Exercícios da UFPR 2015

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a mais antiga instituição de ensino publico federal com concepção de universidade do Brasil .

Atualmente as instalações da universidade estão distribuídas entre a sede, na cidade de Curitiba e os diversos campi em outras cidades do Paraná  . A UFPR adota desde 2004 em seu vestibular um sistema de cotas próprio que reserva 20% das vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas e 20% para alunos negros e pardos.  Em 2013 passou a adotar, concomitantemente, o sistema de cotas instituído pelo governo federal, de modo que cerca de metade das vagas atuais são destinadas os dois grupos já citados

A UFPR é conhecida por ter um dos mais difíceis e exigentes processos seletivos dentre as universidades federais. A 1ª fase é composta de 80 questões de conhecimento geral (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Português, Geografia e Língua Estrangeira Moderna). A 2ª Fase é dividida em duas etapas:

·       Compreensão e Produção de Textos

·       Provas Específicas (variáveis conforme o curso desejado)

Diferentemente de várias instituições, a UFPR optou por substituir a tradicional redação dissertativa-argumentativa longa (modelo ENEM, Fuvest) por 5 propostas mais curtas porém mais abrangentes quanto a tema, flexibilidade e conhecimento de mundo do candidato, tornando o exame mais seletivo

Diversos campi da universidade:

em Curitiba:

·       Campus I – Juvevê, compreende o setor de Ciências Agrárias e o Hospital Veterinário (no Cabral) e o Pólo da Comunicação (noJuvevê)

·       Campus II, compreende a Reitoria, o setor de Ciências da Saúde e o Hospital de Clínicas (no Alto da Glória), o Centro de Visão e Departamento de Artes (no Batel)

·       Campus III, compreende o Jardim Botânico (no bairro Jardim Botânico), o Centro Politécnico e o Setor de Educação Profissional e Tecnológica (no bairro Jardim das Américas)

·       Campus Rebouças (no bairro Rebouças)

·       Hospital do Trabalhador (no bairro Portão)

·       Maternidade Victor Ferreira do Amaral (no bairro Água Verde)

em outras cidades paranaenses:

·       Campus e Setor Palotina, em Palotina

·       Campus Pontal – Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná

·       Campus e Setor Litoral, em Matinhos

·       Campus Avançado – Fazenda Experimental Canguiri, em Pinhais

·       Campus Avançado – Fazenda Experimental Rio Negro, em Rio Negro

·       Campus Avançado – Fazenda Experimental São João do Triunfo, em São João do Triunfo

·       Campus Avançado – Fazenda Experimental Bandeirantes, em Bandeirantes

·       Campus Avançado – Fazenda Experimental Paranavaí, em Paranavaí

·       Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, em Paranaguá

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (ou simplesmente HC) é o hospital universitário da faculdade de medicina da UFPR. Sua sede está localizada na cidade de Curitiba, capital do Paraná, sendo o maior hospital do estado.

.UFPR está entre as universidades brasileiras consideradas melhores do mundo

9° colocada no ranking no ranking universitário folha de São Paulo

01-(UFPR-PR-015)

Para ir a um determinado local, um motorista consultou o aparelho de GPS (Sistema de Posicionamento Global), o qual indicou o caminho representado na figura a seguir.

Sabendo que o maior segmento a ser percorrido no trajeto sugerido pelo GPS corresponde à distância de 345m, é correto afirmar que a distância total a ser percorrida é de

a) 425m e a escala utilizada é de 1:1000. b) 705m e a escala utilizada é de 1:5000.

c) 810m e a escala utilizada é de 1:2500. d) 810m e a escala utilizada é de 1:5000.

e) 1410m e a escala utilizada é de 1:10000.

02-(UFPR-PR-015)

Um veículo está se movendo ao longo de uma estrada plana e retilínea. Sua velocidade em função do tempo, para um trecho do percurso, foi registrada e está mostrada no gráfico abaixo.

Considerando que em t = 0 a posição do veículo s é igual a zero, assinale a alternativa correta para a sua posição ao final dos 45 s.

a) 330 m. b) 480 m. c) 600 m. d) 715 m. e) 804 m.

03-(UFPR-PR-015)

Um objeto de massa mestá em movimento circular, deslizando sobre umplano

inclinado. O objeto está preso em uma das extremidades de uma corda de comprimento L, cuja massa e elasticidade são desprezíveis. A outra extremidade

da corda está fixada na superfície de um plano inclinado, conforme indicado na figura a seguir.

O plano inclinado faz um ângulo θ = 30o em relação ao plano horizontal. Considerando g a aceleração da gravidade e μ = 1/π√3 o coeficiente de atrito cinético entre a superfície do plano inclinado e o objeto, assinale a alternativa correta para a variação da energia cinética do objeto, em módulo, ao se mover do ponto P, cuja velocidade em módulo é VP, ao ponto Q, onde sua velocidade tem módulo VQ.

Na resolução desse problema considere

sen 30o = 1/2 cos 30o = √3/2

a) mgL. b)mgL/2 c) 2mgL/3 d) 3mgL/2 e) 2mgL

04-(UFPR-PR-015)

Um bloco B de massa 400 g está apoiado sobre um bloco A de massa 800 g, o qual está sobre uma superfície horizontal. Os dois blocos estãounidos por uma corda inextensível e sem massa, que passa por uma polia presa na parede, conforme ilustra a figura abaixo.

O coeficiente de atrito cinético entre os dois blocos e entre o bloco A e a superfície

horizontal é o mesmo e vale 0,35. Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e desprezando a massa da polia, assinale a alternativa correta para o módulo da força necessária para que os dois blocos se movam com velocidade constante.

a) 1,4 N. b) 4,2 N. c) 7,0 N. d) 8,5 N. e) 9,3 N.

