Resolução comentada da UFPR 2015

RESOLUÇÕES

01-

02- Em todo gráfico Vxt, o deslocamento (ΔS) do veículo é numericamente igual à área entre os intervalos de tempo pedidos(veja figura abaixo):

03- Veja nas figuras abaixo que as forças normal e de tração no fio são perpendiculares ao

movimento (θ=90o) e o trabalho que elas realizam é nulo, pois, W = F.d.cosθ=F.d.0

W=0.

Força peso:

IntensidadeP=mg.

Sendo a força peso uma força conservativaseu trabalho não depende da forma da trajetória, dependendo apenas das posições inicial (ponto P) e final (ponto Q).

Calculando a altura h através do corte lateral do plano inclinado da figura abaixo:

Módulo da força de atrito:

É sempre contrária ao deslocamento, constante, pois o peso é constante e de intensidade Fat = μN.

A força normal tem a mesma intensidade que a parcela do peso que comprime o bloco contra o plano em cada ponto da trajetória.

04-

N=P=mg=0,4.10 — N=P=4NFat = μN=0,35.4=1,4NFat = T = 1,4N.

Bloco A:

Intensidade da força de atrito F’at que que o bloco A de peso (PB + PA = P’) troca com a superfície horizontal — P’ = PB + mA.g = 4 + 0,8.10 —P’=12N.

F’at = μN’=0,35.12 — F’at = 4,2N.

Equilíbrio na horizontalF = T + Fat + F’at = 1,4 + 1,4 + 4,2 — F = 7,0N.

R- C.

05- Evaporar: Trata-se da água se transformando espontaneamente em vapor à temperatura ambiente.

Menor: A pressão diminui na atmosfera com o aumento de altitude, onde a densidade de ar é menor.

Temperatura: A temperatura decresce com o aumento da altitude, dado fornecido pelo enunciado.

Adiabática: É uma transformação rápida que ocorre sem troca de calor.

Perde: Se ocorre resfriamento sua temperatura diminui e como a temperatura é diretamente proporcional à variação da energia interna, esta também diminui.: Se um gás decresce sua temperatura a energia interna diminui.

R- A.

06- Se denominarmos de V a velocidade do som, Vf a velocidade da fonte, Vo = Vr a velocidade do observador (receptor)f a freqüência real emitida pela fonte, a frequência aparente  fa  percebida pelo observador será fornecida pela expressão:

Observe que o veículo com velocidade V’ é ao mesmo tempo fonte e receptor , e que Vf = Vr = V’.

07- ( ) Mantendo-se a distância d constante se observará o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

(F) Não há corrente induzida se não houver variação do fluxo magnético de indução o que só ocorre se houver velocidade relativa entre o imã e a espira, o que não ocorre, pois a distância d é constante.

( ) Durante a aproximação do ímã à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

(F) O polo norte do imã se aproxima da espira ou do solenoide.

A corrente induzida deve ter um sentido que vai originar na espira um polo que deve se opor ao polo norte que se aproxima.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um polo norte.

Sabendo que a face esquerda da espira é um polo norte (de onde saem as linhas de indução) e a face direita é um polo sul (onde chegam as linhas de indução), aplica-se a regra da mão direita (polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Então, para que a face esquerda da espira seja um polo norte e a direita um polo sul, a

corrente elétrica induzida deve ter o sentido da figura (visto como anti-horário pelo observador).  

( ) Durante a afastamento do ímã à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

(V) O polo norte do imã se afasta da espira ou do solenoide

A corrente induzida deve ter um sentido que vai originar na espira um polo que deve atrair polo norte que se afasta.

Assim, a face esquerda da espira deve ser um polo sul.

Sabendo que a face esquerda da espira é um polo sul ( onde chegam as linhas de indução) e a face direita é um polo norte ( de onde saem as linhas de indução), aplica-se a regra da mão direita (polegar no sentido da corrente e a “fechada” da mão passando por dentro da espira, fornece o sentido das linhas de indução).

Assim, para que a face esquerda da espira seja um polo sul e a direita um polo norte, a corrente elétrica induzida deve ter o sentido da figura (sentido horário, visto pelo

observador). 

( ) Girando-se o anel em torno do eixo Z, observa-se o surgimento de uma corrente elétrica induzida.

(V) Quando você gira a espira em torno do ponto Z, está sendo variado o fluxo magnético na espira, pois está sendo variada a área da mesma, o que faz surgir uma corrente elétrica induzida na espira ou anel.

R- A

08- Veja um resumo da teoria a seguir:

Curva característica do gerador – é representada por um gráfico que relaciona a intensidade de corrente elétrica i no gerador com a diferença de potencial (tensão) U em seus terminais.

 Se i=0, ou seja, se o gerador estiver em circuito aberto, tem-se:

 

 Se U=0, ou seja, se o gerador estiver em curto circuito, tem-se:

 

Os pares de valores U=E e icc=E/r determinam dois pontos no gráfico Uxi, que unidos

por um segmento de reta (função do primeiro grau) fornece a curva característica de um gerador.

09- 1. Quando um feixe luminoso passa do ar para a água, a sua frequência é alterada.

1. Falsa — A frequência é característica de cada onda (no caso, o feixe luminoso). É sempre a mesma que a da fonte que a emitiu, para qualquer meio em que estiver se propagando.

2. Um feixe luminoso pode sofrer uma reflexão interna total quando atingir um meio com índice de refração menor do que o índice de refração do meio em que ele está se propagando.

2. Correta Condições para que ocorra reflexão total:

1a – A luz deve se propagar do meio mais refringente (maior índice) para o meio menos refringente (menor índice).

2a – A luz deve incidir com ângulo sempre maior que o ângulo limite L.

3. O fenômeno da dispersão ocorre em razão da independência entre a velocidade da onda e sua frequência.

3. Falsa veja a equação fundamental da ondulatória, V=λf onde a velocidade da onda V e a frequência f estão relacionadas).

4. O princípio de Huygens permite explicar os fenômenos da reflexão e da refração das ondas luminosas.

4. Correta As construções geométricas mostrando como a luz é refletida ou refratada, baseiam-se no Princípio de Huygens (1690), que diz: “Qualquer ponto ou partícula excitado pelo impacto da energia de uma onda de luz, torna-se uma nova fonte puntiforme de energia”. Então,cada ponto sobre uma superfície refletora pode ser considerado como uma fonte secundária de radiação tendo a sua própria superfície de onda.

R- B

10- 1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicação correta foi publicada em 1905 por Niels Bohr.

1. FalsaEsse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz, mas sua explicação correta foi publicada em 1905 por Albert Einstein.

2. A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos inteiros de uma porção elementar.

2. Correta Planck definiu que a radiação era emitida e absorvida em pacotes de energia, bem definidos e em quantidades discretas. Denominou estas quantidade de energia de quantum (plural = quanta) e afirmou que cada partícula “localizava-se” em níveis de energia quantizados ou estados quânticos, marcando com isso, o nascimento da teoria quântica.

3. Segundo o modelo proposto, cada fóton, ao colidir com um elétron, transfere-lhe uma quantidade de energia proporcional a sua velocidade.

3. Falsa — O efeito fotoelétrico ocorre quando uma placa metálica é exposta a uma radiação eletromagnética de frequência alta, por exemplo, um feixe de luz, e este arranca elétrons da placa metálica. É frequência e não velocidade.

R- B

Voltar para os Exercícios