Resolução comentada da UERJ 2015

Resoluções

01- Observe que são desprezados os atritos e o helicóptero está em movimento retilíneo e, como cada pacote atinge o solo em um ponto exatamente embaixo do helicóptero, ele (helicóptero) está com velocidade constante (aceleração nula).

R- C

02-

03-

04-

R- D

05- A função de um transformador é aumentar ou diminuir a diferença de potencial  (voltagem). Trata-se

de um  dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz.

R- C

06-

07-

08-

09-

10-

11-

12-

13-

14-

15- Na figura abaixo uma carga positiva q penetra com velocidade no ponto A numa região em que existe um campo magnético uniforme  penetrando na folha. Observe que e  são perpendiculares e, como a velocidade é sempre tangente à trajetória em cada ponto, a força magnética , obtida pela regra da mão esquerda e indicada na figura é sempre dirigida para o

centro de uma circunferência de raio R. Assim, a carga q realizará um movimento circular uniforme com velocidade de intensidade constante .

A expressão matemática dessa força magnética é Fm=q.V.B.senθ=q.V.B.1  —  Fm=q.V.B  —  lembrando que a força magnética Fm responsável pelo movimento circular é a força resultante centrípeta de intensidade Fc=m.V2/R  —  Fm=Fc  —  q.V.B=m.V2/R  — R=m.V/q.B (expressão matemática pedida).  

Confira os exercícios