Resolução comentada da FMJ 2015

RESOLUÇÕES

01-

02-

03-

b) Presbiopia ou vista cansada é comum nas pessoas após os 45 anos. Esse defeito é devido à impossibilidade de o cristalino se acomodar para visão de objetos próximos. Por isso, as pessoas idosas enxergam muito mal de perto.

Miopia: Nela, a imagem é formada antes da retina devido ao fato de o olho ser anormalmente longo ou por excesso de curvatura no cristalino, na córnea ou nos dois. Os míopes enxergam mal de longe. Corrige-se esse defeito com o uso de lentes (óculos ou lentes de contato) divergentes que deslocam a imagem para trás, sobre a retina (vide figura). Atualmente, existem tratamentos cirúrgicos.

04-

05- a) Se você conectar uma tensão elétrica nos pontos D e E (que correspondem às resistências ôhmicas das pernas, cada uma de 1000Ω), a corrente elétrica circulará apenas por esses dois

resistores que formam um circuito fechado, não subindo e nem chegando ao coração, pois os três pontos de cima estão em aberto.

b) Suponha que a mão esquerda (ponto B) esteja segurando o fio de potencial elétrico VB = 300V e entre a mão esquerda e os dois pés em contato com a terra (potencial 0V) surgirá uma diferença de potencial U=300 – 0 = 300V (primeira figura).

Como os pontos D e E estão em contato com a terra os dois possuem mesmo potencial 0V e estão em curto circuito. Assim você pode uni-los, ficando os dois em contato a 0V (segunda figura).

Observe ainda na segunda figura que os resistores de 100Ω e de 500Ω estão em aberto e não circulará corrente elétrica por eles.

Nas terceira e quarta figuras você observa os resistores pelos quais circula a corrente elétrica e a tensão U=300V entre o ponto B e os pontos D e E.

Cálculo da resistência do resistor equivalente na sequência abaixo:

 

Voltar para os Exercícios