Resolução comentada do ENEM 2014

RESOLUÇÕES

01- Todo filtro ressalta a própria cor e diminui a cor oposta..A resposta está contida no enunciado, se tem excesso de verde, para equilibrar, ou seja, procurar manter as cores origiais, tem que

reduzir a passagem de verde, ou seja, permitir mais os vermelhos e azuis (ou magenta), o único que não tem a cor verde, para não realçá-la.
R- D

02- A melhor lente seria aquela que responde mais rapidamente ao ambiente esterno, se adaptandoa ele, ou seja, deve possuir:

(ii)menor tempo de escurecimento quando exposta à luz solar(escurecer bem rápido).

(iii)menor tempode esmaecimento em ambiente sem forte luz solar(clarear bem rápido).

Alem disso (i)pede que haja um maior escurecimento da lente (maior tempo de escurecimento), o que significa que a quantidade de luz que atravessa a lente deve ser menor que a quantidadede luz que incide, implicando numa menor transmitância, o que ocorre com as amostras 3 e 4.

Como a melhor lente a ser escolhida deve reagir mais rapidamente ao ambiente externo (tanto para o tempo de escurecimento como para o tempo de esmaecimento), você deve escolher a amostra 3, porque nela, a soma dos tempos de esmaecimento e de escurecimento é menor que na amostra 4.

R- C

03- Lei de Snell-Descartes

A relação entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração é uma grandeza constante denominada índice de refração do segundo meio em relação ao primeiro, ou seja,  seni/senr=n2/n1  

As expressões acima nos mostram que quando a luz passar de um meio menos refringente (menor indice de refração) para um meio mais refringente (maior índice de refração), o ângulo derefração será menor que o ângulo de incidência(ele se aproxima da normal) e menor será a velocidade da luz nele. (figuras abaixo)

Pelo princípio da reversibilidade (caminho inverso), quando a luz passa de um meio mais refringente para um menos refringente sua velocidade aumenta e ele se afasta da normal.

No caso do exercício:

r’ < r(o raio refratado se aproxima mais da normal)

R- E

04- Nas usinas termonucleares é utilizada a fissão nuclearque acontece quando um átomo (geralmente de urânio U-235) é bombardeado com nêutrons, processo que libera uma imensa quantidade de energia sob forma de calor que irá aquecer a água que fica dentro do reator transformando-a em vapor que pode chegar até a 320oC.

Esse vapor tem por função movimentar as pás das turbinas e girá-las,ocorrendo então a transformação de energia térmica em energia mecânica de rotação. O eixo da turbinacomunica-se com um gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

Acontece que esse vapor deve ser resfriado para se condensare se transformar novamente emágua líquida e, para isso, é utilizada a água de lagos, rios e mares, às margens dos quais a usina é construída, que recebem calor do vapor para resfriá-lo e se aquecem, retornando ao ambiente com temperatura bem mais elevada.

Com esse aquecimento a temperatura desses lagos, rios e mares tornam essas águasimpróprias,diminuindoa solubilidade do oxigênio e pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás.

Portanto, esse tipo de poluição está associado à condensação do vapor-d’água no final do processo.

R. B

05- O corpo humano, que apresenta uma temperatura média de 37oC (310K),próximo àsencontradas no ambiente, emite radiações, cujo comprimento de ondaencontra-se em torno do

valor de 10-5 metros, freqüência da ordem de1013 Hz e que estão na faixa dos infravermelhos.

R- C

06- Como foi obtido o sentido da corrente elétrica da figura:

O pólo norte do imã se afasta da espira ou do solenóide

A corrente induzidana espira ou no solenóide deve ter um sentido que vai originar na espira um pólo que deve atrair pólo norte que se afasta para impedir o afastamento.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um pólo sul.

Sabendo que a face esquerda da espira ou solenóide é um pólo sul(onde chegam as linhas deindução) e a face direita é um pólo norte(de onde saem as linhas de indução), aplica-se a regra da mão direita(polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Assim, para que a face esquerda da espira seja um pólo sul e a direita um pólo norte, a corrente elétrica induzida deve ter o sentido das figuras acima. 

Outra maneira de você obter o mesmo sentido para a corrente elétrica:

O pólo suldo imã seaproxima da espira ou do solenóide

A corrente induzida deve ter um sentido que vai originar na espira um pólo que deve repelir pólosul que se aproxima, na tentativa de impedir a aproximação.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um pólo sul.

Sabendo que a face esquerda da espira é um pólo sul(onde chegam as linhas de indução) e que a face direita é um pólo norte(de onde saem as linhas de indução),aplica-se a regra da mãodireita(polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Assim, para que a face esquerda da espira seja um pólo sul e a direita um pólo norte, a correnteelétrica induzidadeve ter o sentido das figuras acima que é o mesmo que da figura do enunciado.

