FMABC 2016

A Faculdade de Medicina do ABC, também conhecida como FMABC, é uma instituição de ensino superior localizada no município de Santo André, no estado de São Paulo.

É mantida pela Fundação do ABC, entidade civil sem fins lucrativos instituída pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul (SP).

nstituição de ensino que motivou a origem da Fundação do ABC em 1967, a Faculdade de Medicina do ABC foi oficializada um ano depois, em 1968, e iniciou a primeira turma em Santo André em 1969. É considerada hoje uma das melhores escolas médicas e de ciências da saúde do País. Exemplo disso é a nota máxima 5 obtida em 2011 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) nos cursos de Medicina e Ciências Farmacêuticas.

A faculdade oferece programas que compreendem cursos de Graduação e Pós-Graduação, para diferentes segmentos dentro da área da saúde e, da mesma forma, para diferentes níveis profissionais. Para Graduação estão disponíveis os seguintes programas educacionais: Medicina, Ciências Farmacêuticas, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em Saúde Ambiental, Nutrição, Terapia Ocupacional

O sistema que é adotado para a seleção de alunos em seus cursos é a prova vestibular tradicional, que acontece somente uma vez por ano.

01-(FMABC-SP-016)

02-(FMABC-SP-016)

Dois pequenos cubos maciços, idênticos e de massas iguais a m são abandonados simultaneamente de duas trajetórias distintas.

O cubo 1 é abandonado de uma trajetória sem atrito e que possui uma rampa conectada a um loop de raio interno igual a r. A altura dessa rampa é a mínima para que o cubo 1 consiga completar totalmente o loop e encontrar o cubo 2, já no plano horizontal sem atrito.

O cubo 2 é abandonado de uma plataforma inclinada que forma um ângulo θ com o plano horizontal. A extensão percorrida pelo cubo 2 equivale a 10r, ao fim da qual, também percorrerá o plano horizontal sem atrito.

Sendo a aceleração da gravidade igual a g, determine o coeficiente de atrito cinético (µc) entre as superfícies de contato do cubo 2 e da plataforma inclinada, para que ambos, ao terminarem seus percursos, possuam a mesma velocidade escalar (v) quando se situarem no plano horizontal.

03-(FMABC-SP-016)

As imagens correspondem a um acessório de segurança para quem tem que transportar um bebê na cadeirinha no banco de trás – o espelho retrovisor para bebê.

Para que os pais possam ver o filho sentado na cadeirinha, fixada no banco traseiro e de costas para os ocupantes dos bancos da frente do carro, o espelho deve ser fixado no encosto de cabeça do banco traseiro, defronte ao bebê. Assim, os pais, ao olharem para o espelho retrovisor interno do automóvel, poderão ver a imagem refletida do bebê. O princípio da óptica geométrica que permite que isso seja possível é

(A) refração luminosa

(B) dispersão luminosa.

(C) independência dos raios luminosos.

(D) reversibilidade dos raios luminosos.

04-(FMABC-016)

Considere um calorímetro ideal (capacidade térmica desprezível e de paredes adiabáticas) dotado de um resistor interno R e preenchido com 1 litro de água a 18 oC.

O resistor é ligado a uma tensão elétrica de 120V por 30 segundos, o que provoca uma variação de temperatura na água de 3,6 oC.

Considerando que toda a energia térmica dissipada pelo resistor foi absorvida pela água, determine o valor de R, em ohms.

Dado: calor específico da água: 4,0.103 J.kg-1.oC-1.

(A) 10

(B) 20

(C) 30

(D) 40

05-(FMABC-SP-016)

Um oscilador massa-mola ideal é montado, conforme indica a figura.

 

Confira o gabarito com resolução comentada