Exercicios Resolvidos USS – 2 2015

A Universidade Severino Sombra (USS) é uma universidade privada localizada na cidade de Vassouras, na região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro. É uma instituição sem fins lucrativos, tendo como sua mantenedora a Fundação Educacional Severino Sombra.

Todas as instalações da Universidade: Campus, hospital, centro esportivo e campus experimental ficam em um raio de até três quilômetros nos entornos de Vassouras, garantindo enorme facilidade no deslocamento do aluno.

A Universidade Severino Sombra coloca à disposição do aluno laboratórios de práticas de última geração, salas climatizadas, biblioteca informatizada, além de clínica odontológica, clínica veterinária e hospital próprios.

01-(USS-RJ-015)

A velocidade de uma composição metroviária, entre duas estações consecutivas, varia em função do tempo do percurso, conforme representado no gráfico

A distância entre essas duas estações consecutivas é, em metros, igual a:

02-(USS-RJ-015)

Em uma indústria, 2,6.106 kJ são obtidos na combustão completa de uma determinada massa de etanol. Essa energia é utilizada para o aquecimento de 104 kg de água, da temperatura inicial de

20oC até a temperatura θ. Considere o calor específico da água = 4 kJ.kg-1.°C-1.

Admita que toda a energia liberada no processo de combustão tenha sido absorvida pela água. A temperatura θ atingida pela massa de água, em °C, corresponde a:

03-(USS-RJ-015)

As curvas características de dois resistores, A e B, estão indicadas abaixo. Um resistor equivalente

aos resistores A e B, quando associados em série, tem, em ohms, o seguinte valor:

(A) 5,5 (B) 6,0 (C) 7,0 (D) 7,5

04-(USS-RJ-015)

Uma moderna aeronave comercial voa a uma altitude de 11000 m em relação à superfície da Terra,

com velocidade constante aproximada de 250 m/s. Em determinado instante, a massa total da aeronave equivale a 80000 kg. Considere que a aceleração da gravidade seja igual a 10 m/s2 . Nessas condições, a energia mecânica da aeronave corresponde, em joules, a cerca de:

05-(USS-RJ-015)

Observe a figura a seguir, que mostra um sistema composto pelos blocos 1 e 2, uma trava T sobre

uma mesa e uma polia. Devido à trava T, os dois blocos estão inicialmente em repouso. Ao ser retirada a trava, o bloco 1 percorre 90 cm em 3,0 s. Admita que os atritos e as massas da polia e do fio são desprezíveis e que g = 10 m/s2 . A razão m1/m2 entre as massas dos blocos 1 e 2 é igual a:

Confira a resolução comentada.