Exercícios Resolvidos da UniCesumar 2015

UNICESUMAR – Universidade Cesumar, é um dos centros universitários mantido pela UNICESUMAR – Universidade Cesumar, sediada na cidade de Maringá, no Estado do Paraná.

01-(UniCesumar-PR-015)

Um técnico de eletricidade dispõe de diversas lâmpadas ôhmicas idênticas nas quais podemos ler as seguintes inscrições: 12V – 6W. Ele pretende associar o maior número possível dessas lâmpadas em paralelo e ligá-las a uma fonte de 12V. Como precaução insere, em série, com a fonte de tensão, um fusível que suporta uma corrente máxima de 4A a fim de proteger as lâmpadas.

Após efetuar alguns cálculos, o técnico determina o número máximo de lâmpadas que ele pode associar em paralelo nesse circuito, sem queimar o fusível. Onúmero máximo de lâmpadas que ele encontrou foi igual

02-(UniCesumar-PR-015)

Uma pessoa de altura h coloca-se diante de uma câmara escura de orifício com o intuito de produzir, na face oposta ao orifício da câmara, uma imagem que corresponda a três quartos (3/4) de sua altura.

Sabendo que a câmara escura tem profundidade d, qual será a distância entre a pessoa e sua imagem?

03-(UniCesumar-PR-015)

Um gás ideal, cuja temperatura inicial é de 27ºC, está armazenado num recipiente cilíndrico, fechado por um êmbolo móvel, e é aquecido isobaricamente até que suatemperatura absoluta final quadruplique. Sabe-se que, no interior do recipiente cilíndrico, há 5 mols desse gás mantido a uma pressão de 1,23 atm. Sendo o valor daconstante universal dos gases perfeitos igual a 0,082 atm.L.mol-1 .K-1 , o volume final, em litros, desse gás após o aquecimento será igual a

04-(UniCesumar-PR-015)

Uma partícula realiza um movimento circular e uniforme numa trajetória de raio (R) igual a 2,5m, obedecendo à seguinte função horária dos espaços lineares: S = 5 + 10t, em unidades do Sistema Internacional. Podemos afirmar que o período (T), a frequência (f) do movimento e a aceleração centrípeta (acp) da partícula valem, respectivamente, aproximadamente: (Adote π=3)

05-(UniCesumar-PR-015)

Um solenóide de 30cm de comprimento, contendo 800 espiras e resistência elétrica 7,5Ω é conectado a um gerador de força eletromotriz igual a 15 V e resistência interna de 2,5 . Determine, em tesla (T), o módulo do vetor indução magnética no interior do solenóide.

Considere a permeabilidade magnética do meio que constitui o interior do solenóide igual a 4π.10-7 T.m.A-1. e adote π=3.

 

Confira a Resolução Comentada