Exercícios da FAMERP 2015

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma faculdade pública paulista, fundada em 1968.

É uma das 6 faculdades estaduais de Medicina de São Paulo e seu curso médico é ministrado no sistema tradicional.

Uma das mais bem conceituadas faculdades de Medicina e Enfermagem do país, se destaca por possuir o segundo maior hospital-escola do Brasil, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que perde apenas para o Hospital das Clínicas de São Paulo.

O Hospital de Base, tem instalações de aproximadamente 720 leitos. Mensalmente, o hospital realiza aproximadamente 4,5 mil internações e 2.600 cirurgias, além dos 35.000 atendimentos ambulatoriais e 12 mil atendimentos de emergência. 

Em 2008, ganhou o prêmio nacional Guia do Estudante / Banco Real de Melhor Faculdade do Interior.

Ainda em 2008, recebeu nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) promovido pelo MEC, classificando-se como a segunda melhor instituição pública do país, atrás apenas do ITA2 . No IGC 2009, divulgado no início de 2011, novamente a faculdade recebeu nota máxima do MEC .

A Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest) da UNICAMP, era quem realizava a seleção para os cursos Medicina e Enfermagem da FAMERP até o ano de 2013, num sistema integrado ao vestibular da UNICAMP. Hoje esse processo é realizado pela VUNESP tendo agora a instituição o seu próprio processo seletivo.

Conhecimentos específicos

01-(FAMERP-SP-015)

Uma esquiadora de massa 80 kg, incluindo todo o equipamento, desce com velocidade constante por uma rampa plana e inclinada que forma com a horizontal umângulo θ, em um local em que a aceleração da gravidade vale 10 m/s2.

Considere que existe resistência do ar, que o coeficiente de atrito dinâmico entre os esquis e a neve é igual a 0,10 e que sen θ = 0,6 e cos θ = 0,8.

a) Na figura inserida no campo de Resolução e Resposta, represente as forças que atuam no conjunto esquiadora mais equipamento.

b) Calcule o valor da força de resistência do ar, em newtons, que age sobre o conjunto durante o movimento.

02-(FAMERP-SP-015)

Uma mola helicoidal de massa desprezível e comprimento 20 cm é presa de modo que seu eixo longitudinal fique na direção vertical. Quando se prende na mola um objeto de massa 100 g, ela se deforma até que seu comprimento atinja 25 cm.

Considere a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2.

a) Calcule a constante elástica da mola, em N/m.

b) Suponha que o objeto seja elevado até a altura em que o comprimento da mola volta a ser 20 cm e, em seguida, solto a partir do repouso. Determine a energia cinética do objeto, em joules, no instante em que passa pelo ponto em que o comprimento da mola é de 25 cm. Despreze qualquer perda de energia mecânica.

03-(FAMERP-SP-015)

Um bloco de parafina em forma de paralelepípedo, maciço e homogêneo, é colocado em um

recipiente contendo 800 cm3 de água; ambos em equilíbrio térmico. Observa-se que o bloco flutua com 10% de seu volume acima da superfície da água.

a) Determine a massa específica da parafina, em g/cm3, sabendo que a massa específica da água é 1,0 g/cm3.

b) Que volume de álcool, em cm3, deve ser misturado à água do recipiente para que o topo do bloco passe a coincidir com a superfície do líquido? A massa específica do álcool é 0,80 g/cm3.

04-(FAMERP-SP-015)

Um objeto luminoso é colocado a 60cm de uma lente delgada convergente e observa-se uma imagem nítida do objeto projetada em um anteparo distante 120 cm da lente, como mostra a figura 1.

Em seguida, o objeto é deslocado 20 cm, aproximando-o da lente, e a imagem no anteparo deixa de ser nítida. Para que se retome a nitidez da imagem, é necessário afastar a lente do objeto, como mostra a figura 2.

a) Calcule a distância focal da lente, em cm.

b) Calcule a distância, em cm, que se deve deslocar a lente de sua posição inicial para que a imagem do objeto projetada no anteparo volte a ser nítida.

05-(FAMERP-SP-015)

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, contendo 500 g de água a 80 oC, coloca-se um

bloco de concreto de 500 g, a 20o C.

Considere o calor específico da água igual a 1,0 cal/(g·oC), o do concreto igual a 0,20 cal/(g·oC) e despreze perdas de calor para o ambiente.

a) Calcule a temperatura de equilíbrio térmico, em oC.

b) Que quantidade de água, a 95oC, deve ser colocada no calorímetro para que a temperatura final volte a ser de 80oC?

06-(FAMERP-SP-015) Rac. lógico

Um eletricista recebeu a incumbência de decorar uma residência para as comemorações de final de ano, utilizando 200 pequenas lâmpadas idênticas de potência nominal (3 W – 12 V) cada uma e ligadas a uma rede elétrica de 120 V.

As lâmpadas devem ser associadas em grupos iguais para que funcionem de acordo com suas especificações.

a) Esquematize o circuito elétrico que deve ser montado pelo eletricista (não é necessário desenhar todas as lâmpadas).

