Resolução da Unesp – Primeira fase – 2016

Exercícios da UNESP/2016 com resolução comentada

01- Veja a figura abaixo:

 

R- D

02- Pode-se interligar duas ou mais  polias através de uma correia (figura 1) ou acoplar duas ou mais engrenagens (figura 2)

R- A

03-

R- C

04- Energia mecânica (Em)   é a energia total do sistema, ou seja, a soma das energias cinética (Ec) com a energia potencial (Ep), sendo que esta pode ser energia potencial gravitacional ou energia potencial elástica, ou ambas.

Sistemas conservativos  São aqueles onde não ocorre dissipação de energia e onde a energia cinética (Ec) e a energia potencial (Ep) são variáveis, mas sua soma, que é a energia mecânica é constante (é sempre a mesma em cada ponto), desde que o corpo se mova sob ação de forças conservativas (força peso, elástica, elétrica, etc.).

Agora podemos determinar o módulo da quantidade de movimento do golfinho no ponto B:

R- B

 

05- transformação adiabática é aquela em que não há trocas de energia térmica (calor) entre o sistema e o meio exterior, por ser muito rápida.

No decorrer da subida, ocorre uma EXPANSÃO ADIABÁTICA, (sem trocas de calor com o meio exterior), pois o ar quente se expande muito rapidamente e, devido a isso, calor (Q) trocado entre o sistema e o meio exterior é nulo (Q = 0).

Aplicando a primeira lei da termodinâmica, temos U = Q – W U = 0 – W U = – W.

Assim, quando um gás se expande adiabaticamente, a variação de energia interna é negativa (U 0) o que provoca o resfriamento do gás (ar).

Observe que, se U 0, o trabalho W será positivo o que provoca uma expansão do ar (gás).

Quando temos altas altitudes, temos pouca absorção da radiação emitida pelo sol, devido
à superfície ser montanhosa.

A temperatura diminui com a altitude porque o aquecimento se dá a partir da superfície terrestre. É que do total de energia que chega do Sol, apenas 19% são retidos pelo ar; 34% acabam refletidos de volta. São os 47% restantes, retidos pela parte sólida do planeta, que passam calor à atmosfera.

Portanto, o topo da montanha está mais distante da superfície, que reflete quase toda a radiação solar sob forma de calor. A radiação solar incidente é inclinada nas encostas, ocorrendo menor absorção em relação a base da montanha.

R- B

06- Sabendo que o rapaz se posicionou sempre a mesma distância desses espelhos, enxergando três diferentes imagens de seu rosto, por comparação conseguimos identificar cada espelho:

Espelho convexo Para qualquer localização do objeto

Para qualquer posição do objeto, a imagem terá sempre:

Natureza – virtual

Localização – atrás do espelho e entre V e F e observe que à medida que o objeto se aproxima do espelho, a imagem também se aproxima e aumenta de tamanho, mas está sempre entre V e F..

Tamanho menor que o do objeto

Orientação direita em relação ao objeto

Utilidades: Os espelhos convexos são empregados como retrovisores em veículos, cabines de segurança, elevadores, etc. Sua vantagem sobre o espelho plano, nesse particular, é ter maior campo visual. Têm, entretanto, o inconveniente de não darem noção da distância.

R- C

 

07-

R- B

 

08-

B) é mais econômico usarmos em nossas residências correntes elétricas sob tensão de 110 V do que de 220 V.

B) ERRADA Exemplo prático considere um chuveiro elétrico de potência P = 4400 W. Quando ligado em U1= 220 V, a corrente elétrica por ele consumida será P = U1.i1 4400 = 220.i1

i1 = 4400/220 = 20 A.

O mesmo chuveiro de P = 4400 W quando ligado em U2 = 110 V será percorrido por i2 = 4400/110 = 40 A (menor corrente que quando ligado em 110 V).

Menor corrente elétrica, menor consumo de energia para a mesma potência, então ligado em 220 V o consumo será menor sendo mais econômico.

Isso ocorre, pois a potência dissipada por efeito Joule é menor quando ele é ligado em 220 V (menor corrente i), pois, pelo enunciado, as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por ∆E = R·i2·∆t, onde R e ∆t são constantes e, nesse caso, como i2 é diretamente proporcional à perda de energia ∆E, menor corrente (U = 220 V) implicará em menor perda de energia.

(C) em um mesmo intervalo de tempo, a energia elétrica consumida por um aparelho elétrico varia inversamente com a potência desse aparelho.

C) ERRADA Pelo enunciado E = V.i.∆t E = P. ∆t ∆t =E/P no mesmo intervalo de tempo, a energia consumida é diretamente proporcional à potência.

(D) uma possível unidade de medida de energia elétrica é o kV·A (quilovolt-ampère), que pode, portanto, ser convertida para a unidade correspondente do Sistema Internacional, o joule.

D) ERRADA Pelo enunciado E = V.i.∆t substituindo as unidades de medida, temos

E = V.i.∆t = kV.A.s

E) para um valor constante de tensão elétrica (V), a intensidade de corrente (i) que atravessa um condutor será tanto maior quanto maior for a área de sua secção transversal.

 

Voltar para os exercícios