Resolução comentada da UEG 2015

Resoluções dos exercícios do vestibular da UEG-GO-2015

01- Augustin-Jean Fresnel, físico francês, contribuiu significativamente para a teoria da óptica ondulatória.

Demonstrou experimentalmente a natureza ondulatória da luz e explicou os fenômenos da polarização e da dupla refração e muitos outros fenômenos ópticos.

Tomas Young, antes mesmo de Maxwell, conseguiu provar que a luz tinha um caráter ondulatório, por meio de modo experimental, o da fenda dupla.

Ele confirmou a veracidade da teoria ondulatória da luz. Baseando-se num experimento relativamente simples (dupla fenda), Young apresentou a teoria ondulatória da luz incorporando-lhe um novo conceito fundamental, o chamado, Principio de Interferências:Quando duas ondulações, com origens diferentes, exata ou aproximadamente ao longo da mesma direção, o seu efeito conjunto é uma combinação dos movimentos de cada uma”.

R- A

02- Trata-se do efeito eletromagnético. A figura abaixo mostra o gráfico da energia cinética do elétron extraído em função da frequência da radiação incidente, para uma mesma placa metálica (célula fotoelétrica).

fo é a freqüência mínima (frequência de corte) necessária para produzir o efeito fotoelétrico. Se f=fo o elétron é liberado, mas sua energia cinética é nula. Para freqüências inferiores a fo fenômeno não ocorre. Porém, para valores superiores a fo, o número de elétrons arrancados é diretamente proporcional à intensidade da radiação eletromagnética incidente, ou seja, aumentando a intensidade da radiação (freqüência, cor) incidente no metal, aumenta-se o nível energético dos fótons incidentes, aumentando assim o número de elétrons arrancados.

R- C

03- Foi o físico holandês Christiaan Huygens (1629-1695), um dos primeiros sistematizadores da teoria ondulatória da luz, e seu contemporâneo inglês Isaac Newton (1642-1727), a quem atribuem a defesa de uma teoria puramente corpuscular.

R- B

04- No interior da esfera o potencial elétrico é constante e vale V = KoQ/R, onde R é o raio da esfera valendo R = 0,2 m e V/Ko = 1,0.105 C/m.

A equação fica V/Ko = Q/R 105 = Q/0,2 Q = 0,2.105 = 2.10-1.105 = 2.104 C.

R- A

 

Voltar para os Exercícios