso a uma das extremidades da haste principal do móbile.

Sabendo que o móbile será pendurado ao teto pelo ponto P, para manter o móbile em equilíbrio, com as hastes na horizontal, o pai da criança deverá pendurar o conjunto B, na haste principal, no ponto (A) 5.

(B) 1.

(C) 4.

(D) 3.

(E) 2.

05-(FAMERP-SP-017)

Em uma exibição de acrobacias aéreas, um avião pilotado por uma pessoa de 80 kg faz manobras e deixa no ar um rastro de fumaça indicando sua trajetória.

Na figura, está representado um looping circular de raio 50 m contido em um plano vertical, descrito por esse avião.

Adotando g = 10 m/s2 e considerando que ao passar pelo ponto A, ponto mais alto da trajetória circular, a velocidade do avião é de 180 km/h, a intensidade da força exercida pelo assento sobre o piloto, nesse ponto, é igual a (A) 3 000 N.

(B) 2 800 N.

(C) 3 200 N.

(D) 2 600 N.

(E) 2 400 N.

06-(FAMERP-SP-017)

Durante uma partida de sinuca, um jogador, impossibilitado de atingir diretamente a bola vermelha

com a bola branca, decide utilizar a tabela da mesa. Ele dá uma tacada na bola branca, que, seguindo a trajetória tracejada indicada na figura, com velocidade escalar constante de módulo v, acerta a bola vermelha.

Sendo m a massa da bola branca, o módulo da variação da quantidade de movimento sofrida por essa bola na colisão contra a tabela da mesa foi igual a

(A) mv

(B) zero

(C) mv

(D) 2mv

(E) mv

08-(FAMERP-SP-017)

Dois raios de luz monocromáticos provenientes do ar, um azul e o outro vermelho, incidem no ponto

P da superfície de uma esfera maciça de centro C, paralelos um ao outro, na direção da linha tracejada indicada na figura.

A esfera é feita de vidro transparente e homogêneo.

Se o índice de refração absoluto do vidro é maior para a cor azul do que para a vermelha e se não houve reflexão total dentro da esfera, a figura que representa corretamente a trajetória desses raios desde a sua incidência no ponto P até a sua emergência da esfera está indicada em

09-(FAMERP-SP-017)

Dois pulsos transversais, 1 e 2, propagam-se por uma mesma corda elástica, em sentidos opostos, com velocidades escalares constantes e iguais, de módulos 60 cm/s.

No instante t = 0, a corda apresenta-se com a configuração representada na figura 1.

Após a superposição desses dois pulsos, a corda se apresentará com a configuração representada na figura 2.

Considerando a superposição apenas desses dois pulsos, a configuração da corda será a representada na figura 2, pela primeira vez, no instante

10-(FAMERP-SP-017)

Quatro cargas elétricas puntiformes, Q1, Q2, Q3 e Q4, estão fixas nos vértices de um quadrado, de modo que |Q1| = |Q2| = |Q3| = |Q4|.

As posições das cargas e seus respectivos sinais estão indicados na figura.

Se E for o módulo do campo elétrico no ponto P, centro do quadrado, devido à carga Q1, o campo elétrico resultante no ponto P, devido à presença das quatro cargas, terá módulo

11-(FAMERP-SP-017)

A figura representa o esquema de ligação dos faróis de um automóvel à bateria do veículo.

O circuito é constituído por: duas lâmpadas de 12 V – 60 W cada uma; uma chave de acionamento e um fusível de proteção, ambos de resistências desprezíveis; e fios de ligação e conectores, também ideais.

Se os dois faróis estiverem acesos, das opções indicadas nas alternativas, aquela que corresponde à menor amperagem do fusível capaz de proteger esse circuito é

(A) 15 A.

(B) 12 A.

(C) 6 A.

(D) 4 A.

(E) 9 A.

12-(FAMERP-SP-017)

Uma espira metálica retangular ABCD, de área constante, está totalmente imersa em um campo magnético uniforme horizontal criado na região entre dois polos magnéticos norte e sul, como representado na figura.

