Exercícios da UNESP 2015

Primeira fase – 2015

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) é uma universidade pública brasileira, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. A instituição é uma das três universidades mantidas pelo governo do estado de São Paulo, ao lado da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A UNESP distingue-se das outras universidades estaduais por sua estrutura multicampi que abrange 24 municípios do estado – 21 campi no interior, um campus na cidade de São Paulo, um campus em São Vicente e um campus em Registro(estes 2 últimos campi tendo sido os primeiros de uma universidade pública no litoral paulista).1

 Unesp foi a segunda colocada entre as universidades públicas no “VIII Prêmio Melhores Universidades”, presenteado anualmente pela publicação Guia do Estudante, da Editora Abril.  A Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais(ARWU – sigla em inglês classificou a universidade entre as posições 301ª-400ª no mundo e entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil.

01-(UNESP-SP-015)

A figura representa, de forma simplificada, parte de um sistema de engrenagens que tem a função de fazergirar duas hélices, H1 e H2. Um eixo ligado a um motor gira com velocidade angular constante e nele estãopresas duas engrenagens, A e B. Esse eixo pode se movimentar horizontalmente assumindo a posição 1 ou2.

Na posição 1, a engrenagem B acopla-se à engrenagem C e, na posição 2, a engrenagem A acopla-se àengrenagem D. Com as engrenagens B e C acopladas, a hélice H1gira com velocidade angular constante ω1 e, com as engrenagens A e D acopladas, a hélice H2gira com velocidade angular constante ω2.

Considere rA , rB , rC e rD os raios das engrenagens A, B, C e D, respectivamente. Sabendo que rB = 2rAe que rC = RD, é correto afirmar que a relação ω12 é igual a

02-(UNESP-SP-015)

O equipamento representado na figura foi montado com o objetivo de determinar a constante elástica deuma mola ideal. O recipiente R, de massa desprezível, contém água; na sua parte inferior, há uma torneiraT que, quando aberta, permite que a água escoe lentamente com vazão constante e caia dentro de outrorecipiente B, inicialmente vazio (sem água), que repousa sobre uma balança.

A torneira é aberta no instante t = 0 e os gráficosrepresentam, em um mesmo intervalo de tempo (t’), como variam o comprimento L damola (gráfico1), a partir da configuração inicial de equilíbrio, e a indicação da balança (gráfico 2).

Analisando as informações, desprezando as forças entre a água que cair no recipiente B e o recipiente R e considerando g = 10 m/s2, é correto concluir que a constante elástica k da mola, em N/m, é igual a

03-(UNESP-SP-015)

O gol da conquista do tetracampeonato pela Alemanha na Copa do Mundo de 2014 foi feito pelo jogador Götze. Nessa jogada, ele recebeu um cruzamento, matou a bola no peito, amortecendo-a, e chutou de esquerdapara fazer o gol. Considere que, imediatamente antes de tocar o jogador, a bola tinha velocidade de módulo V1 = 8 m/s em uma direção perpendicular ao seu peito e que, imediatamente depois de tocaro jogador, sua velocidade manteve-se perpendicular ao peito do jogador, porém com módulo V2 = 0,6 m/se em sentido contrário.

Admita que, nessa jogada, a bola ficou em contato com o peito do jogador por 0,2 s e que, nesse intervalode tempo, a intensidade da força resultante (FR ), que atuou sobre ela, variou em função do tempo, conformeo gráfico.

Considerando a massa da bola igual a 0,4 kg, é correto afirmar que, nessa jogada, o módulo da força resultantemáxima que atuou sobre a bola, indicada no gráfico por Fmáx , é igual, em newtons, a

04-(UNESP-SP-015)

As figuras 1 e 2 representam uma pessoa segurando umapedra de 12 kg e densidade 2.103 kg/m3, ambasem repouso em relação à água de um lago calmo, em duas situações diferentes.

