Exercícios resolvidos da ESCS 2015

ESCS-DF

Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) é uma instituição de ensino superior pública brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal, e com Campus nas cidades de Brasília e Samambaia, onde oferecem, em cada um, os cursos de Medicina e Enfermagem.

A ESCS é uma instituição de ensino ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, fundada em 2001, tendo então como mantenedora a FEPECS – Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.

No ENADE 2007, a ESCS foi uma das 8 Instituições de Medicina do Brasil que obteve nota máxima no ENADE. Foi a mais bem colocada escola de medicina do Distrito Federal.

Ingresso anual mediante a vestibular, realizado pelo CESPEUnB. São Oferecidas 80 vagas para Medicina e 80 vagas para Enfermagem.

Curso de Graduação em Medicina da ESCS foi delineado de acordo com as Diretrizes Nacionais Curriculares, mediante a adoção de um modelo pedagógico inovador, caracterizado por três princípios: – aprendizagem centrada no estudante, – ensino baseado em problemas; e – orientada à comunidade Permitindo que o estudante saia do papel de receptor passivo de informações para o de agente, principal responsável por seu aprendizado, nos moldes da didática construtivista. Essa metodologia é conhecida como metodologia ativa, onde existe duas abordagens problematizadoras : A pedagogia da problematização e a aprendizagem baseada em problema (ABP).

O método é utilizado, além de Brasília e Samambaia (DF), em São Carlos (UFSCar-SP), em Londrina (UEL-PR), Marília (FAMEMA-SP), MacMaster (Canadá), Harvard (EUA), Illinois (EUA), Ohio (EUA) e em Maastrich (Holanda), dentre mais de 300 cidades do mundo,

01-(ESCS-DF-015)

Para que os navios cargueiros naveguem em segurança quando estão com pouca ou sem carga, e para que mantenham suas hélices propulsoras submersas, é utilizado um peso liquido em tanques localizados nos porões — a água de lastro.

Ela garante a estabilidade do navio, evitando danos e impedindo, inclusive, que a embarcação se parta ao meio e venha a naufragar em casos de tempestades.

A água de lastro é coletada em portos e estuários de forma inversamente proporcional a quantidade de carga, ou seja, quanto menos carga, mais água de lastro. Assim, ao ser descarregado, o navio enche seus porões com a água do litoral onde se encontra e, ao serem estocadas novas mercadorias, essa água e despejada.

Considerando o texto acima e os vários aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

A. Ao se lançar a água de lastro no mar, a densidade media do navio e aumentada.

B. A água de lastro e um recurso utilizado para abaixar o centro de gravidade do navio com relação ao nível do mar.

C. Para que um navio se mantenha em equilíbrio, o empuxo deve ser maior que o seu peso.

D. O navio não afunda porque a densidade da água de lastro compensa o peso das cargas descarregadas nos portos.

02-(ESCS-DF-015)

O som de uma nota tocada em um instrumento melódico pode ser escrito, do ponto de vista matemático, por uma soma finita de ondas, chamadas de parciais do som. Por exemplo, a freqüência

da nota musical lá emitida pela percussão da quinta corda de um violão afinado é igual a 440 Hz.

Dito de forma mais técnica, o som que se ouve corresponde, aproximadamente, a função

apresentada a seguir, que e a soma do som fundamental (quando a variavel k assume o valor 1) com seus harmônicos (k com valores maiores que 1).

Nessa função, o valor de n depende do instrumento, assim como os valores das amplitudes ak e das fases Φk. Estudos mostram que, para a descrição do som da mesma nota, aquela emitida por um

violino tem n bem grande, se comparada a do violão.

Por outro lado, diz-se que humanos não podem distinguir sons cujas frequências estejam fora do intervalo entre 20 Hz e 20 kHz.

Ciência Hoje. Vol. 47, n.º 282, p. 41, junho/2011 (com adaptações).

A partir das informações acima, assinale a opção correta.

A. A intensidade de um som e tanto maior quanto maior for a sua frequência.

B. Ao tocar em uma sala que não e adequada a esse tipo de atividade, um pianista deve tocar mais alto para que os efeitos da reverberação diminuam.

C. A nota dó tocada por um pianista e a nota dó tocada por um violonista tem a mesma frequência, mas timbres diferentes.

D. Se a nota sol for emitida por uma flauta em uma sala de concerto, então uma pessoa que se afastar correndo da sala escutará como sol a nota emitida, mas em escala diferente.

