Exercícios resolvidos da UFSCAR 2015

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é um importante centro de ensino superior, com sede no município de São Carlos, estado de São Paulo, no Brasil.

Fundada em 1968, é uma das poucas universidades federais do estado de São Paulo (ao lado da UFABC e UNIFESP) e a única universidade federal sediada no interior do Estado de São Paulo e também a mais antiga universidade federal do estado.

Destaca-se pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente: 99,9% são doutores ou mestrespesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva. Segundo dados da Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais, as atividades da Universidade envolvem 9.188 alunos em 57 cursos de graduaçãopresencial, 2,171 estudantes em 5 cursos a distância e 2.776 alunos/as em 57 programas de pós-graduação, totalizando 14.135 estudantes em 2010.

A Universidade possui três Campi: o principal (sede) fica em São Carlos, município localizado a 234 km da capital do Estado, e tem 645 hectares, sendo 150 mil m² em áreas construídas 8 . Distante 94 km de São Carlos (e 174 km da capital) está o Campus de Araras, criado em 1991, onde são oferecidos os curso de graduação em Engenharia Agronômica, com importantes pesquisas na área,Agroecologia e Biotecnologia. O Campus possui 230 hectares de extensão, sendo 25 mil m² de área construída. Em 2005, deu-se início à construção do Campus de Sorocaba, o qual ocupa 70 hectares e cerca de 12 mil m² de área construída. Atualmente, o Campus Sorocaba tem 14 cursos de graduação, 2 de pós e a CAPES aprovou mais 3 programas a serem implantados em 2011.

Os 33 departamentos acadêmicos da Universidade estão divididos em quatro centros: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e Centro de Ciências Agrárias (CCA

01-(UFSCAR-SP-015)

Para a distribuição de mantimentos, um helicóptero sobrevo auma aldeia indígena que se

encontra isolada do acesso terrestre. A certa altura do solo, o piloto deixa cair, a partirdo repouso, um pacote de mantimentos de massa 250 kg.

A energia potencial do pacote no instante em que o piloto o larga é de 250 000 J. Considerando desprezíveis todas as resistências, é correto afirmar que a energia cinética do pacote ao atingir o solo tem valor, em joules, igual a

02-(UFSCAR-SP-015)

O desenvolvimento sustentável do planeta se dará quando os povos investirem firmemente na produção de energia em queas matérias primas utilizadas sejam provenientes de fontes renováveis. Praticamente inesgotáveis, podem ser citadoscomo fontes de energia renováveis

03-(UFSCAR-SP-015)

A condução e a convecção são dois mecanismos de transferênciade calor que só ocorrem através de um meio material.

O processo de condução de calor ocorre tanto em materiais sólidos quanto em fluidos, sem que haja transporte de matéria.

A convecção ocorre

(A) unicamente em sólidos e caracteriza-se pelo fato de ocalor ser transferido pelo contato entre os corpos envolvidos.

(B) unicamente em fluidos e caracteriza-se pelo fato de o calor ser transferido pelo movimento de partes do próprio fluido.

(C) unicamente em fluidos e caracteriza-se pelo fato de ocalor ser transferido pelo contato entre os corpos envolvidos.

(D) tanto em sólidos quanto em fluidos e caracteriza-se pelofato de o calor ser transferido pelo contato entre os corposenvolvidos.

(E) tanto em sólidos quanto em fluidos e caracteriza-se pelofato de o calor ser transferido mesmo que os corpos se encontrem separados.

04-(UFSCAR-SP-015)

A Lua dá uma volta em torno da Terra a cada 29,5 dias. Comosua órbita não é realizada em uma circunferência perfeita, emalguns momentos ela encontra-se mais afastada da Terra e,em outros,mais próxima. O ponto de maior afastamento da Lua em relação à Terra é o apogeu, e o de maior aproximação,o perigeu da órbita. No último mês de agosto, pôde-seobservar no céu a chamada Superlua cheia. Esse fenômenoocorre quando a Lua entra na fase cheia no mesmo dia em

que se encontra no perigeu.

Essas duas coincidências fizeram a lua brilhar mais, aparentarser maior que o normal e

(A) o Sol encontrava-se entre a Terra e a Lua.

(B) a Lua encontrava-se entre a Terra e o Sol.

(C) a Terra encontrava-se entre a Lua e o Sol.

(D) a Terra, a Lua e o Sol encontravam-se nos vértices de um triângulo retângulo.

(E) a Terra, a Lua e o Sol encontravam-se nos vértices de um triângulo equilátero.

05-(UFSCAR-SP-015)

É comum observarmos pássaros, em repouso, sobre fiosde alta tensão, sem que sejam eletrocutados ou que sofram queimaduras.

Essa condição é possível, pois

(A) os pássaros não oferecem resistência à corrente elétrica.

(B) os pássaros são aves consideradas perfeitamente isolantes.

(C) os pássaros escolhem fiação elétrica que não estão emuso.

(D) a potência elétrica produzida entre os pés dos pássarosé alta.

(E) a diferença de potencial produzida entre os pés dos pássaros é baixa.

 

Confira a resolução comentada