Exercícios Resolvidos da URCA 2015

 

A Universidade Regional do Cariri ,(URCA) é uma universidade pública estadual sediada na cidade de Crato, contendo outros campi nas cidades de Juazeiro do Norte, Iguatu, Barbalha, Campos Sales e Missão Velha. A URCA atende a uma comunidade de aproximadamente 9.000 estudantes de cerca de 91 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba, distribuídos entre os cursos de graduação, programas especiais e pós-graduação lato sensu.

Possui seis campi, três no município do Crato (Pimenta, São Miguel e São Francisco), dois no município de Juazeiro do Norte (Crajubar e Pirajá) e um emSantana do Cariri, onde funciona o Museu de Paleontologia, mostruário de uma das mais importantes reservas de fósseis do período cretáceo.

A importância da URCA para a região do Cariri pode ser dimensionada pelo seu papel estratégico, no plano do desenvolvimento local, efetivado através do cumprimento de sua missão enquanto produtora de conhecimento, ciência, tecnologia e participante sensível das demandas sociais e da cultura regional.

Almejando alcançar os objetivos propostos a URCA, atualmente, conta com 16 cursos regulares de Graduação, 3 Programas Especiais de Formação de Professores, 6 cursos Sequenciais, 1 curso de Técnico em Enfermagem, 2 Mestrados Profissionalizantes, diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu” e 3 Unidades Descentralizadas-UD, em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha.

01-(URCA-CE-015)

Considere as afirmações:

X) Se um corpo A se move em relação a um corpo B então B se move em relação a A.

Y) A Terra se move em relação ao sol. Portanto o sol se move em relação à Terra.

Podemos dizer que:

A) X e verdadeira e Y e falsa.

B) X e Y são, ambas, falsas.

C) X e falsa e Y e verdadeira.

D) X e Y são ambas verdadeiras.

E) Nada se pode afirmar sem a especificação do referencial.

02-(URCA-CE-015)

Em linguagem da época de Camões, a frase “Não há cousa, a qual natural sendo, que não queira perpétuo o seu estado” pode com um “olhar da física” ser relacionada com:

A) A lei da gravitação.

B) Poesia somente.

C) A lei de inércia (ou primeira lei de Newton – Galileu).

D) Forcas ocultas.

E) Forcas brutas.

03-(URCA-CE-015)

Considerando a mecânica newtoniana podemos afirmar que:

A) O conceito de forca não está experimentalmente relacionado com alteração na velocidade de um corpo.

B) A noção de força está, conceitualmente, relacionada com alteração na velocidade de um corpo independentemente de fazermos uma experiência/observação ou não.

C) O conceito de força envolve duas coisas: a) a noção de empurrar, puxar, atrair, repelir, amassar ou deformar; b) um procedimento (operacional) de medida acompanhado de alguma unidade. A partir dai podemos levantar questões acerca da relação entre força e movimento, cuja resposta deve ser buscada em experimentos.

D) Uma definição de força não envolve um procedimento ou padrão de medida.

E) Força é um conceito sem importância na física Newtoniana

04-(URCA-CE-015)

Uma bola de 400g é colocada (momentaneamente com velocidade nula) em

uma certa altura, em relação ao solo, e cai verticalmente com aceleração de 2m/s².

Supondo que a aceleração da gravidade é aproximadamente 10m/s² então a resistência do ar sobre a bola e o trabalho realizado pela força de resistência do ar no primeiro segundo de queda são, respectivamente, próximos de:

A) 3 newtons e 3 joules.

B) 3,2 newtons e 16 joules.

C) 4 newtons e 16 joules.

D) 3,2 newtons e 3,2 joules.

E) 6 newtons e 6 joules.

05-(URCA-CE-015)

Um medidor de energia elétrica de uma residência mostra um consumo de 10kWh de energia

durante duas horas quando somente um aparelho fica ligado.

Supondo que as perdas por energia térmica nos fios de ligação sejam desprezíveis, podemos dizer que a potência (ou energia por unidade de tempo) total consumida pelo aparelho nesta situação foi

cerca de:

06-(URCA-CE-015)

A cada 10 metros de profundidade a pressão hidrostática em um profundo

lago aumenta de aproximadamente 1 atmosfera. Supondo que a pressão atmosférica sobre a superfície do lago é de 1 atmosfera então a pressão total no fundo do lago, de profundidade 40metros, é cerca de:

A) 5 atmosferas.

B) 4 atmosferas.

C) 3 atmosferas.

D) 2 atmosferas.

E) 1 atmosfera

07-(URCA-CE-015)

A constante calorífica de vaporização da água, sob pressão atmosférica padrão, é cerca de 540cal/g, ou seja, para vaporizar cada grama de água à 100 graus Celcius(a partir do início da

fervura”) sob pressão atmosférica padrão é necessário transferir 540cal de energia térmica.

A quantidade de energia térmica necessária para vaporizar 100g de água à 100 graus Celcius sob pressão padrão é

cerca de:

08-(URCA-CE-015)

Se um homem se encontra a 1,5m de um espelho plano então a distância entre ele e a imagem

produzida pelo espelho é de:

09-(URCA-CE-015)

De acordo com a física clássica a cor de uma luz visível (ou de uma onda eletromagnética monocromática) ou a nota musical associada a uma onda sonora estão relacionadas diretamente com as:

A) Amplitudes das respectivas ondas.

B) Frequencias das ondas.

C) Cargas das ondas.

D) Massas das ondas.

E) Fases das ondas.

10-(URCA-CE-015)

O chamado efeito fotoelétrico consiste na emissão de elétrons por um metal quando um feixe de luz ou radiação eletromagnética incide sobre ele.

A física clássica é inadequada para explicá-lo/descrevê-lo.

O físico Albert Einstein teorizou em 1905 que a luz ou qualquer radiação eletromagnética se propaga como se fosse um fluxo de “grãos” (os “quanta” ou “fótons”) o que posteriormente foi confirmado em vários laboratórios; estes fótons são partículas energéticas sem massa cada qual com uma energia E = hf, onde h é uma constante universal (a constante de Planck) e f é a frequência da radiação correspondente.

Suponha que dois feixes de radiação, I e II, com frequências f(I) e f(II) respectivamente incidem num metal e são absorvidos totalmente por ele, que emite então os “fotoelétrons”. Seja E(I) a energia

de cada fóton do feixe I e E(II) a energia de cada fóton do feixe II. Se f(I)=2f(II), então:

Confira a resolução comentada