Exercícios Resolvidos da IFG 2015

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás. Sua Reitoria está instalada em Goiânia.

O Instituto Federal de Goiás oferece educação integrada do ensino médio à pós-graduação, com ênfase para o ensino técnico integrado ao ensino médio, para os cursos superiores de tecnologia, para as engenharias e também para as licenciaturas nas áreas das ciências naturais e das disciplinas técnicas e/ou profissionalizantes. Apesar de se equipararem às universidades federais, terão papel social diferenciado, ficando com a responsabilidade de ofertar pelo menos 50% de suas vagas para o ensino médio profissional e continuam a atuar em modalidades da educação básica como a educação de jovens e adultos (Proeja). O Instituto Federal de Goiás continua mantendo a tradição da Escola Técnica Federal de Goiás e do Cefet-Goiás de oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens e os trabalhadores do Estado.

01-(IFG-GO-015)

Alguns aplicativos disponíveis na internet podem nos ajudar a programar uma viagem de forma mais previsível.

Um desses aplicativos é o Google Maps, que nos revela, com relativa precisão, a distância a ser percorrida em uma viagem e o tempo previsto para que ela seja completada. Essas grandezas físicas, quando devidamente relacionadas, podem nos informar a velocidade média prevista na viagem.

Uma viagem de Goiânia a Águas Lindas de Goiás, passando pelas BR’s 153 e 060 está evidenciada no mapa a seguir com sua respectiva previsão de duração.

A velocidade escalar média, em Km/h, que deve ser desenvolvida por um veículo para que ele

cumpra o percurso no tempo previsto pelo aplicativo, é mais próxima de

a) 60 Km/h. b) 70 Km/h. c) 80 Km/h. d) 90 Km/h. e) 100 Km/h.

02-(IFG-GO-015)

Um octocóptero com seus equipamentos tem massa de 20,0 kg e consegue ascender (subir) verticalmente com uma aceleração de 3,0 m/s².

Sabendo que a aceleração gravitacional tem valor de 10,0 m/s², podemos afirmar que a força resultante que atua sobre esse octocóptero é

a) vertical, para baixo e tem módulo de 200,0 N.

b) vertical, para cima e tem módulo de 60,0 N.

c) vertical, para cima e tem módulo de 30,0 N.

d) horizontal, para a esquerda e tem módulo de 100,0 N.

e) horizontal, para a direita e tem módulo de 60,0 N.

03-(IFG-GO-015)

04-(IFG-GO-015)

As máquinas térmicas e as máquinas frigoríficas funcionam ciclicamente obedecendo aos princípios da termodinâmica. Sobre essas máquinas, é correto afirmar que

a) o rendimento de uma máquina térmica idealizada que funciona em acordo com o ciclo de Carnot depende exclusivamente das temperaturas das fontes “quente” e “fria”.

b) uma máquina frigorífica essencialmente converte calor em trabalho.

c) uma máquina térmica pode converter integralmente calor em trabalho.

d) as máquinas frigoríficas se utilizam de uma fonte de energia externa para converter calor em trabalho.

e) quanto menor a diferença de temperatura entre a fonte “quente” e a fonte “fria” de uma máquina a vapor idealizada que funcione em acordo com o ciclo de Carnot, maior será seu rendimento.

05-(IFG-GO-015)

As lentes delgadas são muito utilizadas no nosso cotidiano em faróis, lentes de óculos, lupas, binóculos, microscópios e no nosso próprio olho. Elas são classificadas, em relação ao seu comportamento óptico, essencialmente em convergentes e divergentes. Sobre tal comportamento e utilização dessas lentes, écorreto afirmar que

a) as lentes delgadas utilizadas nas lupas são chamadas de divergentes.

b) uma pessoa com miopia pode utilizar-se corretamente de uma lente convergente para corrigir sua deficiência visual.

c) os hipermetropes ou hiperopes têm dificuldade de enxergar com nitidez objetos distantes dos seus olhos.

d) as lentes de bordas finas, independentemente do meio onde se encontram, sempre se comportam como lentes convergentes.

e) as lentes divergentes sempre conjugam imagens virtuais, direitas e menores de um objeto real.

06-(IFG-GO-015)

As tomadas da cozinha de uma residência compõem um circuito elétrico único protegido por um disjuntor de 20 A que é alimentado por uma tensão de 220 V.

Após reformar esse ambiente e, aproveitando-se das promoções da Black Friday de 2014, o proprietário dessa residência adquiriu alguns novos eletroeletrônicos. Veja sua lista de aquisições:

No churrasco de inauguração, houve uma pane elétrica por excesso de “demanda de carga” no circuito da cozinha. Os equipamentos foram desligados e o disjuntor religado.

Para não haver nova pane elétrica, os equipamentos que poderiam ser religados ao mesmo tempo, juntamente com a geladeira e a churrasqueira, seriam

a) o espremedor de frutas e o liquidificador.

b) o grill e o liquidificador.

c) a cafeteira e o espremedor de frutas.

d) o liquidificador e a batedeira.

e) o grill e a torradeira.

07-(IFG-GO-015)

O pólo sul de um ímã se aproxima de uma espira circular conforme a ilustração a seguir:

Considerando apenas as interações de caráter eletromagnético entre o ímã e a espira, é correto afirmar que haverá

a) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano da espira.

b) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido horário para um observador que esteja acima do plano da espira.

c) atração entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti-horário para um observador que esteja acima do plano da espira.

d) repulsão entre eles e será gerada uma corrente induzida no sentido anti-horário para um observador que esteja acima do plano da espira.

e) atração entre eles e não haverá corrente induzida na espira.

 

Confira a resolução comentada