Exercícios Resolvidos da UPF 2015


A Universidade de Passo Fundo, fundada em 
1968, é uma instituição de ensino superior do norte do Rio Grande do Sul e está localizada em Passo Fundo e região. É mantida pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), entidade filantrópica e sem fins lucrativos. A UPF disponibiliza 60 cursos degraduação e 50 .cursos de pós-graduação. Além da formação superior, a FUPF possui os cursos de ensino médio regular e ensino técnico, através da mantida Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI). A Universidade se destaca nas áreas da saúde, agronomia e tecnologia, tanto em corpo docente como em infraestrutura.

Possui uma área física de 426 ha, situada no bairro São José, em Passo Fundo, com ambiente adequado ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo em vista sua paisagem ajardinada e largas avenidas. O local, além de tudo, também é utilizado pela comunidade local para momentos de lazer e descontração, utilizando, por exemplo, o zoológico da Universidade e o Centro de Convivência.

A FUPF também possui uma emissora de televisão em canal aberto e duas emissoras de rádio FM, uma na cidade de Passo Fundo e outra na cidade de Carazinho.

01-(UPF-RS-015)

O Brasil, em 2014, sediou o Campeonato Mundial de Balonismo. Mais de 20 equipes de diferentes nacionalidades coloriram, com seus balões de ar quente, o céu de Rio Claro, no interior de São Paulo. Desse feito, um professor de Física propôs a um estudante de ensino médio a seguinte

questão: considere um balão deslocando-se horizontalmente, a 80 m do solo, com velocidade

constante de 6 m/s. Quando ele passa exatamente sobre uma pessoa parada no solo, deixa cair um objeto que estava fixo em seu cesto. Desprezando qualquer atrito do objeto com o ar e considerando g = 10 m/s2, qual será o tempo gasto pelo objeto para atingir o solo, considerado plano?

A resposta correta para a questão proposta ao estudante é

02-(UPF-RS-015)

Na Copa do Mundo de 2014, alguns gols foram marcados a partir de cobranças de falta.

Nessa situação, considere que um jogador bate uma falta de modo que a velocidade inicial da bola

forma um ângulo de 45º com o plano do gramado. Depois de 2 s de vôo no ponto mais alto de sua trajetória, a bola bate na parte superior da trave, que está a 2,4 m do plano do gramado. Considerando g = 10 m/s2 e desprezando os efeitos do atrito com o ar, pode-se dizer que a distância, em metros, do ponto onde foi batida a falta até a trave, é de, aproximadamente:

a) 22 b) 32 c) 42 d) 52 e) 62

03-(UPF-RS-015)

O inverno trouxe excesso de chuva para a região Sul, provocando aumento no volume

de água nos rios. Com relação à força exercida pela água sobre os corpos imersos nela, denominada

de empuxo, é correto afirmar:

a) É sempre igual ao peso do corpo.

b) Seu valor depende da densidade do corpo imerso.

c) Seu valor depende da quantidade total de água no rio.

d) Tem seu módulo igual ao peso do volume da água deslocada.

e) É sempre menor do que o peso do corpo

04-(UPF-RS-015)

Recentemente, empresas desportivas lançaram o cooling vest, que é um colete utilizado

para resfriar o corpo e amenizar os efeitos do calor. Com relação à temperatura do corpo humano, imagine e admita que ele transfira calor para o meio ambiente na razão de 2,0 kcal/min. Considerando o calor específico da água = 1,0 kcal/(kg.°C), se esse calor pudesse ser aproveitado integralmente para aquecer determinada porção de água, de 20 °C a 80 °C, a quantidade de calor transferida em 1 hora poderia aquecer uma massa de água, em kg, equivalente a:

05-(UPF-RS-015)

Segundo os astrônomos, um eclipse solar irá ocorrer em 20 de março de 2015 e será visível, por exemplo, em alguns países da Europa. Com relação à ocorrência de eclipses, é correto afirmar que eles evidenciam o princípio da:

a) reversibilidade dos raios luminosos.

b) independência dos raios luminosos.

c) refração da luz.

d) propagação retilínea da luz.

e) polarização da luz.

06-(UPF-RS-015)

Analise as afirmações sobre tópicos de Física Moderna.

I. Um dos postulados da teoria da relatividade especial é o de que as leis da Física são idênticas em relação a qualquer referencial inercial.

II. Um segundo postulado da teoria da relatividade especial é o de que a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal que não depende do movimento da fonte de luz.

III. Denomina-se de efeito fotoelétrico a emissão de fótons por um material metálico quando exposto a radiação eletromagnética.

IV. A Física Moderna destaca que em algumas situações a luz se comporta como onda e em outras situações como partícula. Está correto apenas o que se afirma em:

07-(UPF-RS-015)

Sobre conceitos de eletricidade e magnetismo, são feitas as seguintes afirmações:

I. Se uma partícula com carga não nula se move num campo magnético uniforme perpendicularmente à direção do campo, então a força magnética sobre ela é nula.

II. Somente imãs permanentes podem produzir, num dado ponto do espaço, campos magnéticos de módulo e direção constantes.

III. Quando dois fios condutores retilíneos longos são colocados em paralelo e percorridos por correntes elétricas contínuas de mesmo módulo e sentido, observa-se que os fios se atraem.

IV. Uma carga elétrica em movimento pode gerar campo magnético, mas não campo elétrico.

Está correto apenas o que se afirma em:

08-(UPF-RS-015)

Em uma aula no laboratório de Física, o professor solicita aos alunos que meçam o valor da resistência elétrica de um resistor utilizando um voltímetro ideal e um amperímetro ideal.

Dos esquemas abaixo, que representam arranjos experimentais, qual o mais indicado para a realização dessa medição?

Confira a resolução comentada.