03-(ESCS-DF-015)

O corpo humano é um condutor de eletricidade. Pode-se considerar o organismo humano como sendo composto por um grande compartimento delimitado pela pele e cheio de liquido, conhecido na fisiologia como meio interno, em que se banham as células que compõem nossos tecidos.

O meio interno é uma solução aquosa de composição muito semelhante a água do mar, em que

predominam íons sódio e cloreto, mas com menor concentração (cerca de um terço). Portanto, o meio interno é sempre condutor de eletricidade. A pele humana, por outro lado, quando seca, apresenta uma resistência relativamente alta à passagem de corrente, mas quando úmida, torna-se muito mais condutora de eletricidade.

Ronald D. Ranvaud. Ciência Hoje. Vol. 37, n.o 218, p. 4 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, assinale a opção correta.

A. Uma bateria de forca eletromotriz igual a 12 V e resistência interna igual a 0,20 Ω e capaz de fornecer corrente máxima de 60 A.

B. Se, com o passar do tempo, a intensidade luminosa de uma lâmpada ligada a uma pilha diminui, a resistência interna da pilha aumenta.

C. O gráfico a seguir ilustra de forma correta a relação entre a tensão (V) e a corrente (i) para uma

bateria com resistência interna nula.

D. Caso segure os terminais de uma pilha com os dois dedos secos, uma pessoa só não levará choque se a pilha estiver descarregada.

R L7

04-(ESCS-DF-015)

A figura abaixo mostra uma corrente i percorrendo um condutor, no plano xOy. O lado de cada

quadrado na malha quadriculada mostrada abaixo tem comprimento igual a L e sobre o condutor existe um campo magnético de intensidade B, perpendicular ao plano xOy, com sentido entrando no plano xOy (de cima para baixo).

Nessa situação, a força magnética resultante no condutor e igual a

A. 10 LBi, paralela ao eixo x, no sentido negativo.

B. LBi, paralela ao eixo y, no sentido negativo.

C. 4 LBi, paralela ao eixo y, no sentido positivo.

D. 8 LBi, paralela ao eixo x, no sentido positivo.

05-(ESCS-DF-015)

QUESTÃO 8

Para aquecer 2,0 litros de água armazenada em um recipiente termicamente isolado, será utilizado um resistor imerso na água, ligado diretamente a uma bateria de 36 V e resistência interna nula.

Considerando-se essas informações, que a capacidade térmica do recipiente é desprezível, que 1 cal = 4,2 J, que o calor especifico da água é 1 cal/(goC) e que adensidade da água e 1 g/cm3, é correto

afirmar que, para se elevar a temperatura da água de 40 oC para 45 oC, em 50 minutos, a resistência do resistor a ser utilizado deve ser

A. superior a 85 Ω.

B. inferior a 65 Ω.

C. superior a 65 Ω e inferior a 75 Ω.

D. superior a 75 Ω e inferior a 85 Ω.

RRL-

06-(ESCS-DF-015) RL RLU2/R= 4,2 J Sendo a densidade da água 1g/cm3 = 103kg/m3 =

QUESTÃO 10

O volume e a massa do planeta Marte sao menores que os da Terra. Lá, a pressão atmosférica é muito pequena, da ordem de 0,007 atm, e a temperatura pode variar de – 12 oC a 62 oC.

A tabela a seguir apresenta alguns parâmetros de Marte e da Terra, considerando-se que as orbitas desses planetas sejam circulares.

Tendo como referencia as informações acima, assinale a opção correta.

A. A gravidade em Marte e duas vezes maior que na Terra.

B. Caso exista água em Marte, ela ferverá a uma temperatura menor que na Terra.

C. Se, na Terra, um corpo tem massa de 70 kg, então, em Marte, ele terá massa menor.

D. O ano em Marte é menor que o ano na Terra.

07-(ESCS-DF-015) RLRL RLU2 A figura abaixo ilustra umsistema de polias sendo utilizado para levantar uma carga de peso igual a P newtons. Considere que os fios do sistema tem pesos desprezíveis e as polias são ideais.

Nessa situação, desprezando-se as forças de atrito nas polias, verifica-se que

A. o sistema de polias permite levantar a carga de peso P realizando um trabalho menor que aquele necessário, caso a carga fosse levantada sem o uso de polias.

B. o trabalho, em joules, realizado para se levantar a carga de peso P a altura de 2 m acima do ponto em que ela se encontra, será igual a 2P.

C. cada um dos fios que suporta as roldanas I, II e III suporta a mesma tensão.

D. a força aplicada no teto pela roldana III e igual a 3P/8 newtons.

 

Confira a resolução comentada