Unicamp 2016

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao Governo Estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos principalmente do Governo do Estado de São Paulo e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Cidade Universitária “Zeferino Vaz” se localiza no distrito de Barão Geraldo, região noroeste de Campinas. Fica a 12km do centro da cidade.

A Unicamp não se limita ao campus de Barão Geraldo, onde estão 19 de seus institutos e faculdades. O complexo se estende pelas cidades de Piracicaba, sede da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), por Limeira, onde funcionam a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), a Faculdade de Tecnologia (FT) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil) e por Paulínia, onde fica o Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Em Campinas está ainda, na região central, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca).

Em 2011, o QS World University classificou a Unicamp como a 235ª melhor universidade do mundo e a 3ª melhor da América Latina. De acordo com a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais (ARWU – sigla em inglês) de 2011, a Unicamp está classificada entre as posições 201ª e 300ª entre as 500 universidades analisadas no mundo. Em novembro do mesmo ano, a Unicamp foi considerada a melhor universidade do país, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação.

A principal forma de ingresso na UNICAMP é o  Vestibular Nacional da Unicamp avalia a aptidão e o potencial dos candidatos que pretendem ingressar em seus diversos cursos.

A seleção é feita pela Comissão Permanente para os Vestibulares (COMVEST) através de provas discursivas e valorização da redação.

01-(UNICAMP-SP-016)

Drones são veículos voadores não tripulados, controlados remotamente e guiados por GPS.

Uma de suas potenciais aplicações é reduzir o tempo da prestação de primeiros socorros, levando

pequenos equipamentos e instruções ao local do socorro, para que qualquer pessoa administre os primeiros cuidados até a chegada de uma ambulância.

Considere um caso em que o drone ambulância se deslocou 9 km em 5 minutos.

Nesse caso, o módulo de sua velocidade média é de aproximadamente

a) 1,4 m/s. b) 30 m/s. c) 45 m/s. d) 140 m/s.

 

02-(UNICAMP-SP-016)

A demanda por trens de alta velocidade tem crescido em todo o mundo. Uma preocupação importante no projeto desses trens é o conforto dos passageiros durante a aceleração.

Sendo assim, considere que, em uma viagem de trem de alta velocidade, a aceleração experimentada pelos passageiros foi limitada a amax = 0,09g, onde g = 10 m/s2é a aceleração da gravidade.

Se o trem acelera a partir do repouso com aceleração constante igual a amax, a distância mínima percorrida pelo trem para atingir uma velocidade de 1080 km/hcorresponde a

a) 10 km. b) 20 km. c) 50 km. d) 100 km.

03-(UNICAMP-SP-016)

Um isolamento térmico eficiente é um constante desafio a ser superado para que o homem possa viver em condições extremas de temperatura.

Para isso, o entendimento completo dos mecanismos de troca de calor é imprescindível.

Em cada uma das situações descritas a seguir, você deve reconhecer o processo de troca de calor envolvido.

I. As prateleiras de uma geladeira doméstica são grades vazadas, para facilitar fluxo de energia térmica até o congelador por […]

II. O único processo de troca de calor que pode ocorrer no vácuo é por […].

III. Em uma garrafa térmica, é mantido vácuo entre as paredes duplas de vidro para evitar que o calor saia ou entre por [….].

Na ordem, os processos de troca de calor utilizados para preencher as lacunas corretamente são:

a) condução, convecção e radiação.

b) condução, radiação e convecção.

c) convecção, condução e radiação.

d) convecção, radiação e condução.

04-(UNICAMP-SP-016)

O trabalho realizado pela fibra sobre a massa, ao se contrair 10%, erguendo a massa até uma nova posição de repouso, é

Se necessário, utilize g = 10 m/s2.

05-(UNICAMP-SP-016)

O Teatro de Luz Negra, típico da República Tcheca, é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário escuro com uma iluminação estratégica dos objetos exibidos.

No entanto, o termo Luz Negra é fisicamente incoerente, pois a coloração negra é justamente a ausência de luz.

A luz branca é a composição de luz com vários comprimentos de onda e a cor de um corpo é dada pelo comprimento de onda da luz que ele predominantemente reflete.

Assim, um quadro que apresente as cores azul e branca quando iluminado pela luz solar, ao ser iluminado por uma luz monocromática de comprimento de onda correspondente à cor amarela, apresentará, respectivamente, uma coloração

a) amarela e branca. b) negra e amarela. c) azul e negra. d) totalmente negra.

06-(UNICAMP-SP-016)

Tempestades solares são causadas por um fluxo intenso de partículas de altas energias ejetadas pelo Sol durante erupções solares.

Esses jatos de partículas podem transportar bilhões de toneladas de gás eletrizado em altas velocidades, que podem trazer riscos de danos aos satélites em torno da Terra.

Considere que, em uma erupção solar em particular, um conjunto de partículas de massa total mp = 5 kg, deslocando-se com velocidade de módulo vp = 2×105 m/s,choca-se com um satélite de massa Ms = 95 kg que se desloca com velocidade de módulo igual a Vs = 4×103 m/s na mesma direção e em sentido contrário ao das partículas.

Se a massa de partículas adere ao satélite após a colisão, o módulo da velocidade final do conjunto será de

07-(UNICAMP-SP-016)

Muitos dispositivos de aquecimento usados em nosso cotidiano usam resistores elétricos como fonte de calor.

Um exemplo é o chuveiro elétrico, em que é possível escolher entre diferentes opções de potência

usadas no aquecimento da água, por exemplo, morno (M), quente (Q) e muito quente (MQ).

Considere um chuveiro que usa a associação de três resistores, iguais entre si, para oferecer

essas três opções de temperatura.

A escolha é feita por uma chave que liga a rede elétrica entre o ponto indicado pela letra N e um outro ponto indicado por M, Q ou MQ, de acordo com a opção de temperatura desejada. O esquema que representa corretamente o circuito equivalente do chuveiro é

08-(UNICAMP-SP-016)

Considere um circuito com dois resistores R1 e R2 em série, alimentados por uma fonte de tensão alternada.

A diferença de potencial nos terminais de cada resistor observada na tela do osciloscópio é representada pelo gráfico abaixo.

Analisando o gráfico, pode-se afirmar que a amplitude e a frequência da onda que representa a diferença de potencial nos terminais do resistor de maior resistênciasão, respectivamente, iguais a

09-(UNICAMP-SP-016)

Em um anemômetro de Robinson ideal, a velocidade do vento é dada pela velocidade linear das conchas. Um anemômetro em que a distância entre as conchas e o centro de rotação é r=25 cm, em um dia cuja velocidade do vento é v = 18 km/h, teria uma frequência de rotação de

a) 3 rpm. b) 200 rpm. c) 720 rpm. d) 1200 rpm.

Se necessário, considere π ≈ 3 .

10-(UNICAMP-SP-016)

Beisebol é um esporte que envolve o arremesso, com a mão, de uma bola de 140 g de massa na direção de outro jogador que irá rebatê-la com um taco sólido.

Considere que, em um arremesso, o módulo da velocidade da bola chegou a 162 km/h,

imediatamente após deixar a mão do arremessador.

Sabendo que o tempo de contato entre a bola e a mão do jogador foi de 0,07 s, o módulo da força

média aplicada na bola foi de

 

Confira a resolução comentada dos exercícios!