Exercícios Resolvidos ACAFE – medicina 2015

Em 1974, os presidentes das fundações criadas por lei municipal e da fundação criada pelo Estado constituíram a ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais, entidade sem fins lucrativos, com a missão de promover a integração dos esforços de consolidação das instituições de ensino superior por elas mantidas, de executar atividades de suporte técnico-operacional e de representá-las junto aos órgãos dos Governos Estadual e Federal.

 

 

01-(ACAFE-SC-014)

Em uma superfície reta de comprimento x que forma um ângulo θ com a horizontal, um corpo

desliza em um MRUV. Sabendo-se que o coeficiente de atrito cinético é µ e o corpo parte do repouso, a alternativa correta que indica o tempo gasto para o corpo percorrer o comprimento x é:

02-(ACAFE-SC-014)

Em laboratórios clínicos são utilizadas centrífugas (lembre-se que a força necessária para o movimento circular é a força centrípeta) que giram em alta rotação para separar as partes sólida e lí- quida do sangue. A figura abaixo representa um modelo simples de centrífuga que utiliza dois tubos

de sangue ao mesmo tempo, em um movimento circular uniforme. Analise as suposições levantadas.

l. A velocidade angular desse movimento é a mesma para todos os pontos dos tubos que contém o sangue.

ll. A velocidade linear é a mesma para todos os pontos dos tubos, no entanto, a velocidade angular é diferente para esses pontos.

Ill. As partes sólidas do sangue (mais densas) ficarão na região 2 e as partes líquidas (menos densas) na região 1.

lV . As partes sólidas do sangue (mais densas) ficarão na região 1 e as partes líquidas (menos densas), na região 2.

V. Por ter alta velocidade, a frequência de rotação é alta e o período de rotação é baixo.

Todas as afirmações corretas estão em:

03-(ACAFE-SC-014)

Quando medimos nossa pressão arterial com o aparelho conhecido como esfigmomanômetro, e detectamos, por exemplo, o valor de 11 por 7, estamos sendo informados que nossa pressão máxima é de 110 mmHg (≈14000N/m2 ) e a pressão mínima é de 70 mmHg (≈9210N/m2 ) […]. Esse valor utilizado como exemplo é considerado como uma pressão sanguínea normal.

Fonte: Mundo Educação. Disponível em: http://www.mundoeducacao.com/matematica/ pressao-sanguinea.htm. Acesso em: 13 de abril de 2014.

Considere um paciente com pressão arterial normal deitado em uma maca de altura 70 cm do solo que está recebendo soro no braço.

Qual das alternativas abaixo melhor representa a altura mínima do solo que deverá estar a bolsa de soro para que possa vencer a pressão arterial máxima? Utilize o valor da densidade do soro igual ao valor da densidade da água pura no estado líquido (103kg/m3) e a gravidade igual a 10 m/s2.

04-(ACAFE-SC-014)

O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o

organismo. Em baixa atividade (BA), o coração gasta uma energia E1 para que uma massa de 100g de sangue adquira uma velocidade de 20 cm/s. Já em ritmo acelerado em alta atividade (AA), mais intensa, o coração gasta uma energia E2 para que a mesma quantidade de sangue atinja uma velocidade de 60 cm/s. Considere que em ambos os casos, o sangue parta do repouso e que não há perdas no processo. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir:

Em AA, o coração gasta uma energia _____ vezes maior que em BA.

05-(ACAFE-SC-014)

Na área médica, o estudo das células tem um importante papel. Esse estudo, do ponto de vista físico e químico, fornece informações do funcionamento do corpo humano. O conhecimento dos íons existentes nas paredes das células, por exemplo, fornece informações que, tratadas pelos conhecimentos físicos, podem ajudar a entender os mecanismos de funcionamento celular. Considere que há um excesso de íons positivos na parede externa da membrana celular, e um

excesso de íons negativos na parede interna da mesma, ou seja, a membrana celular se comporta como um capacitor elétrico (placas paralelas eletrizadas com cargas de sinais opostos). Neste sentido, assinale a alternativa correta.

A O sentido do campo elétrico no interior da membrana é de fora para dentro.

B Na região entre a parede externa e interna (no interior da membrana celular) o potencial é nulo.

C O potencial elétrico na parede externa da membrana é menor do que o potencial elétrico na parede interna.

D O campo elétrico no interior da membrana celular é nulo.

06-(ACAFE-SC-014)

Uma seringa hipodérmica tem área de secção transversal de 3,0 cm2 e a agulha da mesma, uma

secção transversal de 0,5mm2 . Em um procedimento, quando a pressão sanguínea venosa for de 13,5mmHg (≈1800N/m2 ), injeta-se um fluido na veia. A alternativa correta que indica a força mínima, em newtons, imposta ao embolo da seringa, necessária para ocorrer tal procedimento é:

07-(ACAFE-SC-014)

Na área médica são utilizadas as radiações ionizantes que possuem diferentes poder de penetração e

ionização nos tecidos e podem agir diretamente, como prótons e elétrons, radiação alfa, íons pesados, ou indiretamente, como os raios X, raios gama e nêutrons. Nessa situação, assinale a alternativa correta que completa a lacuna da frase a seguir:

As blindagens para cada um desses tipos de radiações devem ser constituídas de _____________ para fins de radioproteção.

A diferentes materiais e diferentes espessuras

B mesmo material e diferentes espessuras

C mesmo material e mesma espessura

D diferentes materiais e mesma espessura

Confira a resolução comentada.