Resolução comentada dos exercícios do vestibular da FUVEST-2016

Resolução comentada dos exercícios do vestibular da FUVEST-2016

01- Veja a figura abaixo:

R – A

02- O tempo total T para a Lua efetuar uma volta completa ao redor da Terra (“varrer” um ângulo de 360o) vale T = t1 + t2 = 14,9 + 14,8 = 29,7 dias. (I)

O tempo t2 = 14,8 dias que é aquele decorrido de uma lua quarto minguante a uma lua quarto

Crescente e que é o mesmo que a Lua demora para “varrer” um ângulo 2α.(II)

Como, pelo enunciado você deve supor que o movimento é uniforme você pode utilizar uma regra de três com (I) e (II):

03-

04- Sobre o feixe de elétrons (carga negativa), a força resultante deve ter a direção e o sentido de (vertical e para cima), para que o movimento do feixe seja retilíneo e acelerado dentro da região plana delimitada pelo quadrado. As cargas de cada esfera devem ter o mesmo módulo.

Para que a trajetória seja retilínea, vertical e para cima, a direção da força elétrica na horizontal deve ser nula, de modo que ele não se mova nessa direção.

R – C

05- Observe na figura abaixo a seqüência da situação descrita desde to = 0 até a esfera efetuar uma oscilação completa com período T.

R- E

06- Refazendo simbolicamente o circuito:

Sendo os aparelhos de medida ideais você pode “curto-circuitar” o amperímetro,retirar o voltímetro e calcular a resistência equivalente na seqüência abaixo:

07-

08- Quando um pósitron e um elétron interagem, ambos podem desaparecer, produzindo dois fótons de mesm aenergia. Esse fenômeno é chamado deaniquilação.

Quando o elétron e o pósitron são aniquilados a energia liberada pela massa dessas partículas, que é a mesma para as duas vale m = 2.9.10-31kg = 18.10-31 kg é fornecida pela relação de Einstein entre energia (E) e massa m, E = mc2, onde c é a velocidade da luz de valor c = 3.108 m/s.

09- Pelo enunciado, a pressão é considerada constante e, portanto trata-se de uma transformação isobáricade características: 

 Ocorre à pressão constante (isso=igual; barros =pressão).

 O físico Jacques Charles observou que, para uma certa massa de gás, mantida a pressão constante, o volume é diretamente proporcional à temperatura absoluta, ou seja:

No caso do exercício temos:

R- A

10-

11-

R- B

 

Voltar para os exercícios