Resolução Comentada da UNISINOS 2015

RESOLUÇÕES

01- Tempo que o som, com velocidade de Vs = 340 m/s demorou para ir de Fred até Hulk, percorrendo d=340m Vs = d/t’ 340 = 340/t’ t’ = 1s.

Nesse tempo t’ = 1s o carro com velocidade Vc percorreu uma distãncia x tal que Vc = x/t’ Vc =

x/1 Vc = x (I).

Quando ouviu o som do apito e com o carro na posição x, Hulk disparou o cronômetro e o desligou quando o carro passou por ele marcando 12,6s, portanto o carro percorreu uma distância de d’ = 340 – x em t = 12,6s.

Vc = d’/t Vc = (340 – x)/12.6 (II)

Igualando (I) com (II) x = (340 – x)/12,6 12,6x = 340 – x x = 340/13,6 = 25m.

Substituindo x = 25m em (I) Vc = x = 25m/s.

R- C

02- No instante em que a luz deixa de iluminar o fundo do tanque, o raio de luz refratado no interior do líquido atinge o lado esquerdo de sua base.

R- D

03- Figura 1 A e C se atraem ou uma está neutra e a outra eletrizada, ou ambas estão eletrizadas com cargas de sinais opostos.

Figura 2 B e C se atraem ou uma está neutra e a outra eletrizada, ou ambas estão eletrizadas com cargas de sinais opostos.

Figura 3 A e B se atraem ou uma está neutra e a outra eletrizada, ou ambas estão eletrizadas com cargas de sinais opostos.

Observe nos experimentos que as esferas A e B estão eletrizadas com cargas de sinais contrários (pois se atraem no experimento 3) e que a esfera C está neutra, sendo atraída por indução pela esfera A (experimento 1) e pela esfera B (experimento 2). Assim, das três hipóteses apresentadas, a correta é a hipótese III.

R- E

04- I. Falsa Garrafa térmica – Há aproximadamente um século, foi inventada por James Dewar e foi construída de maneira que evite a transmissão de calor pelos três processos (condução, convecção e irradiação).

A condução térmica é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas e pela tampa de material isolante. A irradiação é evitada pelas paredes espelhadas que refletem as radiações tanto interna como externamente. A convecção é evitada pelo vácuo entre as paredes duplas.

II. Correta É o fenômeno pelo qual a energia emitida pelo Sol chega até a Terra através do vácuo.

Realiza-se através de ondas eletromagnéticas que são compostas por diversas ondas de freqüências diferentes (raios cósmicos, raios X, raios ultravioleta, luz visível, raios infravermelhos, microondas, etc.), chamadas radiações térmicas. Qualquer corpo que possua temperatura superior ao zero absoluto (0K ou -273oC) emite energia radiante e as que se transformam mais facilmente em calor quando absorvidas pelo receptor são as infravermelhas, denominadas também de ondas de calor.

A radiação ocorre também no ar, como você pode observar na figura a onde a mão está recebendo

calor por irradiação.

III. Falsa  O gelo é um excelente isolante térmico, evitando perda de calor por condução.. Os esquimós o utilizam para fazerem suas moradias que se denominam iglus.

 Normalmente a parte interna é forrada com peles de foca, deixando o recinto bastante confortável. A iluminação é garantida por uma janela feita ou de um bloco de gelo transparente ou de pele de foca ou de baleia.

O calor da fogueira derrete parte dos blocos, mas a água escorre e congela novamente, reforçando a vedação das paredes de gelo.

Na entrada do iglu, é construído um pequeno túnel para impedir que o vento chegue ao interior

R- B

05- Efeito fotoelétrico –   Heinrich Rudolf Hertz, em 1887, detectou e gerou em laboratório, em uma s

série de experiências que, quando a luz (onda eletromagnética, radiação eletromagnética) de freqüência suficientemente alta incide sobre a superfície de um metal que a absorve, ela pode retirar elétrons do mesmo. Esse fenômeno ficou conhecido como efeito fotoelétrico.

R- A

Voltar para exercícios.