Resolução comentada das questões do Colégio Naval

Resolução comentada das questões do Colégio Naval

01- (A) Correta Num chuveiro elétrico, normalmente de tensão 220V (mantida constante), as posições inverno (quente), verão (mornacorrespondem à diferentes potências. Quando você muda

o cursor do chuveiro, por exemplo, do verão para o inverno, você está diminuindo a resistência elétrica no interior do chuveiro e, consequentemente aumentando a potência, fazendo-o aquecer mais, claro que mantendo a vazão constante. O oposto ocorre quando você muda o cursor do chuveiro do inverno para o verão.

(B) Correta se eles possuem o mesmo material, possuem o mesmo calor específico (sensível) c e, como recebem a mesma quantidade, ela será a mesma para os dois.

(C) Correta Polia ou roldana fixa muda a direção e sentido de uma força, mantendo sua intensidade. Está presa a um suporte rígido,fixo e executa apenas movimento de rotação, não de translação.

Exemplos de polia fixa

Na figura 1, a força aplicada pelo homem que tem direção vertical e sentido para baixo passa a agir sobre o bloco na direção horizontal e sentido para a direita, mas com a mesma intensidade.

Na figura 2, passa de vertical e para baixo (aplicada pelo homem) para vertical e para cima (agindo

sobre o bloco).                                                                                

Na figura 3 a força aplicada pelo homem é transmitida ao bloco como vertical e para cima.

Nas figuras 2 e 3, se os blocos estiverem em equilíbrio, a intensidade da força aplicada é sempre igual ao peso do bloco.

Observe que, se o homem puxar a corda de 1 metro, cada bloco também se deslocará de 1 metro, portanto ela não oferece vantagem mecânica.

(D) Incorreta Lente divergente nela, independente da posição do objeto, a imagem  P’ será sempre:

Natureza  virtual

Localização  entre O e fi

Tamanho e orientação  menor que o objeto e direita em relação a ele.

(E) Correta Bússola Trata-se de uma agulha magnética colocada na posição horizontal, suspensa pelo centro de gravidade, indicando sempre a direção norte-sul.

A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. 

R- D

02- I – Correta

O lago tranquilo funciona como um espelho plano.

Características da imagem num espelho plano

  O ponto objeto e o ponto imagem são simétricos em relação ao espelho, ou seja, a distância do objeto ao espelho é a mesma que a distância da imagem ao espelho e contidos numa mesma reta perpendicular ao plano do espelho.

 O ponto imagem está sempre atrás do espelho e é virtual (não pode ser fotografado ou filmado atrás do espelho).

 A altura do objeto é sempre igual à altura da imagem e a imagem é reversa ou revertida (troca direita pela esquerda).

Logo, a Imagem gerada por um espelho plano é sempre virtual (formada atrás do espelho), direita (mesma posição do objeto original) e igual (mesmo tamanho do  objeto original). A imagem gerada por um espelho plano (EP) está situada a uma distância (p) do espelho igual à distância (p’) que o objeto (O) se encontra do espelho.

II – Correta

Princípio da propagação retilínea da luz “ em meios homogêneos e transparentes a luz se propaga em linha reta”

Este princípio pode ser comprovado pelas figuras acima onde objetos e suas respectivas sombras possuem semelhanças geométricas ou pela figura abaixo onde o observador só enxergará a chama

da vela se os orifícios estiverem em linha reta.

III – Errada

A visão ocorre devido a reflexão da luz ao passar pelos objetos reais.

Reflexão da luz – ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.

Na reflexão regular (espelhos), a superfície refletora é muito polida, os raios de luz são refletidos regularmente e se consegue observar a imagem do objeto, mas nareflexão irregular ou difusa (numa lousa, numa parede,etc.), onde a superfície refletora não é polida, após a incidência, a luz se espalha em todas as direções e sentidos, de maneira que se possibilite ao observador enxergar o objeto, estando em diferentes posições. 

 

IV – Correta

Ondas sonoras– São ondas mecânicas (necessitam de um meio material para se propagar) longitudinais (a direção de vibração coincide com a direção de propagação). Não se propagam no vácuo.

