Resolução do Vestibular da UNICENTRO 2015

Resoluções

01-

02- Veja na sequência das figuras abaixo a adição vetorial desses 4 vetores de força, pelo método da linha poligonal, na sequência indicada.

Observe que o vetor resultante final terá uma unidade e está orientado no sentido positivo do eixo y.

R- D

03-

04-

05- Teorema de Varignon

O momento resultante sobre um sistema de forças concorrentes (aplicadas em um mesmo ponto)é igual à soma dos momentos das forças aplicadas.

R- C

06-

07-

08- a.Falsa — veja figura abaixo:

b.Falsa — veja figura acima:

c.Falsa — observe na figura que, para cada 2 oscilações da onda1, a onda 2 efetua 1 oscilação.

d.Falsa — veja figura abaixo:

e. Correta— veja figura acima:

R- E

09- A variação da energia potencial gravitacional das massas ao subir e descermovimenta os fios que giram o cilindro, provocando uma correspondentevariação de energia cinética.

A energia cinética devido ao movimento do cilindro giram as pás no interior do recipiente e, esse giro provoca uma agitação da água aumentando seu movimento vibratório e consequentemente sua temperatura, transformando energia cinética em energia térmica.

R- C

10- Se você não domina a teoria leia as informações a seguir:

Fibras ópticas – Usadas como meio de transmissão de ondas eletromagnéticas (como a luz). Feitas de plástico ou de vidro e tem diâmetros variáveis (mais finos que um fio de cabelo até vários milímetros). Em relação aos cabos metálicos de cobre tem a vantagem de serem imunes às interferências eletromagnéticas além de não serem afetados com problemas decorrentes da eletricidade.

A luz se propaga no interior do núcleo num caminho totalmente espelhado devido ao fenômeno da reflexão total que ocorrerá no interior do núcleo desde que o índice de refração do núcleo (nn) seja maior que o índice de refração da casca (nc) e que o ângulo de incidência em relação à normal ao incidir na casca seja maior que o ângulo limite L.

Utilizados em comunicações (rede telefônica, televisão por cabo, distribuição de energia elétrica), em medicina (sistemas de monitoração interna do corpo humano e instrumentação cirúrgica), etc. Não importa a distância, levam a informação quase instantaneamente, ou seja, à velocidade próxima à da luz.

R- E

11- Observe na figura abaixo que a condição para que cada esfera continue em equilíbrio é que a

força resultante sobre cada uma deve ser nula e, para que isso ocorra as forças sobre cada esfera devem ter mesma direção mas sentidos contrários.

R- B

12- Algumas informações sobre o fenômeno ondulatório da difração:

Difração – fenômeno que permite com que uma onda atravesse fendas ou contorne obstáculos, atingindo regiões onde, segundo a propagação retilínea da luz, não conseguiria chegar.

* A difração é explicada pelo Princípio de Huygens que afirma que: quando os pontos de uma abertura ou de um obstáculo são atingidos pela frente de onda eles tornam-se fontes de ondas secundárias que mudam a direção de propagação da onda principal, atravessando a abertura e contornando o obstáculo

* As ondas (sonoras ou luminosas) são fortemente difratadas  quando o comprimento de onda  γ tem aproximadamente o mesmo tamanho do objeto (obstáculo ou fenda).

* Se a fonte é a mesma, a frequência da onda não se altera antes e depois da difração. Se, após a barreira, o meio for o mesmo, a velocidade de propagação da onda também será a mesma.

Assim, o comprimento de onda também permanece o mesmo, mas, a onda, após sofrer difração chega a regiões que não seriam atingidas caso se considerasse apenas a propagação retilínea da luz.

R- A

13- Como eles possuem a mesma resistência elétrica R, a corrente elétrica i1 =i que percorre R1=R ao passar por R2=R e R3=R se divide pela metade , passando i2=i/2 por R2=R e i3=i/2 por R3.

R- B

14- Se você não domina a teoria, ela está a seguir:

Associação de capacitores

 Associação série – Os capacitores da figura estão associados em série onde a armadura positiva de cada capacitor está ligada à armadura negativa do outro e assim por diante.

No processo de carga, quando os capacitores em série estiverem ligados ao gerador de tensão U, as cargas que saem de uma armadura serão deslocadas para a seguinte até que as cargas de todas as armaduras tenham o mesmo módulo, ou seja, Q1=Q2=Q3=Q. Observe que, se as cargas são iguais e as capacitâncias são diferentes, a diferença de potencial (tensão) também será diferente.

Q1=Q2=Q3=Q  — U=U1 + U2 + U3.

 Associação paralelo – todas as placas positivas estão ligadas ao polo positivo da bateria e o mesmo acontece com as placas negativas (veja figura abaixo).

 

Como estão associadas em paralelo, a diferença de potencial U é a mesma para todos os capacitores e a carga  total Q, do capacitor equivalente é a soma das cargas de cada capacitor, ou seja, Q= Q1 + Q2 + Q —  C.U= C1.U + C2.U + C3.U  —  Ceq=C1 + C2 + C3

R- D

15- A direção e sentido de   é fornecida pela regra da mão esquerda (veja figura) onde o dedo

médio indica o sentido da corrente elétrica i, o polegar a força magnética e o indicador o campo magnético .

Adapte sua mão esquerda na alternativa (a) com o indicador () entrando na folha, o médio (i) para baixo e verificará que o polegar () estará orientado para a direita.

R- A

Confira os Exercícios