Resolução Comentada da UNEAL 2015

RESOLUÇÕES

01- A. Falsa existe sim , é a aceleração centrípeta.

B. Correta a aceleração vetorial  é definida como , e indica a variação de velocidade uma unidade de tempo, sendo que essa variação pode acontecer tanto em direção como em sentido.

Assim, a aceleração vetorial  pode ser decomposta em duas; a aceleração tangencial  e a aceleração centrípeta , conforme a figura.

 

 Características da aceleração tangencial (): é responsável pela variação da intensidade (módulo) do vetor velocidade, fazendo com que o movimento seja acelerado ou retardado.

C e D. Falsas veja B.

E. Falsa no MCU o período (tempo que demora para efetuar uma volta completa) é o mesmo e, como a freqüência (número de voltas na unidade de tempo) é o inverso do período, ela também será a mesma.

R- B

02- Para um mesmo corpo imerso num líquido, o empuxo é constante pois, E = dlíquido.g.Vimerso.

Observe na expressão acima que todas as grandezas são constantes, portanto o empuxo é o mesmo independente da profundidade.

R- B

03- Descendo o rio VR = Vb + VC = 30 (I)

Descendo o rio VR = Vb – VC = 20 (II)

(I) + (II) 2Vb = 50 Vb = 25 km/h e Vc = 30 – 25 = 5 km/h.

R- E

04- Para qualquer satélite em órbita ao redor da Terra a força gravitacional é igual à força resultante centrípeta (desde que a resistência do ar seja desprezada).

R- A

05- Isotrópico é a caracterização de uma substância que possui as mesmas propriedades físicas, independentemente da direção considerada, o que significa que, quando aquecida, ela se dilata igualmente em todas as direções e sentidos, não se deformando.

R- E

06- Pode-se definir o Segundo Princípio da Termodinâmica da seguinte maneira: “É impossível obter uma máquina térmica que, operando em ciclos, seja capaz de transformar totalmente o calor por ela recebido em trabalho”

A única falsa é a IV.

R- A

07- Translação de um espelho plano – Quando um corpo se aproxima ou se afasta de um espelho plano com velocidade V em relação ao espelho, sua imagem se afasta ou se aproxima do espelho com velocidade V em relação ao espelho.

 Assim, como objeto e imagem se movem em sentidos contrários, a velocidade do objeto em relação à imagem será 2V.

R- A

08-

III. Correta Intensidade é a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco.

R- D

09- ρA = ρB/3 ρB = 3ρA; LB = 2LA e SA = SB/6 SB = 6SA.

RA = ρA.LA/SA RB = ρB.LB/SB = 3ρA.2LA/6SA = ρA.LA/SA RA = RB e, como R e U são os mesmos, a corrente elétrica i também será a mesma.

R- C

Voltar para os exercícios.