São produzidas por qualquer movimento vibratório e expandem-se no espaço (três dimensões) por meio de compressões e rarefações, até chegarem aos nossos ouvidos, onde os tímpanos, por

ressonância, são induzidos a vibrar com a mesma   freqüência da fonte e nos causam a sensação fisiológica do som.

V – Errada

No espelho côncavo, quando o objeto encontra-se sobre o foco F, a imagem é imprópria.

Fisicamente a imagem do objeto estaria localizada no infinito.

Resposta: E

03- As fossas oceânicas ou abissais são as regiões mais profundas dos oceanos. São profundas depressões que se formam abaixo do talude continental, em zonas de encontro de placas tectônicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra.

Observe a figura abaixo que, quem varia é apenas a pressão vertical, onde o líquido que é homogêneo e incompressível está em equilíbrio.

Na superfície livre superior (A) desse líquido age a pressão atmosférica (Patm), exercida pela coluna de ar que está sobre ele. Num ponto qualquer B do interior do líquido, a pressão (PB) que age é a soma da pressão atmosférica com a pressão exercida pela coluna líquida acima dele, devido à seu peso.

PB = Patm + Plíquido   PB = Patm + F/S  PB = Patm + peso do líquido/S   PB = Patm + (mlíquido.g)/S    dlíquido = mlíquido/Vlíquido   dlíquido = mlíquido/S.h    mlíquido = dlíquido.S.h   PB = Patm + (dlíquido.S.h)/S    PB = Patm+ dlíquido.g.h    esta expressão é chamada de Teorema Fundamental da Hidrostática ou de Teorema de Stevin

pT = pATM + d.g.h pT = 105 + 1000.10.(11033 – 33) pT = 105 + 104.(11000) pT = 105 + 1100.105 pT = 1101.105 pT = 1,101.108 N/m2

Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima registradas num determinado período de tempo. É a diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio.

Como a temperatura da água varia de 0 ºC a 2 ºC C = 2 ºC

A amplitude térmica em Kelvin é igual à dada em Celsius, pois uma unidade Kelvin é igual a um grau Celsius C = K = 2 K

Resposta: A

04-

III- Errada

Num chuveiro elétrico, normalmente de tensão 220V (mantida constante), as posições inverno (quente), verão (morna) correspondem à diferentes potências. Quando você muda o cursor do chuveiro, por exemplo, do verão para o inverno, você

 está diminuindo a resistência elétrica no interior do chuveiro e, consequentemente aumentando a potência, fazendo-o aquecer mais, claro que mantendo a vazão constante. O oposto ocorre quando você muda o cursor do chuveiro do inverno para o verão. Isso acontece porque, para a mesma tensão, a potência é inversamente proporcional à resistência, pois, P=U2/R, com U constante.

Portanto, na posição verão a resistência aumenta, por isso a água fica mais fria.

Resposta: D

05- Na fibra ótica ocorre reflexão da luz.

Reflexão da luz ocorre quando os raios de luz incidem na superfície que separa dois meios e retorna ao meio original.

Fibras ópticas Usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz). Feitas de plástico ou de vidro e tem diâmetros variáveis (mais finos que um fio de cabelo até vários milímetros).

Em relação aos cabos metálicos de cobre tem a vantagem de serem imunes às interferências eletromagnéticas além de não serem afetados com problemas decorrentes da eletricidade.

A luz se propaga no interior do núcleo num caminho totalmente espelhado devido ao fenômeno da reflexão total que ocorrerá no interior do núcleo desde que o índice de refração do núcleo (nn) seja maior que o índice de refração da casca (nc) e que o ângulo de incidência em relação à normal ao incidir na casca seja maior que o ângulo limite L.

Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc.

Não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

Determinando a velocidade da luz no comprimento de d=39 000km e no intervalo de tempo de 0,195s v = d/t v = 39000/0,195 v = 200 000 km/s

Resposta: B

 

 

06- Como os atritos são desprezados, o sistema é conservativo:

  

Aplicando o teorema do sistema conservativo, onde a energia mecânica no ponto A deve ser igual à energia mecânica no ponto C.

 

Voltar para os exercícios