PUC-RJ 2016

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira, sediada no bairro da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, Brasil. Nos tempos de hoje, é conhecida como a melhor universidade privada do Brasil.

 

01 – (PUC-RJ-016)

Dois pequenos satélites de mesma massa descrevem órbitas circulares em torno de um planeta, tal que o raio da órbita de um é quatro vezes menor que o do outro. O satélite mais distante tem um período de 28 dias. Qual é o período, em dias, do satélite mais próximo?

(A) 3,5

(B) 7,0

(C) 14

(D) 56

(E) 112

02 – (PUC-RJ-016)

Um estudante arma um circuito elétrico simples a partir de uma bateria de 15 V e três resistores idênticos de 10 kΩ. Com um amperímetro, ele mede uma corrente de 1,0 mA que passa em um dos resistores. Qual é a resistência equivalente do circuito, em k?

(A) 3,3

(B) 5,0

(C) 10

(D) 15

(E) 30

03 – (PUC-RJ-016)

Um carro saiu da posição x = 0 km até seu destino final em x = 5 km de acordo com gráfico x (km) × t (min) mostrado na figura. Finalizado o percurso, o computador de bordo calcula a velocidade escalar média do carro, sem considerar o sentido do movimento.

Qual é esta velocidade escalar média dada pelo computador,em km/h?

(A) 27

(B) 33

(C) 38

(D) 47

(E) 60

04 – ( PUC-RJ -016)

Uma substância no estado sólido está em sua temperatura de liquefação quando começa a ser aquecida por uma fonte de calor estável. Observa-se que o tempo que a substância leva para se liquefazer totalmente é o mesmo tempo que leva, a partir de então, para que sua temperatura se eleve em 45ºC. Sabendo que seu calor latente é 25 cal/g, qual é o seu calor específico, em cal/gºC?

(A) 1,13

(B) 0,25

(C) 1,8

(D) 0,45

(E) 0,56

05 – PUC-RJ-016)

Um homem tem que levantar uma caixa de 20 kg por uma altura de 1,0 m. Ele tem duas opções: (1) levantar a caixa com seus braços, fazendo uma força vertical; (2) usar uma rampa inclinada a 30°, de atrito desprezível com a superfície da caixa e empurrar a caixa com seus braços fazendo uma força paralela à rampa. Supondo que, em ambos casos, a caixa é levantada com velocidade constante, considere as seguintes afirmações:

I – O trabalho realizado pelo homem é menor na opção (2).

II – A força exercida pelo homem é a mesma para as duas opções.

III – Na opção (2), a força normal entre a caixa e a rampa realiza um trabalho positivo.

Marque a alternativa correta:

(A) São verdadeiras as afirmações I e II.

(B) São verdadeiras as afirmações I e III.

(C) Nenhuma das afirmações é verdadeira.

(D) Todas as afirmações são verdadeiras.

(E) São verdadeiras as afirmações II e III.

06 – PUC-RJ-016)

Um gás ideal, incialmente a 300 K e a 1 atm, é aquecido a pressão constante até que seu volume seja o triplo do original. O gás é, então, comprimido de volta ao seu volume inicial, e sua pressão final é de 2 atm. Qual é a temperatura final do gás, em K?

(A) 600

(B) 300

(C) 900

(D) 100

(E) 450

07 – PUC-RJ-016)

Com relação às características de ondas sonoras e luminosas, marque a única afirmação correta.

(A) A propagação de todas as ondas é resultado de vibrações mecânicas no meio material.

(B) Dada uma fonte de onda sonora ou luminosa, a frequência da onda medida por um receptor depende da velocidade da fonte em relação a este receptor.

(C) A velocidade de propagação de ondas luminosas é absoluta, tendo o mesmo valor no vácuo e em qualquer meio material.

(D) As diferentes cores no espectro visível da luz correspondem a diferentes velocidades da luz no vácuo.

(E) Para qualquer tipo de onda, a velocidade de propagação é tanto maior quanto maior for a frequência da onda.

08 – PUC-RJ-016)

Um bloco parte do repouso no ponto A a uma altura vertical de 1,8 m de uma pista sem atrito. Depois da descida, a pista consiste de um loop de raio 0,9 m após o qual segue retilínea a nível do solo, tal como mostrado na figura. O ponto B está alinhado horizontalmente com o centro do loop, e o ponto C é o ponto mais alto do loop.

Com relação ao movimento do bloco, é correto afirmar que:

(A) o bloco alcança o ponto C com velocidade nula e então cai.

(B) o bloco alcança o ponto C e volta a ganhar velocidade para terminar o loop.

(C) o bloco faz o loop e chega ao ponto D com velocidade de 6,0 m/s.

(D) o bloco chega ao ponto B com velocidade de 3,0 m/s.

(E) o bloco não consegue chegar ao ponto C.

Dado: g = 10m/s²

09 – PUC-RJ-016)

Uma estudante de Física joga na água uma esfera de alumínio de raio 3,0 cm e observa que a esfera flutua com metade de seu volume submerso. Ela rapidamente conclui que a esfera é oca. Qual é o volume oco da esfera, em cm³?

(A) 113

(B) 92

(C) 21

(D) 81

(E) 27

Dados: = 1,0 g/cm3

= 2,7g/cm3

g = 10m/s²

3,14

 

10 – PUC-RJ-016)

Um sistema A é formado por cargas elétricas positivas e negativas situadas em posições fixas. A energia eletrostática total do sistema é 54 J. Seja um outro sistema B similar ao sistema A, exceto por duas diferenças: as cargas em B têm o dobro do valor das cargas em A; as distâncias entre as cargas em B são o triplo das distâncias em A. Calcule em J a energia eletrostática do sistema B.

(A) 18

(B) 54

(C) 72

(D) 108

(E) 162

 

Confira a resolução comentada