05-(UFPR-PR-015)

O estudo da calorimetria e das leis da termodinâmica nos dá explicações para vários fenômenos encontrados na natureza. Considere o seguinte texto que apresenta a

explicação, do ponto de vista dessas áreas da Física, para a formação das nuvens:

Quando uma porção de ar aquecido sobe, contendo água que acabou de __________ da superfície, passa a estar submetida a uma pressão cada vez __________.

A rápida variação na pressão provoca uma rápida expansão do ar junto com uma redução de seu/sua __________. Essa rápida expansão é considerada __________, isto é, sem troca de calor com sua vizinhança, porque ocorre muito rapidamente. O gás em expansão __________energia interna ao se expandir, e isso acarreta seu resfriamento até atingir uma temperatura na qual a quantidade de vapor de água é suficiente para saturar o ar naquele ponto e assim formar as nuvens.

Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

a) evaporar, menor, temperatura, adiabática, perde.

b) condensar, menor, volume, adiabática, ganha.

c) evaporar, maior, temperatura, isotérmica, ganha.

d) condensar, maior, volume, isobárica, perde.

e) sublimar, menor, temperatura, isotérmica, ganha.

06-(UFPR-PR-015)

Para participar de um importante torneio, uma equipe de estudantes universitários desenvolveu um veículo aéreo não tripulado. O aparelho foiprojetado de tal maneira

que ele era capaz de se desviar de objetos através da emissão e recepção de ondas sonoras.

A frequência das ondas sonoras emitidas por ele era constante e igual a 20 kHz. Em uma das situações da prova final, quando o aparelho movimentava-se em linha reta e com velocidade constante na direção de um objeto fixo, o receptor do veículo registrou o recebimento de ondas sonoras de frequência de 22,5 kHz que foram refletidas pelo objeto. Considerando que nesse instante o veículo se encontrava a 50 m do objeto, assinale a alternativa correta para o intervalo de tempo de que ele dispunha para se desviar e não colidir com o objeto. Considere a velocidade do som no ar igual a 340 m/s.

a) 1,0 s. b) 1,5 s. c) 2,0 s. d) 2,5 s. e) 3,0 s

07-(UFPR-PR-015)

Michael Faraday foi um cientista inglês que viveu no século XIX. Através de suas descobertas foram estabelecidas as bases do eletromagnetismo, relacionando fenômenos da eletricidade, eletroquímica e magnetismo. Suas invenções permitiram o desenvolvimento dogerador elétrico, e foi graças a seus esforços que a eletricidade tornou-se uma tecnologia de uso prático. Em sua homenagem uma das quatro leis do eletromagnetismo leva seu nome e pode ser expressa como: �� =∆∅/�� onde ε é a força eletromotriz induzida em um circuito, é o fluxo magnético através desse circuito e Δt é o tempo.

Considere a figura abaixo, que representa um ímã próximo a um anel condutor e um

observador na posição O. O ímã pode se deslocar ao longo do eixo do anel e a distância entre o polo norte e o centro do anel é d. Tendo em vistaessas informações,

identifique as seguintes afirmativas como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) Mantendo-se a distância d constante se observará o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Durante a aproximação do ímã à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Durante a afastamento do ímã à espira, observa-se o surgimento de uma corrente induzida no anel no sentido horário.

( ) Girando-se o anel em torno do eixo Z, observa-se o surgimento de uma corrente elétrica induzida.

a) F – F – V – V b) F – V – F – V c) V – V – F – F d) V – F – V – F

e) F – F – V – F

08-(UFPR-PR-015)

A função principal de geradores elétricos é transformar em energia elétrica algum outro tipo de energia.

No caso de geradores elementares de corrente contínua, cujo circuito equivalente está mostrado abaixo, onde r é a resistência interna do gerador e ε sua força eletromotriz, o comportamento característico é descrito pela conhecida equação do gerador, que fornece a diferença de potencialΔV em seus terminais A e B em função da corrente i fornecida por ele. Um dado gerador tem a curva característica mostrada no gráfico abaixo.

A partir do circuito e do gráfico apresentados, assinale a alternativa correta para a potência dissipada internamente na fonte quando esta fornece uma corrente de 2,0 mA.

a) 5 mW. b) 8 mW. c) 10 mW. d) 20 mW. e) 80 mW

09-(UFPR-PR-015)

Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos fenômenos que ocorrem com um feixe luminoso ao incidir em superfícies espelhadas ou ao passar de um meio transparente para outro:

1. Quando um feixe luminoso passa do ar para a água, a sua frequência é alterada.

2. Um feixe luminoso pode sofrer uma reflexão interna total quando atingir um meio com índice de refração menor do que o índice de refração do meio em que ele está se propagando.

3. O fenômeno da dispersão ocorre em razão da independência entre a velocidade da onda e sua frequência.

4. O princípio de Huygens permite explicar os fenômenos da reflexão e da refração das ondas luminosas.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.

10-(UFPR-PR-015)

No final do século XIX e início do século XX, a Física se defrontou com vários problemas que não podiam ser explicados com as teorias e modelos aceitos até esse período. Um desses problemas consistia em explicar corretamente o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. Sobre esse efeito, considere as seguintes afirmativas:

1. Esse efeito foi observado primeiramente por Henrich Hertz e sua explicação correta foi publicada em 1905 por Niels Bohr.

2. A explicação correta desse efeito utilizou uma ideia de Max Planck, de que a luz incidente não poderia ter energia com um valor qualquer, mas sim uma energia dada por múltiplos inteiros de uma porção elementar.

3. Segundo o modelo proposto, cada fóton, ao colidir com um elétron, transfere-lhe uma quantidade de energia proporcional a sua velocidade.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.

c) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.

d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

 

Confira a Resolução Comentada