Resolução comentada da UFSCAR 2015

RESOLUÇÕES

01- Não existindo atrito o sistema é conservativo e a energia total (mecânica) é constante em qualquer ponto da trajetória. Assim, a energia potencial gravitacional no ponto mais alto (250 000J) tem o mesmo valor que a energia cinética com que ele chega ao solo.

R- C

02- Energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).

Os combustíveis fósseis são fontes não-renováveis de energia: não é possível repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessários milhões de anos para poder contar novamente com eles. São aqueles cujas reservas são limitadas. As principais são a energia da fissão nuclear e os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão).

R- A

03-

Convecção térmica

Trata-se da transferência de energia térmica (calor) pela matéria em movimento devido à diferença de densidades dessa matéria. Essa matéria só pode ser fluida (líquido, gás ou vapor). Observe a figura abaixo onde se tem tubos de vidro contendo água líquida.

A água em A, aquecida, expande-se, fica menos densa, mais leve e sobe o trecho AB. A água mais fria, mais densa e mais pesada do trecho CD desce e ainda empurra para cima a água quente do ramo AB. Obtém-se então uma circulação de água na qual a transferência de calor é feita  através da matéria (no caso, água) e que recebe o nome decorrente de convecção.

Condução térmica

O calor é conduzido de um ponto a outro do corpo sem que haja deslocamento das partículas.

Explicando microscopicamente o fenômeno: a região próxima da chama tem o movimento vibratório de suas moléculas aumentado, adquirindo assim maior energia cinética, que é transferida através de choques às partículas vizinhas, que também aumentam seu movimento vibratório. Através desse transporte de energia, toda a barra é aquecida.

A condução não ocorre no vácuo, pois ela precisa de um meio material para se propagar.

R- B

04- Em astronomia, chama-se superlua ou superlua cheia a ocasião na qual a lua cheia se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isto

acontece devido à órbita lunar ser elíptica e o seu centro não coincidir com o centro da Terra. Nos referidos casos, por estar mais próxima da Terra e com a Terra entre a Lua e o Sol, apresenta-se maior e mais brilhante que o normal.

R- C

05- Como o corpo pássaro possui resistência elétrica e seus pés estão bem próximos, a ddp (diferença de potencial) produzida entre seus és é baixa e a corrente elétrica seguirá pelo fio, não passando por ele, não o eletrocutando.

R- E

Voltar para os Exercícios