Exercícios Resolvidos da PUC PR 2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é uma instituição de ensino superior privada e católica brasileira. Considerada uma das maiores e mais notáveis universidades do Brasil e da América Latina.

A universidade possui 63 cursos de graduação e em torno de 150 opções em pós-graduação, mestrado e doutorado.

A PUCPR é a 1° colocada do Paraná entre as universidades privadas no Ranking Universitário Folha (RUF), e a 3° melhor colocada em relação às instituições privadas de todo o Brasil. Com 57,73 pontos, é a 27° colocada geral.

01-(PUC-PR-015)

Para fazer o aquecimento de uma sala durante o inverno, uma família utiliza um aquecedor elétrico ligado à rede de 120 V. A resistência elétrica de operação apresentada por esse aquecedor é de 14,4 Ω. Se essa família utilizar o aquecedor diariamente, por três horas, qual será o custo mensal cobrado pela companhia de energia se a tarifa for de R$ 0,25 por kW×h? Considere o mês de 30 dias.

02-(PUC-PR-015)

A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto (p) e da imagem (p’) ao vértice da lente. O gráfico dado mostra a ampliação (m) da imagem em função da distância do objeto para uma determinada lente delgada.

Se o objeto estiver a 6 cm da lente, a que distância a imagem se formará da lente e quais as suas características?

A) Será formada a 30 cm da lente uma imagem real, direita e menor.

B) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem virtual, direita e menor.

C) Será formada a 30 cm da lente uma imagem virtual, invertida e menor.

D) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem real, direita e maior.

E) Será formada a 3,75 cm da lente uma imagem virtual, invertida e menor.

03-(PUC-PR-015)

A figura a seguir ilustra uma visão superior de uma mesa de sinuca, onde uma bola de massa 400 g atinge a tabela com um ângulo de 60° com a normal e ricocheteia formando o mesmo ângulo com a normal. A velocidade da bola, de 9 m/s, altera apenas a direção do movimento durante o choque, que tem uma duração de 10 ms.

A partir da situação descrita acima, a bola exerce uma força média na tabela da mesa de:

A) 5400 N. B) 360 N. C) 3600 N. D) 4000 N. E) 600 N.

04-(PUC-PR-015)

Nas regiões sul e nordeste do litoral da Inglaterra, existem construções em concreto em forma de refletores acústicos que foram utilizadas durante as décadas de 1920 e 1930 para a detecção de aeronaves inimigas.

O som produzido pelas aeronaves é refletido pela superfície parabólica e concentrado no ponto de foco, onde um vigia ou um microfone captava o som. Com o desenvolvimento de aeronaves mais rápidas e de sistemas de radares, os refletores tornaram-se obsoletos.

Suponha que um vigia posicionado no centro de um refletor comece a escutar repentinamente o ruído de um avião inimigo que se aproxima em missão de ataque. O avião voa a uma velocidade constante de 540 km/h numa trajetória reta coincidente com o eixo da superfície parabólica do

refletor. Se o som emitido pelo motor do avião demora 30,0 s para chegar ao refletor, a que distância o avião se encontra do refletor no instante em que o vigia escuta o som? Considere que a velocidade do som no ar é de 340 m/s.

05-(PUC-PR-015)

Um gás é confinado dentro de um sistema formado por um pistão e um cilindro de paredes termicamente condutoras. O cilindro é imerso em um banho formado por uma mistura de água e gelo a 0°C. O gás é submetido a um processo cíclico de modo a produzir o diagrama PV mostrado na figura.

Se a área delimitada pelo ciclo é equivalente ao trabalho de 600 J e considerando o calor latente de fusão do gelo igual a 3,0.105 J/kg, qual a massa de gelo que derrete durante esse processo? Considere que as trocas de calor ocorrem somente entre o gás e a mistura.

Confira a resolução comentada.