Exercícios da CEFET MG 2015

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET – MG) é uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério da Educação, que oferece cursos de ensino médio, ensino técnico, graduação, pós-graduação stricto sensu elato sensu, contemplando também, de forma indissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão, na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada.

Os campi I, II e VI localizam-se na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte. Os outroscampi (ou Unidades de Ensino Descentralizadas – UNEDs) localizam-se no interior do estado de Minas Gerais, nas cidades de Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Varginha,Timóteo, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.

Apóia também dois centros de ensino técnico (CET), que são mantidos pelas prefeituras de Itabirito e Contagem.

Em 2011, ocupou o segundo e terceiro lugar do ranking nacional de instituições de ensino superior entre as 10 mais concorridas do Brasil no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo que, neste mesmo ano o Sisu apresentou 2.020 milhões de inscrições.

01-(CEFET-MG-015)

Um projétil de massa m = 10,0 g viaja a uma velocidade de 1,00 km/s e atinge um bloco de madeira de massa M = 2,00 kg, em repouso, sobre uma superfície sem atrito, conforme mostra a figura.

Considerando-se que a colisão entre o projétil e o bloco seja perfeitamente inelástica e desprezando-se todas as forças resistivas, o valor aproximado da distânciad percorrida pelo bloco sobre a rampa, em metros, é

02-(CEFET-MG-015)

A figura mostra um bloco D de massa 0,50 kg preso a uma corda inextensível que passa por uma roldana. A outra extremidade da corda está presa à barra CA que pode girar em torno do eixo fixado à parede. Desprezando-se as forças de atrito e as massas da corda, da barra e da roldana, torna-se possível movimentar o blocoB, de 2,0 kg, ao longo da barra horizontal.

A posição X, em cm, do bloco B para manter o sistema em equilíbrio estático é

03-(CEFET-MG-015)

A figura seguinte mostra dois corpos 1 e 2 idênticos, em repouso, completamente imersos em recipientes com o mesmo líquido, próximos à superfície da Terra e da Lua, respectivamente.

Se T1 e T2 são as tensões nos fios, P1 e P2 os pesos dos corpos e F1 e F2 as forças de empuxo que agem sobre esses corpos, então é correto afirmar que

04-(CEFET-MG-015)

Um estudante utilizou uma mola de constante elástica k e um bloco de massa m para montar dois experimentos conforme ilustra a figura.

Inicialmente, o sistema foi colocado para oscilar na vertical e a frequência observada foi f. Ao montar o sistema no plano inclinado e com atrito desprezível, afrequência de oscilação observada foi

05-(CEFET-MG-015)

A FIG. 1(a) mostra como duas barras de materiais diferentes estão fixas entre si e a um suporte e a FIG. 1(b) mostra essas mesmas barras, após terem sofrido umavariação de temperatura ∆T.

Sabendo-se que os coeficientes médios de expansão linear dessas barras são α1 e α2, é correto afirmar que.

06-(CEFET-MG-015)

Um material possui calor específico igual a 1,0 J/kg ·°C quando está no estado sólido e 2,5 J/kg · °C quando está no estado líquido.

Um sistema composto por 0,10 kg desse material recebe energia de forma que sua temperatura varia segundo o gráfico da figura.

A razão entre Q1 e Q2 é

07-(CEFET-MG-015)

A figura mostra o caminho percorrido por um raio de luz que incide consecutivamente sobre a interface entre os meios 1 e 2 e sobre a interface entre os meios 2 e 3, onde θ2 < θ3 e n2 < n1.

Nessa situação afirma-se:

I. A velocidade da luz nos meios 1 e 2 é a mesma.

II. O índice de refração do meio 2 é o menor dentre os três meios.

III. A velocidade da luz no meio 1 é a menor dentre os três meios.

IV. O índice de refração do meio 3 é menor que o índice de refração do meio 1.

São corretas apenas as afirmativas

08-(CEFET-MG-015)

Na figura, O representa um objeto no ar e I, a sua imagem produzidapor um elemento ótico simples, que pode ser um espelho ou uma lente colocada sobre a linha tracejada vertical. A altura dessa imagem é o triplo da altura do objeto.

Esse elemento ótico é um(a)

09-(CEFET-MG-015)

Referindo-se à interação de correntes elétricas com campos magnéticos, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras ou (F), para as falsas.

I. O funcionamento de um gerador de corrente elétrica pode ser explicado pela lei de Faraday.

II. Ao girar o eixo de um motor de corrente contínua, com as mãos, ele funcionará como um gerador de corrente elétrica.

III. Um fio percorrido por uma corrente elétrica e colocado em um campo magnético uniforme sofrerá a ação de uma força magnética, independente da sua orientação no campo.

A afirmativa correta encontrada é

a) V, V, F. b) V, F, V. c) F, V, V. d) F, F, V. e) F, V, F.

10-(CEFET-MG-015)

Analise o circuito elétrico de um chuveiro com as opções “quente” e “morno”.

Nessas condições, afirma-se:

I. A chave C na posição 1 corresponde a água quente.

II. A chave C na posição “morno” corresponde a uma corrente de 13,75 A.

III. A chave C na posição 2 corresponde a um consumo de aproximadamente 3000 W.

IV. A chave C na posição “quentecorresponde a uma diferença de potencial de 110 V em cada resistor.

 

Confira a resolução comentada