R- A

07-

08- Altura do som está relacionada com sua freqüência, ou seja, a altura (tom) é a qualidade do som que permite ao ouvido distinguir um som grave, de baixa frequência, de um som agudo, de alta

freqüência.  Cada nota musical (tom) possui frequência característica, única para essa nota. 

R- A

09- Pêndulo Simples: consta de uma massa m, presa na extremidade inferior de um fio ideal, fixada verticalmente na sua extremidade superior (figura)        

Se o pêndulo simples oscilar, com oscilações de pequena abertura (no máximo 15o), ele descreve um movimento circular de raio R=L, sendo L o comprimento do fio.

Seu período (T), que é o tempo que ele demora para efetuar um “vai e vem” completo é fornecido pela expressão:

onde g é a aceleração da gravidade local.

Observe que:

* a massa pendular m não influi no período T do movimento influindo apenas o comprimento L do pêndulo, e a aceleração da gravidade local. Assim, dois pêndulos de mesmo comprimento L, mas de massas diferentes M e m, apresentam o mesmo período T.

 * O período de um pêndulo simples independe da amplitude, ou seja, da altura em que m é abandonada, assim, os pêndulos da figura abaixo, tanto na situação 1 como na 2, demoram o mesmo tempo para ir de A até B, de B até C, de C até B e de B até A.

R- A

10- A estação emissora de ondas eletromagnéticas de rádio, TV, etc, geram essas ondas, de determinada freqüência por meio osciladores eletrônicos e as emitem até o aparelho receptor, cujos elétrons entram em ressonância com a onda eletromagnética emitida pela estação emissora, oscilando com a mesma freqüência por ela emitida, produzindo o sinal elétrico

R- E

11- Com a chave ligada em A

Observe na figura abaixo que não circulará corrente elétrica pela lâmpada 2 (figura).

Cálculo da resistência do resistor equivalente nas sequências abaixo:

Observe na figura abaixo que a corrente total i1 = 2U/R que sai do gerador, é dividida em cada um dos

ramos em partes iguais, pois as lâmpadas 1 e 3 possuem a mesma resistência R.

Então, as lâmpadas 1 e 3 terão a mesma corrente valendo i1’ = i3’ = i1/2 = 2u/2R = U/R.

Com a chave ligada em B

Nesse caso, todas as 3 lâmpadas serão percorridas por corrente elétrica:

A sequência abaixo mostra o cálculo da resistência equivalente:

Observe que, pela lâmpada 2 circulará a corrente total i2 = 2U/3R.

A potência P da lâmpada está relacionada com o brilho, maior potência, maior brilho, pois.

como a resistência R é a mesma para cada lâmpada e P = R.i2, a potência P também é diretamente proporcional a i.

Maior corrente, maior brilho.

Analise os dois casos nos esquemas das figuras abaixo e verifique que a corrente na lâmpada 1 é maior (maior brilho) com a chave ligada em A onde a resistência equivalente é R/2 menor que a de B, que é 3R/2.

R- C

12- O fato de o enunciado afirmar que, sobre a extremidade superior do êmbolo, que pode movimentar-se livremente sem atrito, encontra-se um objeto, significa que a transformação é isobárica (pressão constante).

Primeira lei da equação geral dos gases perfeitos: Para uma quantidade de gás constante a uma dada pressão ( transformação isobárica ), o volume e a temperatura absoluta de uma amostra gasosa são grandezas diretamente proporcionais, ou seja, ∆V é proporcional a ∆T.

Representação gráfica:

Observe na lei ou na representação gráfica que um aumento ou diminuição na temperatura implica num proporcional aumento ou diminuição do volume.

A capacidade calorífica C de determinada amostra gasosa é fornecida pela expressão C = Q/∆T, onde Q é o calor absorvido pelo gás e ∆T sua consequente variação de temperatura.

13- Sendo a colisão elástica a energia total (cinética do sistema constituído pelas 5 esferas) é a mesma antes e depois do choque e o coeficiente de restituição vale e=1. Como em todo em tipo de choque, a quantidade de movimento do sistema também se conserva.

Se você chamar de m a massa de cada esfera e de V sua respectiva velocidade, o módulo da quantidade de movimento do sistema antes do choque (com as 3 esferas se movendo para a direita) é Qsa = mV + mV = mV = 3mV.

Assim, o módulo da quantidade de movimento do sistema depois do choque deve ser também Qsd =

3mV é a única alternativa que satisfaz é a C.

R- C.

14- Observe que no terceiro quadrinho o coelhinho está em órbita circular ao redor da Terra, como

um satélite e, se sua velocidade é constante em módulo, não existe aceleração tangencial, que é nula

R- A

15- Se você reduzir o plano de inclinação a zero, a esfera estará se movendo num plano horizontal e, como não existe atrito, a força resultante sobre ela na direção do movimento será nula (FR = 0).

O impulso resultante sobre ela vale I = FR.∆t = 0.∆t = 0.

R- A

 

Voltar para os Exercícios do ENEM 2014