Inicialmente, a espira está em repouso em um plano vertical perpendicular às linhas de indução do campo magnético.

Suponha que a espira gire 90º no sentido anti-horário, em torno de um eixo vertical, nesse campo magnético. Enquanto isso acontece,

(A) circulará por ela uma corrente elétrica induzida sempre no sentido DCBA.

(B) circulará por ela uma corrente elétrica induzida, primeiro no sentido DCBA e depois no sentido ABCD. (C) circulará por ela uma corrente elétrica induzida sempre no sentido ABCD.

(D) circulará por ela uma corrente elétrica induzida, primeiro no sentido ABCD e depois no sentido DCBA. (E) não circulará por ela corrente elétrica induzida.

Conhecimentos específicos

 

01-(FAMERP-SP-017)

Um corpo de massa 8 kg movimenta-se em trajetória retilínea sobre um plano horizontal e sua posição (s) e sua velocidade escalar (v) variam em função do tempo (t), conforme os gráficos.

a) Determine a posição x, em metros, desse corpo no instante t = 10 s.

b) Calcule o módulo da resultante das forças, em newtons, que atuam sobre o corpo no intervalo de tempo entre t = 6 s e t = 12 s.

02-(FAMERP-SP-017)

A figura representa um satélite artificial girando ao redor da Terra em movimento circular e uniforme com período de rotação de 140 minutos.

O gráfico representa como varia o módulo da aceleração da gravidade terrestre para pontos situados até uma distância 2R do centro da Terra, onde R = 6 400 km é o raio da Terra.

Considere a Terra perfeitamente esférica e as informações contidas na figura e no gráfico.

a) Calcule o menor intervalo de tempo, em minutos, para que o satélite se movimente da posição A para a posição B.

b) Determine o módulo da aceleração da gravidade terrestre, em m/s2, na posição em que se encontra o satélite.

03-(FAMERP-SP-017)

Uma caixa de massa 150 kg, com faces retangulares pintadas nas cores verde, vermelho e azul, está apoiada na borda plana e horizontal de uma piscina, sobre uma de suas faces azuis, conforme a figura 1, que também indica as dimensões de cada uma das faces da caixa.

Na situação da figura 2, a caixa está dentro da piscina, totalmente submersa e apoiada no fundo, em repouso, sobre uma de suas faces verdes.

Considerando que a água da piscina esteja parada, que sua densidade seja igual a 103 kg/m3 e que

g = 10 m/s2, calcule, em pascal:

a) a pressão exercida pela caixa sobre a borda da piscina, na situação indicada na figura 1.

b) a pressão exercida pela caixa no fundo da piscina, na situação indicada na figura 2.

04-(FAMERP-SP-017)

05-(FAMERP-SP-017)

Uma calota esférica é refletora em ambas as faces, constituindo, ao mesmo tempo, um espelho côncavo e um espelho convexo, de mesma distância focal, em módulo.

A figura 1 representa uma pessoa diante da face côncava e sua respectiva imagem, e a figura 2 representa a mesma pessoa diante da face convexa e sua respectiva imagem.

a) Considerando as informações contidas na figura 1, calcule o módulo da distância focal desses espelhos.

b) Na situação da figura 2, calcule o aumento linear transversal produzido pela face convexa da calota.

06-(FAMERP-SP-017)

Uma lâmpada incandescente, de especificações técnicas 40 V – 25 W estabelecidas pelo fabricante, queima se for submetida a tensões acima da especificada.

Conforme a figura, essa lâmpada será instalada em um soquete ligado em série com o resistor R e com outros resistores que serão conectados entre os pontos A e B, formando um circuito que será submetido a uma diferença de potencial de 100 V.

Considerando que os fios e as conexões utilizados nesse circuito tenham resistências desprezíveis: a) determine a quantidade de carga elétrica, em coulombs, que atravessará a lâmpada se ela permanecer acesa, de acordo com suas especificações, durante 20 minutos.

b) indique o número máximo de resistores iguais, de 320 Ω cada um, que podem ser ligados em paralelo entre A e B, sem que a lâmpada queime.

 

Confira as resoluções comentadas e gabaritos