Resolução comentada da USCS 2016 – Medicina

Resolução Comentada

01-

02- Momento ou torque de uma força

O sinal do momento da força pode ser negativo ou positivo e, por convenção, vamos adotar o sentido horário de rotação em torno de O como positivo e anti-horário como negativo.

São duas as condições para que um corpo extenso rígido esteja em equilíbrio:

1a  Equilíbrio de translação    A resultante do sistema de forças deve ser nula.

2a  Equilíbrio de rotação    A soma algébrica dos momentos das forças que agem sobre o sistema, em relação ao ponto de apoio (pólo O),deve ser nula.

03- Como os pontos extremos superiores dos três dispositivos estão em um mesmo nível em relação ao solo, onde estão os respectivos extremos inferiores, o deslocamento vertical d = h é o mesmo nos três casos. Assim, todos os trabalhos realizados pela força peso do menino serão iguais, podendo variar apenas o sinal. Veja teoria abaixo:

Um corpo de peso  e massa m efetua um deslocamento vertical d = h, entre dois pontos A e B. Vamos calcular o trabalho da força peso nesse deslocamento quando:

a) O corpo se desloca de A para B, ou seja, está descendo e α = 0o:

b) O corpo se desloca de B para A, ou seja, está subindo com α = 180o.

O trabalho da força peso é positivo na descida, negativo na subida e nulo num deslocamento horizontal.

Sendo assim, nas figuras 1 e 2, como o menino está descendo, o trabalho do Peso é positivo, já na figura 3, como o menino está subindo, o trabalho do Peso é negativo.

A única relação entre os trabalhos que se encaixa é W1 = W2 = IW3I.

R- E

04- A potência térmica mede a rapidez com que o calor é trocado entre dois corpos.

Para determinar a potência térmica de uma fonte térmica que fornece uma quantidade de calor Q num intervalo de tempo ∆t, faz-se a razão entre as grandezas P = Q/∆t.

Equação fundamental da calorimetria Q = m.c.∆θ P = m.c.∆θ/∆t Se 1 cal = 4,2 J Q = 200/4,2 cal Q = m.c.∆θ/∆t 200/4,2 = 100.1.(80 – 20)/∆t ∆t = 4,2×6000/200 = 126s/60 = 2 min e 6 s.

R- B

05- A Terra (ou qualquer outro planeta) origina ao seu redor um campo gravitacional de maneira que qualquer corpo de massa m, quando colocado no interior desse campo fica sujeito à uma força de atração gravitacional, dirigida para o centro da Terra e de intensidade FG=GMm/r2, sendo, G a constante de gravitação universal, M a massa da Terra ou do planeta e r a distância do centro da Terra ou do planeta ao centro do corpo. Essas forças que o corpo de massa m troca com o centro do planeta de massa M constituem par ação e reação.

06- A Máquina térmica é qualquer dispositivo capaz de transformar a energia interna de um combustível em energia mecânica. Também pode ser definida como o dispositivo capaz de transformar parte de calor em trabalho.

 Aplicando o conceito da 2ª lei da Termodinâmica, o trabalho realizado pelo sistema durante um ciclo é menor do que o calor recebido da fonte quente, pois uma parte, no interior da máquina é dissipada sob forma de calor (energia térmica)..

R- E

07- Microscópio composto – Utilizado na observação de regiões de dimensões microscópicas que o olho humano não consegue perceber, como por exemplo, na histologia, anatomia, mineralogia, etc.

Veja o esquema simplificado do microscópio composto.

A distância focal da objetiva é muito pequena (milímetros). A objetiva forma do objeto AB, que deve estar entre o foco principal (F1) e o ponto anti-principal (Fo) da objetiva,uma imagem A’B’ real, invertida e maior que o objeto e essa imagem serve como objeto para a ocular (de distância focal da ordem de centímetros) que fornece uma imagem final A’’B’’,virtual, maior e direita em relação a A’B’. Observe que A’’B’’ é direita em relação a A’B’ e invertida em relação ao objeto AB.

A imagem A’’B’’ fornecida pelo microscópio fica entre o foco principal e o ponto anti-principal da objetiva.

R- E

08- Se os dois espelhos estiverem dispostos frontal e paralelamente, teremos infinitas imagens com a imagem de um espelho servindo de objeto para o outro e assim sucessivamente.

Observe nas figuras acima que na seqüência de imagens, as posições frente e trás se invertem.

R- A

09-

10-

R- B

 

Voltar para os exercícios