Resolução comentada dos exercícios de Física do Mackenzie 2016

Resolução comentada dos exercícios de Física do Mackenzie 2016

01- O primeiro ponto desse exercício é analisar que os resistores estão em paralelo, com isso a tensão nos dois é a mesma. Sabendo disso, vamos analisar a fórmula da resistência por secção transversal do material:

R = , sendo R a resistência do material, o coeficiente de resistividade do material, L é o comprimento do fio e A a área da secção transversal. Analisando a equação, se passarmos o para o outro lado, iremos perceber que R e são diretamente proporcionais, no caso da corrente quanto maior a corrente, menor o valor da resistência – i = U/R – (inversamente proporcional), sendo assim o R2 tem a metade do valor. Voltando a outra fórmula e observando a proporcionalidade, quanto maior a resistência maior o seu coeficiente, logo o coeficiente também tem metade do valor.

R- C

02- Vamos analisar as cargas:

A carga -Q vai exercer uma força de repulsão (negativo com negativo), enquanto que a carga +Q

exerce uma força de atração (positivo e negativo), assim a única resposta possível é a alternativa a.

R- A

03-

Inicialmente vamos calcular a distância a ser percorrida, pelo seno do ângulo dado:

sen 30° =

Substituindo:

=

Multiplicando em cruz:

Hipotenusa = 10m

Sabendo a distância percorrida e como temos o tempo do deslocamento, podemos calcular a velocidade:

V =

V =

V = 1m/s

Mas observe que a velocidade sai em m/s e não em km/h, então precisamos transformar a unidade, basta multiplicar por 3,6:

V = 3,6km/h

R- D

04- De acordo com o Princípio de Arquimedes todo corpo imerso sofre ação de uma força, denominada empuxo, que é vertical para cima, sua intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo. No caso do estudante, o volume deslocado foi utilizado, visto que a garrafa sempre estaria ocupando esse volume, com isso ele economizou, pois o vaso não enche tanto, não gasta tanta água e ainda por cima não interfere no rendimento da descarga.

R- A

05- Vamos calcular esse exercício pela fórmula da aceleração centrípeta:

Ac =

Substituindo:

Ac =

Resolvendo:

Ac = 50 m/s2

R- E

06- Vamos analisar a imagem acima, para melhor entendimento:

A imagem representa um espelho plano e a distância entre o objeto e a imagem, como podemos observar ela é igual. No caso do exercício o espelho estava a 120 cm antes de ser deslocado, após esse deslocamento ele fica a 100 cm de distância do objeto. Como a distância entre objeto-espelho é igual a distância espelho-imagem, basta multiplicarmos a distância original por 2. Então a distância entre objeto-imagem é de 200 cm.

R- C

07- Vamos analisar os gráficos, primeiramente alguns são linhas retas, representando uma energia cinética constante, como sabemos que a bolinha foi lançada verticalmente e para cima, podemos concluir que esses gráficos não são possíveis, visto que haverá uma aceleração constante, portanto a velocidade muda, desacelerando com a subida da bolinha e acelerando com sua descida, ou seja, , ela, também diminui e depois aumenta, tornando essas opções falsas. Agora analisando os dois gráficos restantes, podemos perceber que o correto será o item a, pois no lançamento vertical para cima a bolinha inicialmente perderia energia cinética, visto que ela perde velocidade, até um ponto aonde ela seria 0, para depois começar a aumentar, pois a bolinha estaria ganhando velocidade com sua descida.

R- A

08-

R- C

09- Antes de fazermos qualquer cálculo, vamos observar os gráficos:

Sabendo que a água ao passar de um estado para outro mantém a temperatura até que ela toda troque de estado, o gráfico deve ficar, pelo menos um pouco, permanecendo na temperatura 0°C, sendo assim, sobra apenas os gráficos a e c. Após essa análise podemos diminuir nosso esforço, pois agora só precisamos calcular quanto tempo é necessário para a água trocar totalmente de estado, pelo seu calor latente de fusão, vamos pela fórmula:

10-

 

Voltar para os exercícios