ACAFE 2017

Em 1974, os presidentes das fundações criadas por lei municipal e da fundação criada pelo Estado constituíram a ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, entidade sem fins lucrativos, com a missão de promover a integração dos esforços de consolidação das instituições de ensino superior por elas mantidas, de executar atividades de suporte técnico-operacional e de representá-las junto aos órgãos dos Governos Estadual e Federal.

01 – (ACAFE-SC-017)

02 – (ACAFE-SC-017)

O motorista de uma Van quer ultrapassar um caminhão, em uma estrada reta, que está com velocidade constante de módulo 20 m/s. Para isso, aproxima-se com a Van, ficando atrás, quase com a Van encostada no caminhão, com a mesma velocidade desse. Vai para a esquerda do caminhão e começa a ultrapassagem, porém, neste instante avista um carro distante 180 metros do caminhão. O carro vem no sentido contrário com velocidade constante de módulo 25 m/s. O motorista da Van, então, acelera a taxa de 8 m/s².

Os comprimentos dos veículos são: Caminhão = 10 m; Van = 6 m e Carro = 4,5 m.

Analise as afirmações a seguir.

I O carro demora 4s para estar na mesma posição, em relação a estrada, do caminhão.

ll A Van levará 4s para ultrapassar completamente o caminhão e irá colidir com o carro.

lll A Van conseguirá ultrapassar o caminhão sem se chocar com o carro.

lV A Van percorrerá 56m da estrada para ultrapassar completamente o caminhão.

Todas as afirmativas estão corretas em:

a) II – III

b) III – IV

c) I – III – IV

d) I – II – III

03 – (ACAFE-SC-017)

Para cortar galhos de árvores um jardineiro usa uma tesoura de podar, como mostra a figura 1. Porém, alguns galhos ficam na copa das árvores e como ele não queria subir nas mesmas, resolveu improvisar, acoplando à tesoura cabos maiores, conforme figura 2.

Assim, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.

Utilizando a tesoura da ________ o rapaz teria que fazer uma força ________ a força aplicada na tesoura da ______ para produzir o mesmo torque.

a) figura 2 – menor do que – figura 1

b) figura 2 – maior do que – figura 1

c) figura 1 – menor do que – figura 2

d) figura 1 – igual – figura 2

04 – (ACAFE-SC-017)

Um homem queria derrubar uma árvore que estava inclinada e oferecia perigo de cair em cima de sua casa. Para isso, com a ajuda de um amigo, preparou um sistema de roldanas preso a outra árvore para segurar a árvore que seria derrubada, a fim de puxá-la para o lado oposto de sua suposta queda, conforme figura.

Sabendo que para segurar a árvore em sua posição o homem fez uma força de 1000 N sobre a corda, a força aplicada pela corda na árvore que seria derrubada é:

a) 2000 N

b) 1000 N

c) 500 N

d) 4000 N

05 – (ACAFE-SC-017)

O gráfico a seguir mostra o comportamento da velocidade de um automóvel em função do tempo.

A distância percorrida, em metros, por esse automóvel nos primeiros 20 segundos do movimento é:

a) 400π

b) 10π

c) 100π

d) 200π

06 – (ACAFE-SC-017)

Um professor de Física elaborou quatro circuitos, utilizando pilhas idênticas e ideais e lâmpadas idênticas e ideais, conforme a figura.

Considere a tensão de cada pilha V e a resistência de cada lâmpada R.

Depois, fez algumas afirmações sobre os circuitos. Analise-as.

I A corrente elétrica total que percorre o circuito 1 é de mesma intensidade que a corrente elétrica total que percorre o circuito 4.

ll A corrente elétrica total que percorre o circuito 3 é de mesma intensidade que a corrente elétrica total que percorre o circuito 4.

lll A corrente elétrica que atravessa uma das lâmpadas do circuito 3 tem o triplo da intensidade da corrente elétrica que atravessa uma lâmpada do circuito 2.

lV A tensão sobre uma das lâmpadas do circuito 1 é maior que a tensão sobre uma das lâmpadas do circuito 4.

Todas as afirmativas estão corretas em:

a) II – III

b) I – II

c) I – II – III

d) II – III – IV

07 – (ACAFE-SC-017)

Transformadores são amplamente usados para elevar ou reduzir níveis de tensão (voltagem) em corrente alternada. É comum encontrarmos transformadores que possuem um primário e vários secundários, como os da figura a seguir.

Considerando um transformador ideal, a alternativa correta que apresenta, em sequência, os valores de V1, V2 e V3, em volts, nos três enrolamentos do secundário é:

a) 110, 50 e 12

b) 220, 100 e 24

c) 440, 200 e 48

d) 55, 25 e 6

 

Confira as resoluções comentadas