Exercícios Resolvidos IFPE 2015

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco é uma instituição de ensino Federal superior brasileira, Possui 9 campi descentralizados  e 14.000 alunos. No vestibular 2010/2011: teve 23 mil alunos (agora o IFPE se configura como um dos processos seletivos mais concorridos do Norte-Nordeste, além de ser o IF mais concorrido do País)

Atualmente o curso de Ensino Médio voltou a ser integrado ao Nível Técnico, sendo apontado pelas avaliações do Enem como um dos três melhores cursos de ensino médio de Pernambuco. As turmas de Ensino Médio do IFPE são destaques no cenário nacional, obtendo índices incríveis de aprovação nos principais vestibulares do país, alcançando a excelente marca de 99% de aprovação.

01-(IFPE-PE-015)

Andando pela rua onde mora, Bira notou que havia um prédio em obras onde foi construída uma rampa para retirada de entulhos do segundo andar do edifício. A rampa forma um ângulo de inclinação de 30° com o chão, conforme a figura abaixo.

Sabendo que o topo da rampa está a uma altura de 6m do chão, qual o comprimento da rampa, em

metros?

02-(IFPE-PE-015)

No primeiro semestre de cada ano, o IFPE faz uma campanha de vacinação para os professores, alunos e servidores administrativos, com o objetivo de imunizar contra várias doenças.

A aplicação da vacina é simples.

Com uma seringa é exercida uma força de 2,0N perpendicular ao braço, atingindo uma área de 0,08 mm2. A pressão exercida pela força, na área de contato entre a ponta da agulha e o braço vale, em 106 Pa:

a) 16 b) 25 c) 36 d) 40 e) 56

03-(IFPE-PE-015)

Num caldeirão de ferro com 10kg de massa, inicialmente a 10ºC, são colocados 20kg de água

também a 10ºC. O calor específico do ferro é 460 J/kgºC e o da água 4.200 J/kgoC. Uma fonte térmica deverá transmitir calor a esse caldeirão para aquecê-lo, juntamente com a água, até 100o C. Considerando que todo o calor liberado pela fonte será absorvido apenas pelo caldeirão e pela água, qual será essa quantidade de calor, em kJ?

04-(IFPE-PE-015)

É um fenômeno relativamente comum em grande cidades, especialmente, aquelas localizadas em áreas subtropicais ou temperadas.

Assinale a alternativa que identifica o problema ambiental descrito na imagem.

a) Chuva ácida.

b) Efeito estufa.

c) Ilhas de calor.

d) Destruição da camada de ozônio.

e) Inversão térmica.

05-(IFPE-PE-015)

Dois baldes A e B, de massas desprezíveis, estão suspensos por roldanas e fios ideais, como está representado na figura abaixo.

Eles contêm água e, quando o sistema está em equilíbrio, as massas de água nos baldes podem ser

a) iguais.

b) desiguais, sendo a massa de água do balde A o dobro da massa de água do balde B.

c) diferentes, sendo a massa de água do balde B o dobro da massa de água do balde A.

d) desiguais, sendo a massa de água do balde A o quádruplo da massa de água do balde B.

e) diferentes, sendo a massa de água do balde B o quádruplo da massa de água do balde A.

06-(IFPE-PE-015)

Um estudante do campus Recife do IFPE faz uso de uma cadeira de rodas. Ele pretende descer a rampa de acesso ao estacionamento e nota que ela tem 1,5m de altura e 2,5m de comprimento. Ele percebe que está chovendo e, quando está no topo da rampa, trava as rodas da sua cadeira. Ela, então, escorrega sobre a rampa até atingir a sua base.

Sabendo-se que o coeficiente de atrito dinâmico de escorregamento entre as rodas da cadeira e a rampa é 0,5 e a aceleração da gravidade local é 10m/s2, a aceleração do conjunto (estudante + cadeira de rodas) durante a descida é, em m/s2, igual a:

07-(IFPE-PE-015)

Um barco flutua nas águas do mar, ancorado próximo a uma praia. As ondas do mar fazem com que ele execute um movimento de sobe e desce, de acordo com a figura abaixo.

O intervalo de tempo que o barco gasta para ir do ponto mais alto A, ao mais baixo B, do seu

movimento, é de 2 segundos. Então, a frequência do movimento desse barco é, em HZ, igual a:

RL

08-(IFPE-PE-015)

Defeitos na visão humana decorrem de anomalias no olho, que podem resultar em dificuldades

para enxergar. A correção desses defeitos é possível através da utilização de lentes. Dentre as alternativas a seguir, assinale a única que não é defeito na visão.

09-(IFPE-PE-015)

Os fusíveis f1, f2 e f3 do circuito a seguir suportam, no máximo, 2A, 1A e 1A, respectivamente. Num certo instante, a chave (Ch) do circuito é fechada.

É correto afirmar que apenas

a) o fusível 1 se rompe.

b) o fusível 2 se rompe.

c) o fusível 3 se rompe.

d) os fusíveis 1 e 2 vão se romper.

e) os fusíveis 2 e 3 vão se romper.

Confira a resolução comentada.