Indique quantas lâmpadas há em cada grupo e como são associadas. Indique também como os grupos são associados para serem ligados à rede elétrica.

b) Calcule a intensidade da corrente elétrica total no circuito, em ampères, considerando desprezíveis as perdas de energia nos fios condutores e ligações elétricas do circuito.

Conhecimentos gerais

07-(FAMERP-SP-015) Rac. lógico

Um candidato sai de sua residência para prestar vestibular pretendendo percorrer a distância total

até o local da prova em uma hora, conduzindo seu automóvel com velocidade média de 60 km/h. Após percorrer os primeiros 10 km do percurso em 10 minutos,percebe que esqueceu o documento de identificação e retorna para apanhá-lo. Sua mãe o espera no portão com o documento.

Desprezando-se o tempo para receber o documento e manobrar o carro, para que esse candidato consiga chegar ao local da prova no horário previsto anteriormente, ele deverá desenvolver no percurso de retorno à sua casa e ida até o local da prova uma velocidade média, em km/h, igual a

08-(FAMERP-SP-015)

Uma bola de tênis, de massa 60 g, se chocou com uma parede vertical. O gráfico representa a força, em função do tempo, exercida pela parede sobre a bola, no qualFM é o valor médio da força no intervalo de tempo entre 0 s e 0,02 s.

Sabendo que a velocidade da bola, imediatamente antes da colisão, era perpendicular à superfície da parede com valor 20 m/s e que, após a colisão, continua perpendicular à parede, é correto afirmar que a velocidade da bola, em m/s, imediatamente após a colisão foi

09-(FAMERP-SP-015) Rac. lógico

Atualmente, a Lua afasta-se da Terra a uma razão média aproximada de 4 cm/ano. Considerando as

Leis de Kepler, é correto concluir que o período de

(A) rotação da Lua não se altera.

(B) rotação da Lua está diminuindo.

(C) translação da Lua ao redor da Terra não se altera.

(D) translação da Lua ao redor da Terra está aumentando.

(E) translação da Lua ao redor da Terra está diminuindo.

10-(FAMERP-SP-015)

O conceito de energia é de fundamental importância na física do corpo humano. Todas as suas

atividades, incluindo o pensamento, envolvem trocas de energia. Mesmo em repouso, o corpo

humano continua gastando energia, com uma potência da ordem de 102 W, na manutenção do funcionamento de seus órgãos, tecidos e células. Cerca de 25% dessa energia é usada pelo esqueleto e pelo coração, 20% pelo cérebro, 10% pelos rins e 27% pelo fígado e pelo baço.

(EmicoOkunoet al. Física para ciências biológicas e biomédicas. Adaptado.)

De acordo com os dados do texto, durante o repouso, a quantidade de energia, em joules, utilizada pelo cérebro em um período de 8,0 horas é, aproximadamente,

11-(FAMERP-SP-015)

À temperatura de 20o C, uma arruela (disco metálico com um orifício central) tem raio externo R e raio interno r.

Elevando-se igualmente a temperatura de todas as partes da arruela de um valor Δθ, o raio externo dilata-se de um valor ΔR e o raio interno dilata-se de

12-(FAMERP-SP-015)

A figura mostra um diapasão, instrumento metálico que, ao ser golpeado, emite ondas sonoras com frequência correspondente a determinada nota musical.

Quando se aproxima um diapasão vibrando das cordas de um instrumento afinado, a corda correspondente à nota emitida pelo diapasão passa a vibrar com amesma frequência.

Esse fato é explicado pelo fenômeno de

(A) ressonância. (B) difração. (C) interferência. (D) dispersão. (E) reverberação.

13-(FAMERP-SP-015)

A tabela mostra os índices de refração absolutos de diversos líquidos e tipos de vidro para a luz amarela do sódio.

Considere que um raio de luz amarela propaga-se inicialmente em um dos líquidos indicados na tabela e passa a se propagar em um dos vidros também indicados na tabela.

O maior ângulo de refração que o raio de luz forma com a normal ao penetrar no vidro, após nele incidir com um dado ângulo θ, tal que 0o < θ < 90o, ocorre quando os meios são

14-(FAMERP-SP-015)

A figura mostra esquematicamente um tubo de raios catódicos, no qual os elétrons são emitidos pelo cátodo e lançados no sentido da tela pelos eletrodos aceleradores.

Suponha que um elétron, cuja massa e módulo da carga elétrica valem, respectivamente, 9,1.10-31 kg e 1,6.10-19 C, penetre entre os eletrodos aceleradores com velocidade desprezível e saia com velocidade de 4,0.107 m/s.

Nessa situação, é correto afirmar que a diferença de potencial, em volts, entre os eletrodos aceleradores é, em valor absoluto, próxima de

15-(FAMERP-SP-015)

A figura mostra um solenoide colocado sobre uma superfície horizontal, ligado a uma bateria, e visto de cima para baixo.

O campo magnético gerado por esse solenoide será semelhante ao de um ímã em forma de barra, também sobre uma superfície horizontal e visto de cima para baixo, corretamente representado por

 

Confira a resolução comentada dos exercícios