Exercícios Resolvidos da UNISINOS 2015

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é uma instituição de ensino superior privada jesuíta localizada na cidade brasileira de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

Mantida pela Associação Antônio Vieira, vinculada à Companhia de Jesus, a Unisinos integra uma rede de 200 instituições de ensino superior jesuítas, com 2,2 milhões de alunos no mundo todo.

De acordo com a classificação do Índice Geral de Cursos de 2010, organizada pelo Ministério da Educação (MEC), a Unisinos está entre as quatro melhores universidades particulares do País.

campus principal da Unisinos fica na cidade de São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul, importante polo econômico da região do Vale do Rio dos Sinos, distante 25 minutos da capital gaúcha,Porto Alegre. Dispõe de 90,55 hectares e 142km² de área de preservação ecológica, sendo, por isso, considerada a maior universidade em área do Estado. Além disso, o campus possui mais de 400 salas de aula, 150 laboratórios modernos e uma das maiores bibliotecas universitárias da América Latina.

Concentra mais de 31 mil estudantes em 57 cursos de graduação, 25 programas de pós-graduação (mestrados e doutorados)recomenados pelo CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), além de especializações, MBAs e cursos de formação específica. Atualmente, possui cerca de 240 pesquisas em andamento. Tem em sua base mais de 2000 funcionários e docentes – dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores, porcentagem superior à média brasileira.

A Universidade também possui uma rádio, a Unisinos FM, e uma emissora de televisão, a TV Unisinos.

01-(UNISINOS-RS-015)

Dois estudantes do Ensino Médio, Fred e Hulk, realizam uma experiência com o objetivo de determinar, numa rodovia, a velocidade escalar média de um carro que realiza um movimento retilíneo e uniforme.

Fred tem um apito, e Hulk, um cronômetro. Os estudantes ficam à distância D = 340 m um do outro e, no instante em que o carro passa por Fred, este aciona o apito. Ao ouvir o som do apito, Hulk dispara o cronômetro e o trava novamente no instante em que o carro passa por ele. O cronômetro registra 12,6 s. Sabe-se que a velocidade do som, no ar, é de 340 m/s. A velocidade escalar média do carro, em m/s, é de

02-(UNISINOS-RS-015)

Um tanque cilíndrico e opaco, com a superfície superior aberta, tem um diâmetro de 3,0 m e está completamente cheio de um líquido de índice de refração igual a 1,5, como mostra a figura abaixo.

Ao entardecer, a luz do Sol forma um ângulo de 30º com a linha do horizonte. A partir desse instante, a luz do Sol deixa de iluminar o fundo do tanque. O índice de refração do ar é igual a 1,0.

Com base nessas informações e nos dados apresentados, deduz-se que a altura D do tanque, em m, é de

03-(UNISINOS-RS-015)

Um professor de Física, na primeira aula de Eletricidade, realiza a seguinte demonstração: suspende três pequenas esferas metálicas idênticas, A, B e C, por fios isolantes, em três suportes. Para testar se elas estão eletrizadas, realiza três experimentos durante os quais verifica como elas interagem eletricamente, duas a duas:

Experimento 1: As esferas A e C, ao serem aproximadas, atraem-se eletricamente, como ilustra a figura 1.

Experimento 2: As esferas B e C, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 2.

Experimento 3: As esferas A e B, ao serem aproximadas, também se atraem eletricamente, como ilustra a figura 3.

Formulam-se, então, cinco hipóteses. A partir dos resultados dos experimentos, a hipótese correta é:

a) as três esferas estão eletrizadas.

b) apenas uma esfera está eletrizada e com carga positiva.

c) apenas uma esfera está eletrizada e com carga negativa.

d) apenas duas esferas estão eletrizadas com cargas de mesmo sinal.

e) apenas duas esferas estão eletrizadas com cargas de sinais contrários.

04-(UNISINOS-RS-015)

Considere as proposições abaixo.

I – As paredes das garrafas térmicas são espelhadas para que evitem a transmissão de calor por condução térmica.

II – Ao colocar a mão próxima à base de um ferro elétrico quente, sente-se a mão esquentar. Neste caso, a transmissão de calor entre o ferro e a mão ocorre principalmente por irradiação térmica.

III – Os esquimós fazem suas casas, os iglus, com blocos de gelo. O gelo é um isolante térmico que

mantém o ambiente interno mais quente que o externo por impedir a convecção do calor.

Sobre as proposições acima, pode-se afirmar que

a) somente I é correta;

b) somente II é correta;

c) somente I e II são corretas;

d) somente II e III são corretas;

e) I, II e III são corretas.

05-(UNISINOS-RS-015)

Ao entardecer, as lâmpadas de iluminação das ruas acendem-se automaticamente. Ao clarear do dia, apagam-se. Uma porta se abre quando uma pessoa dela se aproxima. Uma campainha é ativada

quando um cliente passa pela porta de uma loja, avisando da sua chegada. Holofotes acendem-se na passagem de uma pessoa em suas imediações. Todas essas aplicações tecnológicas descritas são explicadas pelo efeito fotoelétrico.

O efeito fotoelétrico consiste na ……………………. de ……………………. por uma superfície metálica quando nela incide uma onda …………………….

As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por

a) emissão; elétrons; eletromagnética.

b) absorção; prótons; mecânica.

c) emissão; prótons; eletromagnética.

d) absorção; elétrons; eletromagnética.

e) emissão; elétrons; mecânica.

Confira a resolução comentada.