Na figura 1, a pedraestá totalmente imersa na água e, na figura 2, apenas um quarto dela está imerso. Para manter a pedraem repouso na situação da figura 1, a pessoa exerce sobre ela uma força vertical para cima, constante e de módulo F1. Para mantê-la em repouso na situação da figura 2, exerce sobre ela uma força vertical paracima, constante e de módulo F2.

Considerando a densidade da água igual a 103 kg/m3e g = 10 m/s2, é correto afirmar que a diferença

F2 – F1, em newtons, é igual a

05-(UNESP-SP-015)

A energia contida nos alimentos

Para determinar o valor energético de um alimento, podemos queimar certa quantidade desse produtoe, com o calor liberado, aquecer determinada massa de água. Em seguida, mede-se a variação de temperaturasofrida pela água depois que todo o produto foi queimado, e determina-se a quantidade de energialiberada na queima do alimento. Essa é a energia que tal alimento nos fornece se for ingerido.

No rótulo de um pacote de castanha-de-caju, está impressa a tabela a seguir, com informações nutricionaissobre o produto.

Considere que 150 g de castanha tenham sido queimados e que determinada massa m de água, submetidaà chama dessa combustão, tenha sido aquecida de 15 ºC para 87 ºC. Sabendo que o calor específco da água líquida é igual a 1 cal/(gºC) e que apenas 60% da energia liberada na combustão tenha efetivamente sidoutilizada para aquecer a água, é correto afirmar que a massa m, em gramas, de água aquecida era igual a

06-(UNESP-SP-015)

07-(UNESP-SP-015)

A figura representa ondas chegando a uma praia. Observa-se que, à medida que se aproximam da areia, ascristas vão mudando de direção, tendendo a ficar paralelas à orla. Isso ocorre devido ao fato de que a parteda onda que atinge a região mais rasa do mar tem sua velocidade de propagação diminuída, enquanto aparte que se propaga na região mais profunda permanece com a mesma velocidade até alcançar a regiãomais rasa, alinhando-se com a primeira parte.

(www.if.ufrgs.br. Adaptado.)

O que foi descrito no texto e na figura caracteriza um fenômeno ondulatório chamado

08-(UNESP-SP-015)

Modelos elétricos são frequentemente utilizados para explicar a transmissão de informações em diversossistemas do corpo humano. O sistema nervoso, por exemplo, é composto por neurônios (fgura1), células delimitadas por uma fina membrana lipoproteica que separa o meio intracelular do meio extracelular.

Aparte interna da membrana é negativamente carregada e a parte externa possui carga positiva (figura 2),de maneira análoga ao que ocorre nas placas de um capacitor.

A figura 3 representa um fragmento ampliado dessa membrana, de espessura d, que está sob ação de umcampo elétrico uniforme, representado na figura por suas linhas de força paralelas entre si e orientadaspara cima. A diferença de potencial entre o meio intracelular e o extracelular é V. Considerando a cargaelétrica elementar como e, o íon de potássio K+, indicado na figura 3, sob ação desse campo elétrico, ficariasujeito a uma força elétrica cujo módulo pode ser escrito por

No interior No i

09-(UNESP-SP-015)

10-(UNESP-SP-015)

Em 09 de agosto de 1945, uma bomba atômica foi detonada sobre a cidade japonesa de Nagasaki. A bomba explodiu a 500 m de altura acima do ponto que ficaria conhecido como “marco zero”.

No filme Wolverine Imortal, há uma sequência de imagens na qual o herói, acompanhado do militar japonês Yashida, se encontrava a 1 km do marco zero e a 50 m de um poço. No momento da explosão, os dois correm e se refugiam no poço, chegando nesse local no momento exato em que uma nuvem de poeira e material radioativo, provocada pela explosão, passa por eles.

A figura a seguir mostra as posições do “marco zero”, da explosão da bomba, do poço e dos personagens do filme no momento da explosão da bomba.

Se os ventos provocados pela explosão foram de 800 km/h e adotando a aproximação √5 =2,24, os personagens correram até o poço, em linha reta, com uma velocidade média, em km/h, de aproximadamente

 

Confira a resolução comentada!