Resolução comentada dos exercícios de vestibulares da FATEC-SP-016/017

Resolução comentada dos exercícios de vestibulares da

FATEC-SP-016/017

01- As ondas eletromagnéticas possuem a característica de não dependerem de um meio para se propagarem e se propagam de maneira transversal ao seu modo de vibração. Sendo assim a alternativa B está errada e a A correta, mas vamos analisar os erros das outras também.

A velocidade de propagação de uma onda é da ordem de 299.792.458 m/s, enquanto que a do som é de 340 m/s.

Marte não emite radiação danosa, ele apenas absorve e emite radiação assim como a Terra, essa troca é responsável pela manutenção da temperatura em ambos os planetas, por exemplo.

O espectro eletromagnético é muito maior que apenas as faixas de ultravioleta e infravermelho, tanto é que ele engloba essas duas.

R- A

02- Vamos começar pelo tempo total da viagem:

Tempo total = 365*6 (dias para saírem da Terra) + 210 (dias equivalentes ao percurso)

Tempo total = 2400 dias terrestres

Para calcularmos em anos marcianos, precisamos fazer uma proporção:

1 ano marciano -> 687 dias terrestres

x anos marcianos -> 2400 dias terrestres

Multiplicando em cruz:

2400.1 = 687.x

Isolando o x:

x =

x = 3,4934

O resultado mais próximo é o da letra E.

R- E

03- As ondas eletromagnéticas possuem a característica de não dependerem de um meio para se propagarem e se propagam de maneira transversal ao seu modo de vibração. Sendo assim a alternativa B está errada e a A correta, mas vamos analisar os erros das outras também.

A velocidade de propagação de uma onda é da ordem de 299.792.458 m/s, enquanto que a do som é de 340 m/s.

Marte não emite radiação danosa, ele apenas absorve e emite radiação assim como a Terra, essa troca é responsável pela manutenção da temperatura em ambos os planetas, por exemplo.

O espectro eletromagnético é muito maior que apenas as faixas de ultravioleta e infravermelho, tanto é que ele engloba essas duas.

R- A

04- Considere: 1 nó = 1 milha marítima/hora.

Como um nó equivale à 1 milha marítima/hora, a embarcação com velocidade de 10 nós, se movimenta em uma hora o equivalente à 10 milhas. O mesmo raciocínio para a de 30 nós, só que nesse caso são 30 milhas.

Bom, se analisarmos que ambas estão em direções opostas, a sua velocidade relativa deve ser somada, já que uma se move 10 milhas e a outra 30 para o mesmo ponto, o de encontro.

Sendo assim:

Velocidade relativa das embarcações = 10 + 30 = 40 milhas/hora

Jogando na fórmula da velocidade:

­­Isolando o tempo:

R- D

05- Como um motor a jato funciona por combustão, não faria sentido que o ar que saísse da turbina tivesse uma temperatura de -20 °C. Também a temperatura ambiente nessa altura, não é a mesma da que encontramos diariamente, devido ao ar ser rarefeito e enfim.

As nuvens não são sugadas e ejetadas de forma direta, o motor em funcionamento suga o ar, há um processo de combustão que ejeta a mesma massa de ar, porém com uma força muito maior. Se a alternativa B fosse verdade, só existiria contrails em áreas com nuvens, o que podemos observar, na foto acima, que não é verdade.

Em nenhum momento há o despejamento de gelo seco, até porque não faria nenhum sentido essa ação.

O que é sugado e ejetado é o ar, por mais que existisse poeira nessa altitude, ela não interferiria de uma forma visível.

Sendo assim a alternativa E é a correta, nessa altitude a temperatura ambiente é muito baixa e pela combustão do motor acaba por ser expelida a uma temperatura muito alta, causando os contrails por choque térmico

R- E

06- Pelas características dos espelhos, podemos excluir algumas alternativas.

Por mais que um espelho plano ajudasse, ele não seria capaz de modificar a imagem, sendo assim não aumentaria seu campo de visão.

Um espelho côncavo converge os raios para um ponto, com isso não poderia ampliar o campo de visão do maquinista. Para um espelho ser considerado divergente ele precisa ter sua vergência negativa, quanto maior esse valor, em módulo, maior o campo de visão gerado.

Sendo assim, a alternativa B é a correta. Um espelho convexo aumenta o campo de visão, e se a vergência for grande mais expandido é esse campo visual.

R- B

07- Para analisarmos a energia, antes precisamos da velocidade do ciclista:

Ele tem uma média de 2 pedaladas/s, como cada pedalada equivale a 2m, então sua velocidade é de 2.2 = 4 m/s.

Agora que sabemos sua velocidade, podemos calcular a energia pela fórmula da energia cinética:

Onde: Ec -> energia cinética

m -> massa do conjunto (ciclista + bicicleta)

V -> velocidade

Achamos a energia cinética, porém não podemos esquecer que 10% é perdido em energia térmica:

800 – . 800 = 720 J

R- C

08- A alternativa B podemos descartar de início, pois o deslocamento é de 600 m, sendo que o se deslocou apenas 300 m.

O mesmo para a E, que dá um deslocamento de 500 m.

A C e a D erram no cálculo da aceleração, pois o coeficiente angular da reta é calculado por essa fórmula:

Não podemos esquecer de transformas as velocidades de Km/h para m/s, dividindo ambas por 3,6:

O coeficiente angular nesse caso equivale ao valor da aceleração do veículo:

a = 0,4 m/s²

Sendo assim, a alternativa correta é a A, com um gráfico perfeito e sem imprecisões.

R- A

 

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