AFA – 2015/2016

Academia da Força Aérea (AFA) é um estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira,situado em PirassunungaEstado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação. Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER)e está subordinada ao Departamento de Ensino (DEPENS) da Força Aérea Brasileira (FAB.Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.

É considerada uma das três melhores escolas de formação de pilotos militares do mundo eforma não apenaspilotos militares para a Força Aérea Brasileira, como também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.

ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional. Asinformaçõessobre esses concursos estão disponíveisem todas as organizações do Comando da Aeronáutica.

Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:

      Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)

       Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)

      Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT).

Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em  Administração Pública.

Nas questões de Física, quando necessário, use:

aceleração da gravidade: g = 10 m/s²,

densidade da água: d = 1,0 kg/L,

calor específico da água: c = 1 cal/g ºC,

1 cal = 4 J,

constante eletrostática: k = 9,0 . 109 N.m²/C²,

e constante universal dos gases perfeitos: R = 8 J/mol.K.

01-(AFA – 015/016)

Dois móveis, A e B, partindo juntos de uma mesma posição, porém com velocidades diferentes, que

variam conforme o gráfico abaixo, irão se encontrar novamente em um determinado instante. Considerando que os intervalos de tempo t1 – t o , t 2 – t 1 , t 3 – t 2 , t 4 – t 3 e t 5 – t4 são todos iguais, os móveis A e B novamente se encontrarão no instante

02-(AFA – 015/016)

Um balão, cheio de um certo gás, que tem volume de 2,0 m3 , é mantido em repouso a uma determinada altura de uma superfície horizontal, conforme a figura abaixo.

Sabendo-se que a massa total do balão (incluindo o gás) é de 1,6 kg, considerando o ar como uma camada uniforme de densidade igual a 1,3 kg/m3 , pode-se afirmar que ao liberar o balão, ele

a) ficará em repouso na posição onde está.

b) subirá com uma aceleração de 6,25 m/s2

c) subirá com velocidade constante.

d) descerá com aceleração de 6,25 m/s2

 

03-(AFA – 015/016)

Consultando uma tabela da dilatação térmica dos sólidos verifica-se que o coeficiente de dilatação

linear do ferro é 13.10-6 oC-1.

Portanto, pode-se concluir que

a) num dia de verão em que a temperatura variar 20 °C o comprimento de uma barra de ferro de 10,0 m sofrerá uma variação de 2,6 cm

b) o coeficiente de dilatação superficial do ferro é 169.10-6 oC-1.

c) para cada 1 °C de variação de temperatura, o comprimento de uma barra de 1,0 m desse material varia 13.10-6m⋅

d) o coeficiente de dilatação volumétrica do ferro é 39.10-18 oC-1

04-(AFA – 015/016)

05-(AFA – 015/016)

Considere um objeto formado por uma combinação de um quadrado de aresta a cujos vértices são centro geométrico de círculos e quadrados menores, como mostra a figura abaixo.

Colocando-se um espelho plano, espelhado em ambos os lados, de dimensões infinitas e de espessura desprezível ao longo da reta r, os observadores colocados nas posições 1 e 2 veriam, respectivamente, objetos completos com as seguintes formas

06-(AFA – 015/016)

A figura abaixo mostra uma pequena esfera vazada E, com carga elétrica q = + 2,0.10-5 C e massa 80 g, perpassada por um eixo retilíneo situado num plano horizontal e distante D = 3m de uma carga puntiforme fixa Q = -3,0.10-6 C.

Se a esfera for abandonada, em repouso, no ponto A, a uma distância x, muito próxima da posição de equilíbrio 0, tal que x/D << 1 a esfera passará a oscilar de MHS, em torno de 0, cuja pulsação é, em rad/s, igual a

07-(AFA – 015/016)

Um cilindro adiabático vertical foi dividido em duas partes por um êmbolo de 6,0 kg de massa que pode deslizar sem atrito.

Na parte superior, fez-se vácuo e na inferior foram colocados 2 mols de um gás ideal monoatômico. Um resistor de resistência elétrica ôhmica R igual a 1 Ω é colocado no interior do gás e ligado a um gerador elétrico que fornece uma corrente elétrica i, constante, de 400 mA, conforme ilustrado na figura abaixo.

Fechando-se a chave Ch durante 12,5 min, o êmbolo desloca-se 80 cm numa expansão isobárica de um estado de equilíbrio para outro.

Nessas condições, a variação da temperatura do gás foi, em °C, de

08-(AFA – 015/016)

O lado EF de uma espira condutora quadrada indeformável, de massa m, é preso a uma mola ideal e não condutora, de constante elástica K.

Na posição de equilíbrio, o plano da espira fica paralelo ao campo magnético B gerado por um ímã em forma de U, conforme ilustra a figura abaixo.

O lado CD é pivotado e pode girar livremente em torno do suporte S, que é posicionado paralelamente às linhas de indução do campo magnético.

Considere que a espira é percorrida por uma corrente elétrica i, cuja intensidade varia senoidalmente, em função do tempo t, conforme indicado no gráfico acima.

Nessas condições, pode-se afirmar que a

A) espira oscilará em MHS, com frequência igual a 1/t2

B) espira permanecerá na sua posição original de equilíbrio

C) mola apresentará uma deformação máxima dada por Bil/mgK

D) mola apresentará uma deformação máxima dada por (Bil + mg)/K

09-(AFA – 015/016)

Três pêndulos simples 1, 2 e 3 que oscilam em MHS possuem massas respectivamente iguais a m, 2m e 3m são mostrados na figura abaixo.

Os fios que sustentam as massas são ideais, inextensíveis e possuem comprimento respectivamente L1 , L2 e L3.

Para cada um dos pêndulos registrou-se a posição (x), em metro, em função do tempo (t), em segundo, e os gráficos desses registros são apresentados nas figuras 1, 2 e 3 abaixo.

Considerando a inexistência de atritos e que a aceleração da gravidade seja g = π2 m/s2 , é correto afirmar que

Confira a resolução comentada dos exercícios