Exercícios do Colégio Naval 2015

O Colégio Naval é uma instituição militar de ensino com mais de meio século de existência localizada na enseada Batista das Neves, no município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, cuja missão é preparar candidatos para o ingresso no Curso de Graduação da Escola Naval, responsável pela formação de Oficiais da Marinha do Brasil.

Para estudar no Colégio Naval deve-se prestar o CPACN (Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval), realizado anualmente pela DEnsM, Diretoria de Ensino da Marinha. O PSACN é constituído de duas fases, sendo que a primeira é a de Matemática. Os candidatos aprovados na primeira fase avançam para a segunda, constituída pelas matérias Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação. O concurso é a nível de Ensino Fundamental, e é disputado a nível nacional. É um dos concursos mais difíceis e concorridos da América Latina para essa faixa etária (15-18 anos), sendo recomendado alguns meses de preparo. O concurso ainda conta com um exame de saúde e um exame físico, ambos eliminatórios.

A Instituição

Colégio Naval é uma tradicional instituição da Marinha do Brasil, com mais de cinqüenta anos de existência. Tem por objetivo a formação de seus Alunos para o posterior ingresso na Escola Naval, quando passam, então, a ser Aspirantes. Os candidatos nele ingressam, anualmente, por concurso público. O curso dura três anos e equivale ao Ensino Médio, acrescido de instrução naval especializada.

É reconhecido nacionalmente como centro de excelência no ensino secundário no país, condição comprovada pelos últimos resultados obtidos pela instituição em avaliações realizadas pelo Governo Federal em todas as escolas públicas do Ensino Médio.

01-(COLÉGIO NAVAL-015)

Analise a situação a seguir.

Um jovem, desejando estimar a altura do terraço onde se encontrava, deixou cair várias esferas de aço e, munido de um cronômetro, anotou o tempo de queda de todas. Após alguns cálculos, elaborou o gráfico abaixo com o tempo médio “t” gasto pelas esferas na queda.

Considere que, para facilitar os cálculos, o jovem desprezou a resistência do ar e adotou g=10m/s2.

Pode-se afirmar que: o valor encontrado para o tempo médio (t) e a altura do terraço foram, respectivamente:

(A) 1,0s e 10m (B) 1,2s e 12m (C) 2,0s e 20m (D) 2,5s e 25m (E) 3,0s e 30m

02-(COLÉGIO NAVAL-015)

Com relação aos conceitos de eletricidade e magnetismo, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que representa a sequência correta.

( ) Na eletrização por atrito, o corpo perde elétrons passa a ter mais prótons do que possuía anteriormente e, nesse caso, fica eletrizado com carga positiva.

( ) Condutores são corpos que facilitam a passagem da corrente elétrica, pois possuem grande quantidade de elétrons livres.

( ) Um imã, em forma de barra, ao ser cortado ao meio, dá origem a dois novos imãs, cada um com apenas um polo (norte ou sul).

( ) A bússola magnética, cuja extremidade encarnada é o seu polo norte, aponta para uma direção definida da Terra, próximo ao polo norte geográfico.

( ) Geradores são dispositivos que transformam outras formas de energia em energia elétrica.

( ) O chuveiro elétrico pode ser considerado um resistor pois transforma energia elétrica em energia exclusivamente térmica.

(A) (F) (V) (F) (V) (V) (V) (B) (F) (F) (V) (V) (F) (V) (C) (V) (F) (F) (V) (V) (F)

(D) (V) (V) (V) (F) (F) (F) (E) (F) (V) (V) (F) (F) (V)

03-(COLÉGIO NAVAL-015)

Observe a figura abaixo:

Uma força constantede 200N atua sobre um corpo, mostrado na figura acima, deslocando-o por

10s sobre uma superfície cujo coeficiente de atrito vale 0,2.

Supondo que, inicialmente, o corpo encontrava-se em repouso, e considerando a gravidade local como sendo 10m/s2, pode-se afirmar que o trabalho da força resultante, que atuou sobre o bloco, em joules, foi igual a:

(A) 20000 (B) 32000 (C)40000 (D) 64000 (E) 80000

04-(COLÉGIO NAVAL-015)

No dia 15 de Abril, desse ano, ocorreu o eclipse lunar total. Nesse fenômeno, a sombra da Terra é projetada sobre a Lua, encobrindo-a por completo. Entretanto, uma parte da luz solar, que atravessou a atmosfera terrestre, refletiu-se na Lua com uma cor avermelhada, produzindo o que se chamou de “Lua de Sangue”.

Considerando tal fato e tal fenômeno, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Na Lua, onde não há atmosfera, o calor pode se propagar, somente, por condução e irradiação.

II. Uma onda sonora, por não haver resistência do ar, propaga-se mais rapidamente na Lua, do que na Terra.

III. A cor avermelhada, refletida na Lua, ocorreu devido à refração da luz solar, ao atravessar a atmosfera da Terra.

IV. A luz solar, sendo uma onda eletromagnética, propaga-se na Lua e na atmosfera terrestre com a mesma velocidade.

V. Como a gravidade na Lua é cerca de 1/6 da gravidade na Terra, uma pessoa de 60kg de massa terá, na Lua, um peso de 100N, considerando gTerra=10m/s2.

(A) Apenas as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

(B) Apenas as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

(C) Apenas as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.

(D) Apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

(E) Apenas as afirmativas I, II e III são verdadeiras

05-(COLÉGIO NAVAL-015)

Considere que um determinado estudante utilizando resistores disponíveis, no laboratório de sua escola, montou os circuitos mostrados abaixo:

Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V) para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a intensidade da corrente elétrica.

Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente:

(A) 2V e 1,2A (B) 4V e 1,2AC) 2V e 2,4A (D) 4V e 2,4A (E) 6V e 1,2A

06-(COLÉGIO NAVAL-015)

Com o objetivo de descobrir o calor específico de uma liga metálica, colocou-se 0,5kg da liga dentro

de um pequeno forno elétrico no qual podia ser lida a seguinte especificação: 110V-10A.

Considerando que o forno funcionou plenamente de acordo com as especificações e que, após 1minuto, a temperatura da liga sofreu uma variação de 80K, pode-se afirmar que o valor encontrado para o calor específico foi, em cal/goC, de Dado: 1cal = 4J

(A) 0,25 (B) 0,30 (C) 0,35 (D) 0,40 (E) 0,45

 

Confira a Resolução Comentada