CEDERJ 2017

(CEDERJ-RJ)  Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Objetivo:

Contribuir para a interiorização do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado do Rio de Janeiro por meio da oferta de cursos de graduação a distância, na modalidade semipresencial, garantindo a qualidade destes no que diz respeito ao processo de avaliação de aprendizagem.

1 – (CEDERJ-RJ-2017)

Dois automóveis numa estrada estão, inicialmente, separados por uma distância de 12 km medida ao longo dessa estrada. Eles começam a se aproximar trafegando em sentido opostos. O módulo da velocidade de um dos automóveis é a metade do módulo da velocidade do outro. Considerando que os dois veículos mantêm suas velocidades constantes em módulo, o espaço percorrido pelo automóvel mais lento até ele cruzar com o outro automóvel será

(A) 2 km

(B) 3 km

(C) 4 km

(D) 6 km

 

 

 

2 – (CEDERJ-RJ-2017)

Uma esfera de madeira flutua imersa, parcialmente, na água de um aquário de água doce (sem sal). Quando essa água é trocada por água do mar, uma nova situação de equilíbrio é estabelecida. Nessa nova situação, em comparação à anterior, o empuxo sobre a esfera e o seu volume submerso são, respectivamente:

(A) o mesmo e maior.

(B) maior e o mesmo.

(C) maior e menor.

(D) o mesmo e menor.

3 – (CEDERJ-RJ-2017)

A figura a seguir ilustra um circuito que mantém uma lâmpada de abajur ligada. Esse circuito é composto por uma lâmpada, um interruptor e por três fios condutores, a saber: verde, que liga um dos pinos da tomada a um terminal da lâmpada; vermelho, que liga o outro terminal da lâmpada a um dos terminais de um interruptor; azul, que liga o outro terminal do interruptor ao segundo pino da tomada.

Considerando as diferenças de potencial entre os dois terminais da lâmpada ligada (VL ) e entre as extremidades do fio vermelho (VF ) , como também as correntes nesse fio ( iF ) e na lâmpada (iL) , tem-se que:

(A) VL > VF ; iL = iF

(B) VL = VF ; iL = iF

(C) VL > VF ; iL < iF

(D) VL < VF ; iL > iF

 

 

4 – (CEDERJ-RJ-2017)

Uma câmara escura é construída com uma caixinha cúbica de aresta L = 8 cm, à prova de luz, contendo um pequeno orifício circular em uma de suas faces. A luz de uma cena passa através do orifício e projeta uma imagem que é registrada em um filme fotográfico colado na face oposta àquela que contém o orifício. Suponha que um objeto de altura A = 2 m seja posicionado a uma distância D = 4 m do orifício da câmara escura, que o raio do orifício seja muito menor do que L e que a imagem registre completamente o objeto. Nesse caso, a altura da imagem registrada no filme será:

(A) 2 cm

(B) 4 cm

(C) 6 cm

(D) 8 cm

5 – (CEDERJ-RJ-2017)

Em uma lâmina bi-metálica, utilizada em dispositivos de controle de temperatura, duas tiras de metais distintos expandem-se a taxas diferentes quando a temperatura sobe, fazendo com que a lâmina se curve e interrompa o circuito. Ao resfriar-se, ela volta à sua posição original restabelecendo o contato. A figura a seguir ilustra uma lâmina bi-metálica formada por uma tira de latão (tira escura) e uma de aço (tira clara) antes e depois de ser submetida a aumento de temperatura.

A partir da análise da figura e considerando que o coeficiente de dilatação linear do latão é denotado por αL e o do aço, por αA , é correto concluir que

(A) αL > αA , o latão se dilata mais que o aço.

(B) αL > αA , o aço se dilata mais que o latão.

(C) αL < αA , o latão se dilata mais que o aço.

(D) αL < αA , o aço se dilata mais que o latão.

6 – (CEDERJ-RJ-2017)

Por meio de um sistema de roldanas, um trabalhador desce, a uma aceleração constante de 2,0m/s², um engradado contendo duas caixas. Considerando que a aceleração da gravidade no local é igual a 10 m/s², que a caixa superior pesa 300N e a caixa inferior,500N, calcule o módulo da força que:

a) a caixa inferior exerce sobre a caixa superior;

b) o piso do engradado exerce sobre a caixa inferior.

7 – (CEDERJ-RJ-2017)

Em um circuito, dois resistores ôhmicos de R=20 Ω são conectados em paralelo, e o conjunto é conectado em série a um terceiro resistor, também de 20 Ω . Liga-se esse arranjo a uma bateria com ϵ =12 V. Um amperímetro mede a corrente no terceiro resistor e um voltímetro mede a ddp em um dos dois primeiros.

a) Qual é a corrente medida no amperímetro?

b) Quanto vale a ddp medida no voltímetro?

8 – (CEDERJ-RJ-2017)

Um pescador com 60 kg está imóvel sobre uma canoa de 100 kg que se encontra em repouso flutuando no meio de um lago de águas paradas. O pescador, então, começa a andar dentro da canoa com uma velocidade constante de 0,50 m/s em relação a um observador parado na beira do lago. Nessas condições, em relação ao mesmo observador,

a) determine a energia cinética do pescador enquanto ele se desloca;

b) desprezando o atrito da canoa com a água do lago, calcule a velocidade da canoa.

 

Confira as resoluções comentadas com gabarito