Exercícios Resolvidos da UENP 2015

A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma Universidade pública estadual cuja mantenedora é o governo do estado do Paraná – a (UENP) sede na cidade de Jacarezinho, Estado do Paraná, e campi nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, onde estão localizadas as instituições de ensino superior. Possui três campus: Campus Cornélio Procópio; Campus Jacarezinho e Campus Luiz Meneghel.

A estrutura que integra a instituição, conta com uma organização na forma multicampi, descentralizada geograficamente, sendo de fato uma autarquia estadual de regime especial, gozando de autonomia didático-cientifica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial.

01-(UENP-PR-015)

A respeito do conceito de força é possível afirmar que:

I – A força resultante atuante em um corpo independe das orientações vetoriais das forças isoladas exercidas sobre ele. Depende tão somente de seus módulos ou intensidades.

II – Se a força resultante que age em um corpo for nula sua velocidade permanece inalterada, ou seja, não há aceleração atuando no sistema.

III – A massa e a velocidade de um corpo são os fatores fundamentais para a determinação da força resultante atuante sobre um sistema.

a) I, II e III estão corretas.

b) I e II estão corretas e III incorretas.

c) I e III estão corretas s e II incorretas.

d) Apenas III é correta.

e) Apenas II é correta

02-(UENP-PR-015)

No circuito seguinte, o voltímetro e o amperímetro são ideais. Entre A e B existe uma ddp de 70V.

A leitura do voltímetro e do amperímetro é, respectivamente:

a) 22,5 V e 2,5 A b) 28,5 V e 7,5 A c) 30 V e 2,5 A d) 37,5 V e 7,5 A e) 40 V e 3,0 A

03-(UENP-PR-015)

O piloto brasileiro Lucas di Grassi foi o vencedor da primeira etapa da Formula E Championship

(campeonato mundial de Fórmula E), realizada no dia 14 de setembro de 2014, em Pequim/China. Contando com carros de corrida totalmente elétricos, esse campeonato, que se estenderá até julho de 2015, terá, dentre outras inovações, a “Fanboost”, em que os fãs podem dar ao seu piloto favorito um impulso extra de velocidade, ao votarem neles antes da corrida. Os três motoristas mais votados receberão, durante 5 segundos, o “power boost” por carro, por motorista, que aumenta temporariamente a potência do seu carro, de 150 kw (quilowatts) para 180 kw (quilowatts). Diante desse aumento, qual a energia extra que o carro de um piloto eleito conseguirá obter no tempo estipulado pela organização da corrida?

04-(UENP-PR-015)

Em 2015 será celebrado o centenário da divulgação da Relatividade Geral, de Albert Einstein,

que generalizou a teoria da Relatividade Restrita do ano de 1905. Na publicação de 1915, Einstein expôs que espaço, tempo, massa e gravidade estão intimamente ligados. Segundo a teoria da Relatividade, o tempo passa mais lentamente quando um corpo se move com velocidade elevada, do que quando ele está parado. De acordo com esse preceito, por exemplo, os relógios internos dos satélites artificiais de posicionamento (Global… GPS) devem ser constantemente corrigidos. Sobre essas teorias, são feitas as seguintes afirmações:

I – Quanto mais rápido um corpo se move, menor é a velocidade da passagem do tempo.

II – O relógio interno do satélite de GPS se não fosse corrigido acumularia um erro na localização do ponto procurado.

III – Se um irmão gêmeo viajasse com velocidade muito alta e o outro permanecesse em repouso, aquele viajante encontraria o irmão mais jovem do que ele.

IV – Para compensar o efeito da Relatividade, um relógio de um astronauta deve ser adiantado,

quando voltar à Terra.

Está CORRETA:

a) Somente I. b) Somente II e III. c) Somente III e IV. d) Somente I, II e IV. e) Todas.

05-(UENP-PR-015)

Em 1994 foi inaugurado o Túnel sob o Canal da Mancha, ligando a França e a Inglaterra. No início do século XIX, um projeto de um túnel ligando os 2 países entusiasmou até o imperador francês Napoleão Bonaparte, mas, por temer uma futura invasão do seu território, a Inglaterra não aprovou tal construção. O Eurotúnel, de 51 km de extensão e 40 km de trajeto submarino, foi construído 50 metros abaixo do leito do mar; por ele trafega o Eurostar: um trem de passageiros de alta velocidade, de 400 metros de comprimento. Levando em conta as informações anteriores, e sabendo que a velocidade do Eurostar é de 300 km/h, e admitindo que ela seja constante no trecho submarino, qual é o tempo aproximado de travessia pelo mar?

06-(UENP-PR-015)

Uma situação bem comum nas residências é a interrupção da energia elétrica quando determinados equipamentos elétricos são ligados simultaneamente. Essa sobrecarga desativa o disjuntor. Isso acontece, por exemplo, quando a instalação elétrica não é mais compatível com as novas demandas de equipamentos eletroeletrônicos. Para que não continue ocorrendo o problema

mencionado anteriormente, o atual disjuntor de uma casa (20 A, 127 V) deve ser trocado por outro, cujo dimensionamento mínimo não mais provoque a suspensão da eletricidade. Para que um secador de cabelo (1400 W), um chuveiro (4400 W) e 4 lâmpadas (100 W cada) e um aparelho de som (150 W) sejam ligados ao mesmo tempo, sem ocorrer interrupção, qual deve ser a diferença mínima entre as amperagens do atual disjuntor e aquele que o substituirá?

07-(UENP-PR-015)

Os trens que começaram a cortar todo o território da Inglaterra a partir da segunda década do século XIX eram exemplos práticos das máquinas a vapor surgidas com a Revolução Industrial do fim do séc. XVIII. Sobre as máquinas térmicas, que convertem calor de uma fonte quente e rejeitam energia para a fonte fria, são feitas as seguintes afirmações:

I – Um refrigerador é um exemplo de máquina térmica, cuja operação tem sentido contrário ao referido no enunciado.

II – Se ocorrer uma transformação isobárica, com expansão volumétrica, o gás realizará um trabalho.

III – Uma máquina térmica recebe 1000 J de energia na fonte quente e rejeita 600 J para a fonte fria, então o seu rendimento é de 40%.

IV – O trabalho realizado por um gás, quando submetido a uma pressão constante de 2.105 N/m2 e com aumento de 2 m3, vale 4.105 J.

Está CORRETA:

a) Somente I e III. b) Somente II. c) Somente III e IV. d) Somente II, III e IV. e) Todas.

Confira a resolução comentada.