Colégio Naval – 2015/2016


O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-18 anos), sendo recomendado alguns meses de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, ambos eliminatórios.

A Instituição

Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinqüenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser Aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio

01-(Colégio Naval – 015/016)

Com relação aos conceitos físicos, assinale a opção INCORRETA.

(A) Quando um chuveiro elétrico, considerado ôhmico, tem a sua resistência diminuída, ocorre um aumento da temperatura da água (efeito joule).

(B) Dois corpos de mesmo material recebem a mesma quantidade de calor de uma fonte térmica. Nesse caso, o corpo de menor massa sofrerá maior aumento de temperatura.

(C) A roldana fixa pode ser considerada como um tipo de máquina simples que facilita a execução de uma tarefa.

Entretanto não oferece vantagem mecânica durante o seu uso.

(D) As lentes prescritas para uma pessoa com miopia são divergentes e, nesse caso, quando usadas para observar um objeto, produzem uma imagem virtual e maior que o objeto.

(E) O campo magnético da Terra, além de permitir o uso da bússola para a navegação, tem a função de proteger o planeta contra algumas radiações eletromagnéticas vindas do espaço.

02-(Colégio Naval – 015/016)

Leia o texto a seguir.

É impossível para o espelho da alma refletir na imaginação alguma coisa que não esteja diante dele. É impossível que o lago tranqüilo mostre em sua profundeza a imagem de qualquer montanha ou o retrato de qualquer árvore ou nuvem que não exista perto do lago. É impossível que a luz projete na terra a sombra de um objeto que não exista. Nada pode ser visto, ouvido ou de outro modo sentido, sem ter essência real…”

Trecho de “Desabafo de Segunda-feira” – Raul Seixas

Com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I. A imagem de um objeto mostrada pelo lago tranqüilo é virtual, direita e do mesmo tamanho do

objeto.

II. A sombra de um objeto projetada pela luz, na terra, acontece devido ao princípio da propagação

retilínea da luz.

III. Nada pode ser visto, sem ter essência real. Neste caso, a visão ocorre por causa da refração da

luz ao passar pelos objetos reais.

IV. Ao afirmar que nada pode ser ouvido sem ter essência real, o autor se refere ao som, que é uma

onda mecânica capaz de se propagar em todos os meios materiais.

V. Quanto ao espelho, pode-se dizer que, qualquer um deles (plano ou esférico), sempre produzirá

imagens de coisas que estão diante deles.

Assinale a opção correta.

(A) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

(B) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

(C) Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

(D) Apenas as afirmativas II, III e V são verdadeiras.

(E) Apenas as afirmativas I, II e IV são verdadeiras

03-(Colégio Naval – 015/016)

Fossas abissais ou oceânicas são áreas deprimidas e profundas do piso submarino. A maior delas é a depressão Challenger, na Fossa das Marianas, com 11.033 metros de profundidade e temperatura da água variando entre 0°C e 2°C.

De acordo com o texto, pode-se dizer que a pressão total sofrida por um corpo que esteja a uma altura de 33m acima do solo dessa depressão e a variação de temperatua na escala absoluta (Kelvin) valem, respectivamente

(A) 1,101.108 N/m2 e 2K.

(B) 11,01.108 N/m2 e 2K.

(C) 11,01.108 N/m2 e 275K.

(D) 110,1.108 N/m2 e 2K.

Dados: dág,,,, = 1000 kg/m3
g = 10 m/s2

Patm=1,O.10

04-(Colégio Naval – 015/016)

As especificações de um chuveiro elétrico de uso doméstico são 220V-2800W-5400.

As potências nominais especificadas são alcançadas com a chave de controle de temperatura na posição verão ou inverno. Baseado nessas informações, analise as afirmativas abaixo.

I – o disjuntor recomendado para o uso do chuveiro em condições de potência máxima deve ser de 30A.

II – a resistência elétrica do chuveiro com a chave na posição inverno é de aproximadamente 9Ω.

III – com a chave na posição verão, a resistência elétrica do chuveiro diminui, fazendo a água ficar um pouco mais fria.

Analise a opção correta.

(A) Apenas a afirmativa I é verdadeira.

(B) Apenas a afirmativa II é verdadeira.

(C) Apenas a afirmativa III é verdadeira.

(D) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

(E) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.

05-(Colégio Naval – 015/016)

Observe a figura a seguir.

Uma das maiores revoluções ocorridas nas últimas décadas foi o uso de cabos de fibra óptica para o tráfego de dados (voz, imagem, som,…) através das redes de telecomunicação.

O maior desses cabos, atualmente, é o SeaMeWe 3 que sai da Alemanha e chega até a Coreia do

Sul, passando por 32 países, num total de 39.000 km de comprimento. Considerando a trajetória da luz pela fibra óptica (ver figura) e que o tempo médio de transmissão de dados entre a Alemanha e a Coreia do Sul seja de, aproximadamente, 0,195s, pode-se afirmar que na fibra óptica ocorre o fenômeno da

(A) dispersão e a luz tem velocidade de 200.000 km/s.

(B) reflexão e a luz tem velocidade de 200.000 km/s.

(C) refração e a luz tem velocidade de 200.000 km/s.

(D) reflexão e a luz tem velocidade de 300.000 km/s.

(E) refração e a luz tem velocidade de 300.000 km/s.

06-(Colégio Naval – 015/016)

Um dos brinquedos mais populares de um parque de diversões é a montanha russa, cujo esboço de um trecho pode ser representado pela figura abaixo.

 

Desprezando-se todos os atritos, considerando que a gravidade local vale 10 m/s2 e que o carrinho parta do ponto A, a partir do repouso, pode-se afirmar que a suavelocidade no ponto C será de

 

Confira a resolução comentada dos exercícios