PUC 2016

A PUC-SP constitui uma instituição privada, mantida pelas mensalidades pagas pelos alunos, cujo ingresso é dado por meio do vestibular, que é de responsabilidade da Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da PUC-SP, que também seleciona alunos para outras instituições além da PUC-SP, entre elas a FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília (instituição pública), a FDSBC – Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e a FMABC – Faculdade de Medicina do ABC.

Suas unidades de ensino estão distribuídas em seis campi universitários, sendo quatro localizados na capital do Estado de São Paulo: Monte Alegre, Marquês de Paranaguá, Ipiranga e Santana, um na grande SP: Barueri e um em Sorocaba, no interior do estado.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da avaliação para recredenciamento da instituição. O relatório final reforça a excelência acadêmica e a pujança da comunidade puquiana. Na primeira avaliação institucional por que a PUC-SP passou em sua história, de 05 pontos possíveis, a Universidade obteve a nota 04.

A PUC-SP e PUC-RJ são as duas únicas universidades privadas que estão entre as melhores classificadas no exame do Enade

01-(PUC-SP-016)

O Slide, nome dado ao skate futurista, usa levitação magnética para se manter longe do chão e ainda ser capaz de carregar o peso de uma pessoa. É o mesmo princípio utilizado, por exemplo, pelos trens ultrarrápidos japoneses.

Para operar, o Slide deve ter a sua estrutura metálica interna resfriada a temperaturas baixíssimas, alcançadas com nitrogênio líquido.

Daí a “fumaça” que se vê nas imagens, que, na verdade, é o nitrogênio vaporizando novamente devido à temperatura ambiente e que, para permanecer no estado líquido, deve ser mantido a aproximadamente –200 graus Celsius.

Então, quando o nitrogênio acaba, o skate para de “voar”.

Com relação ao texto, a temperatura do nitrogênio o líquido, –200 C, que resfria a estrutura metálica interna do Slide, quando convertida para as escalas Fahrenheit e Kelvin, seria respectivamente:

02-(PUC-SP-016)

Uma jovem de 60kg realiza seu primeiro salto de paraquedas a partir de um helicóptero que permanece estacionário.

Desde o instante do salto até o momento em que ela aciona a abertura do paraquedas, passam-se 12s e durante todo esse tempo em que a jovem cai em queda livre, ela emite um grito de desespero cuja frequência é de 230Hz.

Considerando a velocidade do som igual a 340m/s e o módulo da aceleração da gravidade igual a 10m/s2, determine a frequência aparente aproximada desse grito, emitido no instante 12s, quando percebida pelo instrutor de salto situado no helicóptero. Despreze a resistência do ar até a abertura do paraquedas.

03-(PUC-SP-016)

Dois colegas combinam um desafio. Um deles, identificado por A, garante que, após largarem juntos e ele ter completado 10 voltas numa praça, irá permanecer parado por 5 minutos, quandoretornará à corrida e, ainda assim, conseguirá vencer o colega, identificado por B.

Considerando que os atletas A e B gastam, respectivamente, 3 minutos e 200s para completar cada volta, qual deve ser o menor número inteiro de voltas completas que deve ter esse desafio para que o atleta A possa vencê-lo?

 

04-(PUC-SP-016)

Uma embarcação quando está lastreada, apresenta massa de 10.000kg.

Ela possui um formato quadrado cujos lados são iguais a 10m e é utilizada no transporte de 2

veículos pesados por vez, de uma margem à outra de um lago de águas tranquilas.

Numa determinada travessia, em que ela transportava dois caminhões idênticos e carregados com igual quantidade de uma mesma carga, verificou-se que a parte submersa dessa embarcação era de 40cm.

Se cada caminhão vazio tem massa de 10 toneladas, determine a massa da carga, em kg, transportada por cada um deles. Dados: Densidade da água= 1g/cm3; Módulo da aceleração da gravidade= 10m/s2

05-(PUC-SP-016)

A figura representa dois fios condutores retilíneos e muito compridos, paralelos e percorridos por correntes elétricas de mesma intensidade ( iF), porém, de sentidos contrários.

Entre os fios há uma espira circular de raio R percorrida por uma corrente elétrica de intensidade ( iE ).

Determine a razão iF/iE e o sentido da corrente elétrica na espira circular para que o campo de indução magnética resultante no centro da espira seja nulo.

Os fios condutores e a espira circular estão situados no mesmo plano

(A) e o sentido da corrente na espira deve ser anti-horário.

(B) e o sentido da corrente na espira deve ser horário.

(C) 1,5 e o sentido da corrente na espira deve ser horário.

(D) 1,5 e o sentido da corrente na espira deve ser anti-horário.

06-(PUC-SP-016)

Um elevador de massa m = 2,5 x 104 kg é dotado de um dispositivo de segurança que, em caso dequeda, aplica sobre ele uma força de atrito de intensidade constante e igual a 5,0 x 103 N, no sentido oposto ao do seu movimento.

Considere o elevador incialmente parado a 10,0m de altura em relação ao solo.

Se ele caísse, dessa mesma altura, com a atuação do equipamento de segurança, chegaria ao solo com uma velocidade de módulo VQlivre.

Determine a razão (VQlivre /VDispositivo)2. Adote g=10m/s2.

 

07-(PUC-SP-016)

Determine o raio de curvatura, em cm, de um espelho esférico que obedece às condições denitidez de Gauss e que conjuga de um determinado objeto uma imagem invertida, de tamanho igual a 1/3 do

tamanho do objeto e situada sobre o eixo principal desse espelho. Sabe-se que a distância entre a imagem e o objeto é de 80cm.

08-(PUC-SP-016)

Com a finalidade de aproveitar os recursos naturais, o proprietário de um sítio instalou uma roda d’água conectada a um gerador elétrico com o objetivo de produzir eletricidade que será utilizada no aquecimento de 100 litros de água para usos diversos e que sofrerão uma variação de temperatura de 90o F.

A roda d’água instalada possui uma eficiência de 20% e será movimentada por 300 litros de água por segundo que despencam em queda livre de uma altura de 4 metros.

Para se obter a variação de temperatura desejada serão necessárias, em horas, aproximadamente Considere: densidade da água = 1.103 kg/m3

aceleração da gravidade = 10 m/s2

calor específico da água = 4,2 kJ/kg.K

 

Confira a resolução comentada