Resolução comentada das questões do COLÉGIO NAVAL – 2016/17

Resolução comentada das questões do

COLÉGIO NAVAL – 2016/17

01- Dados Vo = 0 V = = 30 m/s t = 10 s m = 1200 kg.

Cálculo da aceleração a do carro a = = a = 3 m/s2.

Aplicando a lei fundamental da dinâmica ( segunda lei de Newton) FR = m.a = 1200.3

FR = 3600 N.

R- C

02-

03- (V) Temperatura grandeza física que representa a medida do estado de agitação médio das moléculas de um corpo.

(F) Calor energia térmica que passa, de forma espontânea, do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura.

(F) Fusão mudança de estado físico sofrida por um sólido ao se transformar em líquido quando recebe uma certa quantidade de calor.

(V ) Evaporação passagem do estado líquido para o estado gasoso que ocorre de forma lenta.

(F) Equilíbrio térmico condição física na qual dois ou mais corpos ficam com a mesma temperatura (temperatura de equilíbrio térmico). As trocas de calor podem não cessar, e os corpos podem continuar recebendo e cedendo calor na mesma proporção.

(V ) Convecção processo de transmissão de calor que ocorre devido à movimentação de massas, em especial, nos líquidos e nos gases e essa movimentação ( massas mais quentes, menos densas sobem e as frias mais densas descem). Essa movimentação ocorre até que a massa total fique com a mesma temperatura.

(F) Caloria quantidade de calor necessária para que 1g de água tenha sua temperatura alterada em 1°C .

R- D

04-

05- Observe na figura que o comprimento de onda  (distância entre dois pontos consecutivos em

concordância de fase, por exemplo, duas cristas) vale  = 5,0 cm = 5.10-2 m.

A frequência da onda, fornecida, vale f = 28 kHz = 28.103 Hz.

Equação fundamental da ondulatória V = .f = 5.10-2.28.103 V = 140.101 V = 1400 m/s.

O intervalo de tempo de ∆t = 1,2 s corresponde à ida e volta da onda, logo, para ir e voltar ela percorreu a distância de 2d, com velocidade constante V = 1400 m/s.

V = 1400 = d = d = 840 m.

R- E

06- a) Incorreta a quantidade de elétrons livres no interior de um corpo não tem relação nenhuma com o fato de ele ser isolante (grande dificuldade de serem eletrizados). No isolante, os elétrons livres, independente de sua quantidade tem grande dificuldade de se movimentarem.

b) Incorreta os corpos condutores se eletrizam com facilidade mas isso não tem relação com a quantidade de elétrons livres. No condutor, os elétrons livres, independente de sua quantidade tem grande facilidade de se movimentarem.

c) Correta A força elétrica entre dois corpos eletrizados pode ser atrativa ou repulsiva, dependendo apenas da carga elétrica dos corpos.  Se as cargas elétricas tiverem mesmo sinal a força entre elas será de repulsão e, se tiverem sinais opostos, de atração.
d)
Correta A passagem da corrente elétrica por um fio condutor produz um campo magnético em volta desse fio, que pode ser verificado pela presença de uma bússola.  

e) Incorreta Os motores elétricos funcionam devido ao aparecimento de forças de origem magnética cujo movimento deve-se à passagem de corrente elétrica nas espiras no interior desse motor.

R – questão anulada existe mais de uma opção incorreta.

 

Voltar para os exercícios