Exercícios Resolvidos da UNCISAL 2015

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) é uma instituição de ensino superior, pública estadual localizada no Estado de Alagoas.

A Uncisal é composta pelos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional, e agrega à sua estrutura as unidades assistenciais e hospitais-escola José Carneiro, Portugal Ramalho, Dr. Hélvio Auto, a Maternidade Santa Mônica e ainda a Escola Técnica de Saúde professora Valéria Hora

01-(UNCISAL-AL-015)

Em um “Carregador de Baterias para Tablet” encontram-se as seguintes informações.

Quanto tempo esse carregador levaria para preencher totalmente a carga de uma bateria nova, completamente descarregada e de capacidade 7000 mAh?(Desconsidere as perdas por efeito Joule)

A) 1,00 h B) 1,40 h C) 2,00 h D) 2,45 h E) 3,50

02-(UNCISAL-AL-015)

Uma das tecnologias utilizadas atualmente para reduzir o uso de combustíveis fósseis nos automóveis é o chamado motor híbrido, que utiliza tanto a combustão interna como a energia

elétrica, que é armazenada em baterias e gerada a partir do momento que o automóvel é freado. Suponha que um automóvel de massa 800 kg em movimento a umavelocidade de 108 km/h (30 m/s)

realiza uma frenagem até parar completamente.

Se o veículo é dotado de motor híbrido e os geradores internos de energia elétrica possuem eficiência de 40%, a quantidade de energia armazenada nessa frenagem é capaz de manter uma lâmpada de 20 W acesa por quanto tempo?

03-(UNCISAL-AL-015)

Ao montar uma rede de descanso, recomenda-se não deixá-la muito esticada e nem muito

distendida. Essa recomendação tem fundamentos não apenas estéticos e anatômicos, mas físicos

também, pois influencia diretamente na força de tração que será aplicada sobre ela.

Se M é a massa de uma pessoa totalmente deitada no centro da rede, g é a constante de aceleração gravitacional, e desprezarmos a massa da rede, a relação entre o módulo da tração (T) sofrida pela rede e o ângulo (θ) entre a inclinação da rede e a linha horizontal é

04-(UNCISAL-AL-015)

Antes do advento das câmeras frontais nos aparelhos de telefonia móvel, os autorretratos (conhecidos na internet como “selfies”) eram feitos com a pessoa posicionada em frente a um

espelho plano e vertical e fotografando sua própria imagem refletida nesse espelho. A depender do motivo, esta prática ainda é utilizada nos dias atuais; porém, um dos problemas em se

utilizar esta técnica é que em algumas máquinas fotográficas de foco automático a imagem da pessoa (o próprio fotógrafo) aparece um pouco desfocada na fotografia.

Levando em conta que a imagem de um objeto fica desfocada na fotografia quando a lente da máquina fotográfica não consegue formar sua imagem exatamente na posição do filme/sensor

fotográfico, uma explicação física para o efeito de desfocagem descrito é que

A) a refração da luz, ao atravessar a camada de vidro do espelho, provoca um desvio na direção da luz refletida, dificultando sua projeção na posição correta.

B) a imagem da pessoa, por se tratar de um espelho plano, é do tipo virtual e, por isso, não pode ser projetada no filme/sensor fotográfico.

C) a reflexão da luz em espelhos planos ocorre na sua maior parte de maneira difusa, dificultando a formação da imagem em um ponto preciso.

D) boa parte da luz, durante a reflexão no espelho, é absorvida por ele, dificultando o mecanismo de focalização da máquina fotográfica.

E) a máquina fotográfica regula o foco no plano do espelho, sendo que a imagem da pessoa é formada atrás do espelho.

05-(UNCISAL-AL-015)

O conhecimento da lei dos gases nos propicia compreendermos o comportamento físico dessas

substâncias, quando variamos parâmetros como temperatura, pressão, volume e quantidade de

matéria. Dadas as afirmativas,

I. Se a temperatura se mantivesse constante, um balão meteorológico explodiria se ele subisse indefinidamente na atmosfera terrestre.

II. Baixando drasticamente a temperatura no interior de um veículo fechado, a função dos “air bags” pode ficar comprometida.

III. Em baixas temperaturas e pressão, um gás real não se comporta como um gás ideal conforme previsto pela lei dos gases.

IV. O dióxido de nitrogênio, quando confinado, pode comportar-se como um gás ideal, quando se eleva temperatura ou pressão.

V. Em um sistema fechado, as interações químicas entre as moléculas de um gás ideal aumentam com o aumento dapressão.

Verifica-se que estão corretas apenas

06-(UNCISAL-AL-015)

Uma das recomendações contidas nos manuais de direção é, em caso de chuva, evitar frear em

curvas a ponto de travar as rodas, pois esse procedimento pode causar a derrapagem do automóvel

e, consequentemente, acidentes graves.

Do ponto de vista científico, a derrapagem devido às condições descritas ocorre porque

A) o travamento das rodas faz o atrito superar a força centrípeta, reduzindo a capacidade do automóvel de realizar uma curva.

B) a frenagem reduz a velocidade do automóvel, reduzindo a capacidade da força centrípeta de realizar uma curva.

C) a fina camada de água na pista provoca uma redução da força normal, implicando a redução da força centrípeta.

D) a pista molhada e o travamento de roda reduzem o atrito estático, impedindo a realização da curva.

E) o travamento das rodas faz o atrito estático responsável pela força centrípeta parar de atuar.

Confira a resolução comentada