Resolução comentada da FMABC

RESOLUÇÕES

01-

Fluxo magnético

Considere uma espira circular, quadrada ou retangular de área S no interior de um campo magnético uniforme de indução. Considere o vetor normal ao plano que contém a espira e α o ângulo que o vetor indução magnética forma com.

 Define-se fluxo magnético pela letra Φ (fi), como sendo o produto entre o vetor indução magnética, a área S da espira e o cosseno do ângulo α formado entre   e , ou seja:

Força eletromotriz induzida

O módulo da força eletromotriz induzida num circuito é igual à razão entre a variação do fluxo magnético nesse circuito, pelo intervalo de tempo em que essa variação ocorre”

02-

R- C

03-

R- A

04- Cálculo da altura de um espelho plano vertical para  que, a partir do chão, uma pessoa possa ver-se de corpo inteiro, desde a cabeça até os pés.

Localizar a imagem A’B’ do objeto AB, atrás do espelho, simétrico dele e de mesmo tamanho (altura).

Ligar, com linha pontilhada, A’ e B’ ao olho da pessoa objeto, que interceptam o espelho nos pontos

M (inferior) e N (superior), que delimitam o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa possa verse de corpo inteiro no espelho. Observe que os triângulos oMN e oB’A’ são semelhantes e dessa semelhança tiramos o tamanho mínimo do espelho MN  —  H/MN = 2d/d  —  MN=H/2 – o tamanho mínimo do espelho para que a pessoa se veja de corpo inteiro deve ter a metade da altura da pessoa, ou seja, deve ser H = 1,5/2 — H = 0,75m.

Para calcular a altura da base desse espelho ao chão Y,  você pode utilizar a figura abaixo que os

triângulos OBB’ e MQB’ são semelhantes  —  2d/h=d/Y  —  2Y=h  —  Y=h/2=1,4/2=0,70m

Importante: Observe que a altura mínima do espelho é sempre a mesma independente do fato de a pessoa estar a uma distância d, 2d, 3d, etc. do espelho. Assim, aimagem da pessoa encontra-se ajustada ao tamanho do espelho independente da distância a que ela se encontra do mesmo, mas, à medida que a pessoa se afasta do espelho, sua imagem também se afasta dando a impressão, devido ao ângulo visual, que ela parece menor, mas continua sempre ajustada ao tamanho do espelho.

R- C

05- Supondo a cabeça do jogador parada (obstáculo fixo), o módulo quantidade de movimento da bola antes do choque, quando incide verticalmente com velocidade de módulo Vvertical será:

Qsa = mVvertical, com direção vertical e sentido para baixo.

Supondo a cabeça do jogador parada (obstáculo fixo), o módulo da quantidade de movimento da bola depois do choque, quando retorna horizontalmente com velocidade de módulo Vhorizontal será:

Qsd = mVhorizontal, com direção horizontal e sentido para a direita.

 

Voltar para os Exercícios