Exercícios Resolvidos da IFF-RS 2015

A formação Tecnológica Superior é uma Graduação que forma profissionais habilitados para atuar na gestão de processos industriais e/ou serviços. Os cursos têm duração, em média, de 3 anos, e são voltados para pessoas que tenham concluído o ensino médio e a profissionais técnicos. A formação é centrada na especialização e no conhecimento da tecnologia de ponta. O Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul oferece, atualmente, Cursos Superiores de Tecnologia nas áreas de Informática, Irrigação e Drenagem (Agricultura) e Gestão Pública; e também Licenciaturas em Biologia e Matemática. Clique nos links abaixo para acessar os cursos.

Modalidades do Ensino Superior

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Irrigação e Drenagem

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Curso Superior de Licenciatura em Química

Curso Superior de Licenciatura em Ciências Biológicas

Curso Superior de Licenciatura em Matemática – Júlio de Castilhos

01-(IF Farroupilha-RS-015)

A partir de 2014, todos os carros fabricados no Brasil deverão ser comercializados contendo obrigatoriamente o sistema de freios ABS e air-bags.

A ideia principal do sistema de freios ABS é que, em uma frenagem de emergência, as rodas do veículo não travem completamente, fazendo com que não exista o arrasto da superfície do pneu

sobre a superfície do pavimento de rodagem. Em relação ao sistema ABS são feitas as afirmações a seguir.

I. A eficiência deste sistema está associada ao fato de que, quando os pneus não arrastam durante a frenagem, o atrito entre o pneu e o pavimento é um atrito estático.

II. A eficiência deste sistema está associada ao fato de que o coeficiente de atrito estático entre o pneu e o pavimento é menor que o coeficiente de atrito cinético entre o pneu e o pavimento.

III. Se o coeficiente de atrito estático entre o pneu de um carro de 1000kg e o pavimento é 0,9 e a aceleração da gravidade é 10m/s2, a distância mínima para que este carro tenha sua velocidade diminuída de 108km/h para o repouso em uma pista horizontal é de 60m.

Está(ão) correta(s)

02-(IF Farroupilha-RS-015)

Em uma aula de Física para o segundo ano de um curso Integrado do Instituto Federal Farroupilha, o professor conduz os alunos até o Laboratório de Química onde há uma balança analítica (balança de precisão).

Coloca um balão de festa vazio sobre a balança e esta indica uma massa de 3,523g.

A seguir, infla esse balão com o ar de seus pulmões e coloca-o novamente sobre a balança. Nessa situação, a balança passa a indicar inicialmente uma massa de 3,852g, mas esse valor começa a

aumentar. Após um tempo, o professor pega esse mesmo balão e coloca embaixo da sua blusa (em contato com o seu corpo), espera alguns minutos até aquecer e coloca-o novamente sobre a balança.

A balança indica, então, um valor de 3,852g e novamente este valor começa a aumentar.

Com relação à situação descrita, considere as afirmações a seguir.

I. A balança indica um valor de massa maior para o balão inflado em relação ao vazio, pois o ar no interior desse balão está comprimido e, desta forma, é menos denso que o ar externo.

II. O valor indicado pela balança vai aumentando a partir do valor 3,852g, pois o ar no interior do balão ao ser resfriado pelo ambiente faz com que ele diminua o seu volume, reduzindo, portanto, a força de empuxo sobre o balão.

III. A balança aumenta o valor indicado em relação à 3,852g porque a massa do ar no interior do balão também aumenta.

Está(ão) correta(s)

03-(IF Farroupilha-RS-015)

Uma pessoa poderá aumentar seu gasto calórico diário através da ingestão de água gelada, por

exemplo, a 5°C, e a conseqüente eliminação dessa água através da urina com uma temperatura igual a sua temperatura corporal, 37°C. Para esse aquecimento, o organismo deverá fornecer energia à água.

Considerando que o calor específico da água é de 1 cal/goC e que a densidade da água é de

1g/cm3, podemos dizer que, se a intenção é fornecer 960 Kcal de energia para o aquecimento da água desde 5°C até 37°C, deverão ser ingeridos:

a) 30 litros de água à 5°C.

b) 3,0 litros de água à 5°C.

c) 3,2 litros de água à 5°C.

d) 32 litros de água à 5°C.

e) 15 litros de água à 5°C.

04-(IF Farroupilha-RS-015)

Em um dia muito frio, o chuveiro elétrico de uma pensão de alunos do Instituto Federal Farroupilha deixa de aquecer a água do banho. Eles verificam as conexões do chuveiro com a rede elétrica, que

apresenta diferença de potencial de 220V, e não detectam nenhum problema. Um deles, aluno

do terceiro ano de um curso Integrado, propõe que houve o rompimento do filamento metálico interno (a resistência) do chuveiro e afirma que é capaz de resolver temporariamente a situação emendando o filamento rompido. Porém o filamento ficará com um tamanho menor que o original.

Em relação a situação acima é correto afirmar que

a) a potência do chuveiro ficará menor que a original devido à diminuição do comprimento do filamento metálico interno do chuveiro.

b) a potência do chuveiro continuará a mesma, pois ele continuará conectado a uma diferença de potencial de 220V.

c) a potência do chuveiro ficará maior que a potência original devido à diminuição do filamento metálico interno do chuveiro.

d) a potência do chuveiro continuará a mesma, pois o valor da resistência do filamento interno do chuveiro depende apenas do material do qual é feito esse filamento.

e) a potência do chuveiro ficará menor que a original, pois caberão menos elétrons no interior do filamento restaurado em relação ao original.

05-(IF Farroupilha-RS-015)

A descoberta e o domínio sobre os fenômenos elétricos e magnéticos foram de grande importância

para a evolução da tecnologia mundial. Em relação a esses dois temas são feitas as afirmações a seguir.

I. a carga elétrica é uma grandeza física quantizada e que tem como representantes elementares da carga positiva os prótons, e como representantes elementares da carga negativa os elétrons.

II. a carga elétrica é uma grandeza física conservada.

III. se um imã permanente em forma de barra for quebrado em duas partes aproximadamente iguais, cada uma dessas duas partes apresentará os dois pólos magnéticos, o Sul e o Norte.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e III. d) apenas II e III. e) I, II e III

Confira a resolução comentada.