AFA 016/017

AFA/016/017


Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, situado em PirassunungaEstado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação.

Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER)e está subordinada ao Departamento de Ensino (DEPENS) da Força Aérea Brasileira (FAB.

Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.

É considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo e forma não apenas pilotos militares para a Força Aérea Brasileiracomo também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.

ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacionalAs informações sobre esses concursos estão disponíveis em todas as organizações do Comando da Aeronáutica.

Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:

      Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)

       Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)

      Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT).

Além dissotodos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em  Administração Pública.

Nas questões de Física, quando necessário, use aceleração da gravidade: g = 10 m/s2; sen30o = ; cos30o = 2.

01-(AFA – 016/017)

 

02-(AFA – 016/017)

Dois pequenos corpos A e B são ligados a uma haste rígida através de fios ideais de comprimentos A e B, respectivamente, conforme figura a seguir.

A e B giram em sincronia com a haste, com velocidades escalares constantes vA e vB, e fazem com a direção horizontal ângulos θA e θB, respectivamente.

Considerando A = 4ℓB, a razão, vA/vB em função de θA e θB, é igual a

03-(AFA – 016/017)

04-(AFA – 016/017)

05-(AFA – 016/017)

06-(AFA – 016/017)

07-(AFA – 016/017)

08-(AFA – 016/017)

09-(AFA – 016/017)

Duas fontes sonoras 1 e 2, de massas desprezíveis, que emitem sons, respectivamente, de frequências f1 = 570 Hz e f2 = 390 Hz são colocadas em um sistema, em repouso, constituído por dois blocos, A e B, unidos por um fio ideal e inextensível, de tal forma que uma mola ideal se encontra comprimida entre eles, como mostra a figura abaixo.

A fonte sonora 1 está acoplada ao bloco A, de massa 2m, e a fonte sonora 2 ao bloco B, de massa m. Um observador O, estacionário em relação ao solo, dispara um mecanismo que rompe o fio.

Os blocos passam, então, a se mover, separados da mola, com velocidades constantes em relação ao solo, sendo que a velocidade do bloco B é de 80 m/s.

Considere que não existam forças dissipativas, que a velocidade do som no local é constante e igual a 340 m/s, que o ar se encontra em repouso em relação ao solo.

Nessas condições, a razão entre as frequências sonoras percebidas pelo observador, devido ao movimento das fontes 2 e 1, respectivamente, é

 

Confira as resoluções comentadas e gabaritos