Resolução comentada dos exercícios de Física do vestibular da UECE – 2016

Resolução comentada dos exercícios de Física do vestibular da UECE – 2016

 

01- Para analisarmos a alternativa A, vamos utilizar a fórmula da capacidade térmica:

Aonde: C é a capacidade térmica da substância

M é a massa da substância

c é o calor específico

Isolando o calor específico:

Como ambos possuem a mesma massa, quanto maior a capacidade térmica, maior o calor específico, logo o calor específico da água é maior do que o do leite.

Não há transição de fase, pois sabemos que a água só passa de uma fase para outra em 0°C ou em 100°C, portanto a alternativa C está incorreta.

Vamos analisar as alternativas B e D pela Equação Fundamental da Calorimetria:

Aonde: Q é a quantidade de calor (energia térmica)

m é a massa da substância

c o calor específico

a variação de temperatura

A água e o leite têm a mesma massa e variação de temperatura, então quanto maior o calor específico, maior a energia térmica. Com isso podemos concluir que a alternativa D está errada, pois o calor específico da água é maior que o do leite. A alternativa B é a correta, até porque quanto maior o calor específico e a massa, maior a quantidade de energia que deve ser colocada ou retirada da substância para que ela aumente sua temperatura em 1°C.

02- Podemos analisar todas as alternativas pela Equação Fundamental da Calorimetria:

Aonde: Q é a quantidade de calor (energia térmica)

m é a massa da substância

c o calor específico

a variação de temperatura

Como podemos observar a energia térmica só depende dessas três variáveis acima, como em ambos os casos a massa, o calor específico e a variação de temperatura são as mesmas, a energia térmica é a mesma. A alternativa correta é a C.

A alternativa D está errada, pois a energia térmica depende da temperatura, como demonstrado na equação.

03- Como sabemos, quanto maior o gasto energético, menos recursos energéticos são preservados, sendo assim, só observarmos qual das atividades têm menor gasto energético e ele terá mais energia preservada:

jogar vôlei < caminhada < em pé < sentado (analisando a quantidade de energia preservada)

A alternativa correta é a B.

04- Vamos analisar a questão, inicialmente o efeito estufa não é uma fonte de calor, com isso as alternativas B e C estão erradas.

Bom, então restou apenas o sol como fonte de calor, o que é verdade, afinal ele libera ondas eletromagnéticas que atingem o planeta Terra, aquecendo nosso planeta. Porém qual seria a sua forma de transmissão?

A transferência de energia por convecção ocorre pelo movimento de dois fluidos, como demonstrado na figura a seguir:

A massa de ar fria, por ser mais densa, se move para a parte de baixo, enquanto a quente sobe. O que também ocorre no Oceano e em vários outros ambientes.

A irradiação é um processo de transmissão de energia que não precisa de um meio material para se propagar, por ser transmitida por ondas eletromagnéticas:

Ou seja, a alternativa correta é a B.

05- Como sabemos, não há um processo que se cria energia, ela já existe e vai se transformando em várias formas, já podemos excluir a alternativa B.

Na C a energia química vem do açúcar encontrado na cana, que por meio de reações químicas é transformado em etanol, que também armazena energia química.

A D também podemos eliminar, pois a cana não tem energia mecânica, novamente é o açúcar que possui energia química, sem falar que o etanol também armazena energia química.

nos resta a alternativa A, que é muito verdadeira, pois o processo possui diversas fases e entre essas fases diversas transformações de energia, sendo a principal a energia química, como podemos observar nas análises das outras alternativas

06- Para esse exercício não precisaremos de fórmula, só vamos analisar os dados. O exercício nos informa que para cada espelho a luz incidente perde 50% de intensidade, como são dois, então:

Calculando:

Aonde: é a intensidade final da luz

é a intensidade incidente

 

O exercício pede a razão entre intensidade incidente e final:

Substituindo:

Passando a fração que está embaixo para cima e simplificando:

4

A alternativa correta é a B.

07- Antes de começar esse exercício, vamos observar a imagem abaixo, nela está a representação de um feixe de luz passando de um meio menos refringente (ar) para um maior refringente (água):

Quando esse caso ocorre, o feixe se aproxima da normal. Agora vamos observar com o cone:

Como podemos perceber o cone terá a sua abertura diminuída. A alternativa correta é a C.

08- Para termos uma imagem projetada, ela precisa ser real. única lente possível é a convergente. A alternativa correta é a B.

09- Ao estudarmos os dois tipos de ondas, podemos observar que apenas a onda eletromagnética pode formar cores, portanto podemos eliminar as alternativas B e C. Pelo mesmo raciocínio podemos eliminar a D, afinal uma onda sonora não pode carregar fótons, que é a partícula elementar que constitui a luz. Sendo assim sobra apenas a alternativa A, que contém características de ambas as ondas.

 

Voltar para os exercícios